Dia do/a Assistente Social

Anualmente, o Conjunto CFESS-CRESS realiza a campanha do Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio, que tem como objetivo dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. 

 

O tema das comemorações sempre é definido no ano anterior à data, durante o Encontro Nacional CFESS-CRESS. A partir da escolha do tema, o CFESS elabora a arte, com acompanhamento e aprovação dos CRESS e Seccionais de Base, e produz todo o tipo de material de divulgação: cartazes, banners, cartões postais, adesivos, marcadores de páginas, outdoors, busdoor, vídeo e spot para rádio. A distribuição e veiculação dessa produção, tanto para a categoria quanto para a sociedade, é de responsabilidade dos Conselhos Regionais.

 

As campanhas do Dia do/a Assistente Social valorizam o trabalho da categoria e dialogam com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população.

 

Esta seção reúne algumas destas campanhas. 

 

 


Dia do/a Assistente Social 2017 - “Na Luta de Classes não há Empate: assistente social, profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais"

 

Campanha do Dia do Assistente Social mostra uma mescla de imagens de manifestações, onde um policial agride com gás de pimenta e cassetete uma manifestante

(Arte: Rafael Werkema/CFESS | Fotos: Tomaz Silva e Tânia Rego - AB/Fotospublicas.com)

 

 

Com o mote “Na luta de classes não há empate”, a campanha do Dia do/a Assistente Social de 2017 destaca compromisso da categoria de assistentes sociais em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais, ilustra a intensificação da violência e criminalização das lutas sociais, que têm sofrido cada vez mais com a repressão de um Estado que está a serviço do grande capital, e convoca a categoria a se voltar com maior força ao trabalho de base e continuar nas ruas, resistindo e lutando para não perder direitos já conquistados.

 

Saiba mais sobre a campanha.

 

Faça o download das peças

 

 

Cartaz Dia do/a Assistente Social 2017 (64 x 43 cm)

 

Adesivo Dia do/a Assistente Social 2017 (15 x 10 cm)

 

Marcador de página Dia do/a Assistente Social 2017 (21x 6 cm)

 

Outdoor Dia do/a Assistente Social 2017 (9 x 3 m)

 

Banner (vertical) Dia do/a Assistente Social 2017 (1 x 1,60 m)

 

Redes Sociais (Twitter, Facebook)

 

Arte aberta Dia do/a Assistente Social 2017 (em Photoshop)

 

 

 

 


Dia do/a Assistente Social 2016 - “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil"

 

Imagem mostra cartaz do Dia do/a Assistente Social 2016, que homenageia os 80 anos do Serviço Social. A peça gráfica traz duas fotografias: uma antiga, das primeiras assistentes sociais, na década de 30, e a segunda fotografia a manifestação de assistentes sociais em Brasília. A ideia é mostrar o passado e o presente da profissão e o quanto ela se transformou ao longo dos anos. (Arte: Frisson/2016)

 

 

As comemorações do Dia do/a Assistente Social de 2016 debatem e homenageiam os 80 anos do Serviço Social no Brasil.

 

A campanha tem o intuito de valorizar a construção histórica desta profissão que se “inscreveu” na sociedade brasileira, reafirmando sua importância no cotidiano da classe trabalhadora, usuária da profissão, e também na luta, com outros sujeitos políticos, por outra sociabilidade.

 

O Serviço Social é uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. Uma profissão que reconstruiu seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes. Uma profissão que, impulsionada pelo movimento de redemocratização do país, reescreveu seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que, hoje, almejam alcançar, no horizonte, um projeto societário sem exploração e dominação de classe. Uma profissão que vem se transformando, ao longo dos anos, para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária.

 

O material reúne duas imagens emblemáticas para a profissão: a primeira retrata as pioneiras do Serviço Social, na década de 1930, e a segunda mostra a manifestação de assistentes sociais em Brasília (DF). 

 

Faça o download das peças

 

Cartaz Dia do/a Assistente Social 2016

 

Marcador de página Dia do/a Assistente Social 2016

 

Outdoor Dia do/a Assistente Social 2016

 

Arte aberta (formato PSD) Dia do/a Assistente Social 2016

 

Redes sociais (capa para Facebook, Twitter e Youtube) Dia do/a Assistente Social 2016

 

Spot de Rádio Dia do/a Assistente Social 2016

 

Abaixo, o texto do Spot:

Spot começa com a sonoplastia de alguém datilografando que, aos poucos, vai se transformando no "barulho do teclado" do iPhone.

