Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 20 de Março de 2024.

Conselho Pleno do CFESS: gestão se reúne em Brasília
Próxima edição do CBAS, 51º Encontro Nacional e Seminário Nacional constaram da pauta

Card com fundo vinho traz duas imagens ao centro, uma da gestão do CFESS reunida durante a imersão e outra no pleno da entidade.Arte: Karlla Braga/estagiária sob supervisão e Fotos: Rafael Werkema/CFESS

 

Entre os dias 14 e 17 de março, a gestão do CFESS - “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade” (2023-2026) - realizou a segunda reunião do Conselho Pleno em 2024. O encontro teve início no dia 14, com uma imersão que promoveu palestras e debates sobre o tema do seminário nacional previsto para ocorrer em setembro em Belo Horizonte (MG): Serviço Social, feminismos e diversidade trans. A atividade ocorreu na Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), na capital federal.  
 

Juntamente com a gestão do CFESS, participaram da atividade as assistentes sociais Silvana Mara de Morais (professora da UFRN), Verônica Ferreira (integrante do SOS Corpo Instituto Feminista) e a militante trans-feminista Amanda Palha. Para a conselheira do CFESS Mirla Cisne, a atividade foi fundamental. Segundo ela, a imersão “feminismos e diversidade trans” foi um momento fortalecedor para o enfrentamento aos desafios para afirmação dos direitos das mulheres e população trans.  
 

“Na imersão, definimos a estratégia de pensar na nossa contribuição, como assistentes sociais, nos mais diferentes espaços sócio-ocupacionais, para afirmação de políticas e direitos da população trans. Estratégia essa que deve ser refletida nas atividades dos Regionais e no Seminário Nacional Feminismos e Diversidade Trans”, explica Mirla. 
 

Nos dias subsequentes, um assunto em pauta foi o início do planejamento para a realização de eventos nacionais: o Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans; o 51º Encontro Nacional CFESS-CFESS, estes previstos para setembro/2024, e o 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que ocorrerá em 2025.
 

As comissões temáticas do CFESS também se reuniram, para encaminhar as ações estratégicas em defesa da profissão e da categoria. Outro ponto de pauta foi referente às ações dos novos comitês do CFESS: o Comitê Antirracista e o Comitê Anticapacitista.  
 

Um ponto de destaque foi a aprovação da peça gráfica comemorativa do Dia da(o) Assistente Social 2024 – celebrado em 15 de maio, cuja temática será a luta anticapacitista. O material será lançado no site do CFESS ainda nesta semana. 
 

A reunião do Pleno do CFESS tem caráter deliberativo e determina as atividades da entidade, conforme seu plano de ação e deliberações do Encontro Nacional CFESS-CRESS, e julga os recursos éticos. 

 

Clique para conferir a pauta completa 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

[email protected]