Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 27 de Março de 2024.

CFESS nas redes: perfil ultrapassa marca de 100 mil pessoas
Ampliação reforça a importância do debate sobre Serviço Social e a comunicação como direito

Card com fundo azul tema da Política Nacional de Comunicação do Conjunto, que traz informações sobre a marca de 100 mil pessoas seguidoras no Instagram.Arte: Rafael Werkema/CFESS e Karlla Braga/estagiária sob supervisão

 

Neste mês de março, o CFESS alcançou marca significativa que reforça a importância do debate sobre Serviço Social e Comunicação. O perfil do Conselho na rede social Instagram passou a contar com mais de 100 mil pessoas que seguem e acompanham as postagens e publicações sobre a profissão. 

 

Para além do número em si, a ampliação do perfil do CFESS não só reflete o aumento da participação de assistentes sociais, estudantes de serviço social e até de profissionais de outras categorias, que comentam, debatem e compartilham o conteúdo produzido, mas também sinaliza que a luta por um outro projeto de sociedade, como aponta o Código de Ética da categoria, passa pela defesa da comunicação como um direito humano. 

 

Celebrar o alcance do perfil do CFESS é importante porque o espaço em que ele se coloca é contraditório por si só, como aponta a 4ª edição da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, que denuncia o “monopólio das redes pelos conglomerados internacionais, que controlam a qualidade do acesso e o conteúdo que circula na internet”. Porém, mesmo assim, como tantos outros, é muito importante de ser ocupado para disseminação de informações críticas e de qualidade, que estimulem reflexões dentro e fora da categoria profissional.  

 

Acesse a Política de Comunicação 

 

Segundo o documento, fruto de acúmulo de debates de assistentes sociais e profissionais da comunicação do Conjunto, essa questão, que envolve os “grandes conglomerados internacionais de comunicação e os provedores e controladores da tecnologia da internet (representantes do capital), coloca em risco a distribuição da informação e o tráfego de conteúdo em um espaço virtual que deveria ser democrático”.  

 

Isso significa dizer que uma rede social como o Instagram, que aparenta ser democrática, na verdade, pode determinar, por meio de algoritmos, que conteúdo chegará a ser distribuído, de acordo com seus interesses.  

 

Nesse sentido, o Conjunto CFESS-CRESS, por meio do debate do Serviço Social e Comunicação, tem levantado bandeiras importantes, como a democratização da comunicação e a defesa do Marco Civil da internet no Brasil (que deveria estabelecer princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil). E, para além disso, tem se destacado ao reforçar o compromisso da categoria em defesa dos direitos humanos. 

 

Como diz a Política, são nesses espaços que “se impõe o desafio de inserção da voz e das lutas do Serviço Social, essencialmente contrárias aos interesses capitalistas, e sim na defesa de uma sociedade livre e radicalmente democrática”.  

 

Serviço Social e o combate à desinformação 

 

Ao divulgar textos e imagens, priorizando um formato didático e ilustrado, para ser acessado e debatido pela categoria, o perfil do CFESS no Instagram tem contribuído também para informar, orientar e defender o trabalho profissional de assistentes sociais.  

 

Vale lembrar que a socialização de informações é um instrumento de trabalho de assistentes sociais e pode, por exemplo, contribuir para o combate às notícias falsas (as chamadas fake news) e à desinformação, fortalecendo a dimensão político-pedagógica da profissão.  

 

Por isso, manter e ampliar o alcance do perfil institucional do CFESS nas redes sociais é reforçar o compromisso do Conjunto com essa luta. E em um contexto de excesso de disseminação de informação, por vezes falsas, é importante que a categoria saiba onde buscar informações sobre a profissão e o trabalho profissional.  

 

Foi no Instagram do CFESS, por exemplo, que o vídeo “Vacina para toda a população” ganhou destaque, em meio à desinformação sobre a vacinação na pandemia da Covid-19 e a disputa corporativista de categorias da saúde por prioridade na fila da vacina.  

 

O perfil também responde aos comentários, promovendo o diálogo e, principalmente, oferecendo informação de qualidade à categoria.   

 

CFESS no FNDC 

 

Nos próximos dias 26 a 28 de abril de 2024, o CFESS participará da 25ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, na qual as entidades definirão as bandeiras prioritárias do Fórum para o próximo ano.  

 

Um dos desafios, como aponta a agenda do FNDC, impacta diretamente no trabalho de assistentes sociais, tendo em vista que se faz necessária uma política de comunicação estatal que combata à desinformação junto à população usuária das políticas sociais.  

 

O perfil de quem acessa o “perfil”  

 

O número de pessoas que seguem as páginas do CFESS não só no Instagram , mas também no Facebook, traz um retrato importante. No Instagram, das 100 mil pessoas, mais de 90% são mulheres, refletindo a pesquisa sobre Perfil da Categoria de Assistentes Sociais no Brasil. Já no Facebook, das 153 mil pessoas, 86,2% são mulheres. 

 

Em comparação com outros páginas institucionais de conselhos da área da saúde, o CFESS ocupa a quarta posição em quantidade de pessoas que seguem o perfil. As regiões Sudeste e Nordeste são as que mais concentram seguidoras.  

 

Curtir, comentar, compartilhar e salvar 

 

Para aumentar o alcance e dar visibilidade à profissão e também para “furar a bolha” e escapar dos algoritmos que possam ocultar o conteúdo sobre o Serviço Social, fica a dica: sempre curta, comente, compartilhe e salve a postagem. 

 

Com essas ações, além de socializar informações importantes, quem segue o perfil contribui diretamente para o engajamento e crescimento da página, consequentemente, reverbera a profissão e as bandeiras de luta no mundo digital!  

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Rafael Werkema - JP/MG 11732

[email protected]