Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 13 de Janeiro de 2016.

Em defesa da Luta antimanicomial, CFESS convoca: participe do ato ‘(L)ocupa Brasília!’
Mobilização acontecerá na próxima quinta (14/1) e a principal reivindicação é a exoneração do recém-nomeado Coordenador Nacional de Saúde Mental, Valencius Wurch

Imagem mostra céu de Brasília com nuvens cinzas e jovem com gaiola na cabeça, junto com o texto Fora ValenciusArte: Jordana Coury / Foto: Nelma Araújo

 

Está marcada amanhã (14/1), em Brasília (DF), uma grande mobilização em frente ao Ministério da Saúde, organizada por entidades e movimentos sociais da Luta Antimanicomial de todo o país, reivindicando a revogação da nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de Coordenador Nacional de Saúde Mental. O CFESS estará presente no ato, que vem sendo chamado de (L)oucupaBrasília!

 

Desde que Valencius Wurch foi nomeado, dezenas de pessoas, representando entidades e movimentos sociais da Luta Antimanicomial, têm ocupado áreas internas e externas do Ministério: por 21 dias, foi a sala da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas; nesta semana, desde o dia 11/1, manifestantes passaram a ocupar também a parte externa do Ministério.

 

Importante destacar que Valencius possui “trajetória manicomial incompatível com os avanços da Reforma Psiquiátrica brasileira” e sua nomeação, segundo carta convocatória para a mobilização, “desrespeita o perfil adequado para a política vigente, não atendendo as deliberações feitas na 3ª Conferência Nacional de Saúde Mental”.  

 

O CFESS já havia se manifestado sobre a nomeação em 18 de dezembro do ano passado, por meio de nota.

 

E é importante destacar que o Conjunto CFESS-CRESS tem, historicamente, se posicionado e fortalecido ações em defesa da luta pela reforma psiquiátrica e do movimento antimanicomial, tema sempre debatido nos nossos espaços de deliberação coletiva.

 

Tem como referência a deliberação do eixo da seguridade social, que diz: “fortalecer a luta pela plena efetivação da reforma psiquiátrica e dos mecanismos de atenção aos usuários dos serviços de saúde mental, álcool e outras drogas, articulado com o controle social e movimentos sociais, na perspectiva de ampliação e consolidação de uma rede substitutiva que seja capaz de sustentar uma ação integral e antimanicomial no campo da saúde mental”.

 

Nesse sentido, o Conselho Federal convida assistentes sociais de todo o Brasil, principalmente quem trabalha no SUS, a participarem da mobilização da próxima quinta-feira (14/1), a partir das 10h.

 

“Assistentes sociais têm visto de perto a precarização e ao subfinaciamento da Política de Saúde e também da saúde mental. A ameaça de retrocessos se expressa de outras formas, como a recente iniciativa governamental de financiamento público para as comunidades terapêuticas. Por isso, a categoria deve se organizar e participar mais ativamente das mobilizações em defesa de uma política de saúde mental efetiva”, explica a conselheira do CFESS Solange Moreira, que tem acompanhado de perto a mobilização (L)oucupaBrasília”.

 

Segundo ela, é inaceitável qualquer retrocesso na condução da Política Nacional de Saúde Mental, por isso o CFESS também é contrário à nomeação de Valencius.

 

Como participar

  • A partir do dia 11 de janeiro: acampamento em frente à sede do Ministério da Saúde;
  • Dia 14 de janeiro, às 10h: Assembleia Geral, em frente ao Ministério da Saúde,  com todas as entidades, universidades e movimentos sociais presentes;
  • A programação completa está na página oficial da ocupação;
  • Dia 14, às 14h30: manifesto do (L)oucupaBrasília! em frente ao Ministério da Saúde.
  • Conheça e curta a página no Facebook: www.facebook.com/foravalencius

 

 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada – 2014/2017
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732

Assessoria de Comunicação
[email protected]