Som de manifestações.

Trilha

Locução masculina Em 2016, o Serviço Social completa 80 anos no Brasil.

Locução feminina A profissão tem uma história de transformações e lutas.

Locução masculina O Serviço Social é capaz de se reescrever diariamente para combatera desigualdade social e a violação de direitos.

Locução feminina Uma profissão que busca uma sociedade justa e igualitária.

Locução mista Serviço Social, uma profissão inscrita no Brasil.

Locução mista 15 de maio, Dia do Assistente Social. Conselho Federal e Conselho Regional de Serviço Social.

 

Vídeo do Dia do/a Assistente Social 2016

 

 


 

Dia do/a Assistente Social 2015 - “Assistente Social: profissional de luta, profissional presente”

 

Cartaz mostra assistentes sociais atendendo a população usuária de serviço social e os dizeres Assistente Social: profissional de luta, profissional presente! Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos

 

Arte: Márcia Carnaval/Foto: Rafael Reigoto

 

Arte: Márcia Carnaval/Foto: Rafael Reigoto

 

 

O tema de 2015 do Dia do/a Assistente Social vem valorizar a categoria profissional e destacar seu trabalho na defesa das políticas públicas e na luta por direitos humanos.

 

A escolha se deu por alguns motivos. Primeiramente porque em 2016 o Serviço Social no Brasil completará 80 anos e, nesse sentido, o Conjunto CFESS-CRESS tem trabalhado com temáticas que mostram o papel social da profissão e que dão visibilidade ao trabalho de assistentes sociais. Em segundo lugar, falar das atribuições e competências da categoria e da defesa das políticas públicas, tema este aprovado no Encontro Nacional CFESS-CRESS de 2014, significa dizer o que a população usuária do serviço social pode e deve esperar dessa categoria profissional.

 

Nesse sentido, a campanha procura dialogar diretamente com a sociedade, destacando a intervenção desta categoria profissional, cada vez mais requisitada, seja no atendimento à população ou na formulação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso aos direitos, como saúde, educação, lazer, moradia etc.

 

Por esse motivo, as peças gráficas têm a intenção de valorizar o trabalho de assistentes sociais em diferentes espaços sócio-ocupacionais, destacando sua atuação junto à população usuária do Serviço Social. As fotos dos cartazes retratam assistentes sociais em situações reais de atendimento à população, sejam em campo, sejam em espaços internos de trabalho. 

 
Faça o download das peças
 
 
 
 
 
Abaixo, o texto do spot:
 
Spot Dia do/a Assistente Social 

 

Trilha: Instrumental, leve.

Efeitos: pessoas conversando, manifestações etc.

 

Locução feminina:

 

Sou assistente social! Trabalho no atendimento à população, para que tenha acesso a políticas públicas, como saúde, educação, lazer e moradia.

 

Locução masculina:

 

Sou assistente social e luto pelos direitos humanos para todas as pessoas!

 

Locução em dupla:

 

Somos assistentes sociais, profissionais presentes na vida da população, e 15 de maio é o nosso dia!

 

Uma homenagem do Conselho Federal e do Conselho Regional de Serviço Social.

 

Saiba mais em www.cfess.org.br

 
 
 
 

Dia do/a Assistente Social 2014 - “Na Copa, comemorar o quê?”

 

Imagem mostra trabalhador em transporte coletivo lotado e os dizeres: na copa, comemorar o quê? nosso grito é por transporte público de qualidade

Arte: Rafael Werkema/Foto: Bruno Costa e Silva

 

“Na Copa, comemorar o quê?”. Foi com este mote criativo e provocativo que o Conjunto CFESS-CRESS apresentou o material alusivo ao Dia do/a Assistente Social 2014. A campanha foi elaborada a partir da temática “Serviço social na defesa do direito à cidade no contexto dos megaeventos”.

 
O material serviu não só alerta que não havia nada para se comemorar com a Copa, mas também reafirmou a necessidade urgente de três direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988, e que não são priorizados pelo poder público: saúde, transporte e moradia.
 
 
Faça o download das peças
 
 
 

 

Em breve, outras campanhas anteriores estarão disponíveis
 
 
Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.