Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Revista Inscrita
A Revista Inscrita nasceu com o propósito de contribuir para o debate crítico dos temas relacionados ao serviço social e de incluir cada vez mais o/a assistente social na história de luta por transformações na sociedade brasileira. A revista traz artigos que promovem a atualização do conhecimento e, ao mesmo tempo, se caracterizam como um valioso registro histórico das discussões da categoria.
Revista inscrita nº 14
Com o intuito de vincular questões do trabalho de assistentes sociais à Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS, intitulada "No mundo de desigualdade toda violação de direitos é violência - Sem movimento não há liberdade", a publicação reúne 12 artigos de temas variados, como: a atuação do Conjunto CFESS-CRESS na defesa dos direitos humanos; o racismo; a atuação da categoria com o público transgênero; descriminalização e a legalização do aborto no Brasil; exame criminológico; internação compulsória; entre outros. Além disso, se propõe a discutir o uso de drogas no Brasil, mostrando outra face da questão: a de um posicionamento favorável à descriminalização e à legalização, numa perspectiva democrática e libertária, despida de preconceitos e conservadorismo. A Revista Inscrita 14 mergulha também na dimensão ética dos direitos humanos e viaja pelo ‘inframundo’ da cultura, analisando o direito à política social como contraponto à violência e à desigualdade.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 13
A Revista Inscrita 13 tem como tema central os 50 anos do CFESS e traz ainda duas novidades: o projeto gráfico, que foi reformulado para destacar o conteúdo da publicação, e o selo “CFESS 50 anos”, um registro visual do momento, que marca o serviço social brasileiro. Com artigos de ex-presidentes do CFESS desde a década de 1990, da ENESSO e da ABEPSS, e de assistentes sociais convidadas, a Inscrita 13 traz também análises sobre os desafios contemporâneos do Conjunto CFESS-CRESS e sobre a Política Nacional de Fiscalização. Além disso, a publicação apresenta um poético resgate histórico de 50 anos de cultura de resistência, bem como traz sugestões de livros e eventos para os/as assistentes sociais em 2013.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 12
A Revista Inscrita nº12 vem celebrar os 30 anos do projeto ético-político profissional e, principalmente, apontar os desafios contemporâneos postos à profissão três décadas após o histórico 3º CBAS (ou Congresso da Virada), que rompeu com o conservadorismo em suas diferentes vertentes e estabeleceu um novo marco sócio-histórico político organizativo para o Serviço Social. Na seção “Dossiê” são artigos sob diversos ângulos que discutem as questões atuais reafirmando valores e princípios do projeto ético-político. Em “Profissão” é feita uma articulação entre projeto profissional e projeto societário. As entidades nacionais CFESS, ABPESS e ENESSO sinalizam as demandas que mobilizam as organizações políticas no âmbito da formação e do exercício profissional na seção “Desafios”. A Revista Inscrita traz ainda um debate sobre a crise do capitalismo e a atualidade do socialismo (seção “Em discussão”) e uma análise do trabalho teatral do dramaturgo e diretor Augusto Boal, falecido em 2009 (seção “Cultura”).

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 11
Programação visual dinâmica, linguagem simplificada, temas atuais com diferentes pontos de vista. Essas são as principais características da edição nº 11 da Revista Inscrita, que após 1 ano e meio volta a ser publicada. O leitor é logo situado no cenário atual de crise econômica, com o texto do professor Valério Arcary, na seção Dossiê CFESS. Para que o caminho da transformação seja aberto, é necessário que os trabalhadores se organizem e se mobilizem. Só dessa forma haverá uma efetiva transição para o socialismo. A Inscrita também abre espaço para um assunto bastante polêmico: o aborto. Garantindo o debate democrático, a seção Em discussão oferece os dois pontos de vista.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 10 - Projeto Ético Político
A décima edição da Revista Inscrita tem como tema principal o Projeto Ético Político dos/das Assistentes Sociais. Fazem parte da revista artigos de José Paulo Netto, Joaquina Barata Teixeira e Sâmya Rodrigues. Entre os temas estão as relações entre o Projeto Ético Político e o trabalho do assistente social, a organização política da categoria, seguridade social e projeto societário. A décima edição da Inscrita traz ainda um artigo sobre o papel dos conselho profissionais e uma entrevista sobre relações internacionais e a 19ª Conferência Mundial de Assistentes Sociais que será realizada no Brasil em 2008. Seguridade, saúde e assistência são os principais temas abordados na revista, que também oferece dicas de leitura, resumo de teses e uma reportagem especial sobre a cultura de resistência nordestina.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 9
A nona edição da Revista Inscrita traz um balanço inédito dos 2 anos do governo Lula. Artigos de Elaine Behring, Ivanete Boschetti e integrantes do governo federal fazem da revista um importante instrumento no debate de questões políticas atuais. Seguridade, saúde e assistência são os principais temas abordados na revista, que também oferece dicas de leitura, resumo de teses e uma reportagem especial sobre a cultura de resistência nordestina.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 8
Artigos: Brasil pós FHC. Continuísmo trágico ou ruptura – Reinaldo Gonçalves Assistência Social e Profissão nos governos democrático-populares – Maisa miralva da Silva O orçamento sem mistério – Luiz Mario Behnken Mais Estado e menos Estado Penal – Paulo Cesar Pontes Fraga Serviço Social e Saúde Mental – Eva T. Silveira Faleiros Ética em movimento: Avança a luta pelos direitos humanos
Profissão: Política em atenção ao adolescente em conflito com a lei
Em discussão: Eletrochoque. Terapia ou crime?
Cultura: O paradoxo show da realidade – Ana Lúcia Vaz

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 7
Artigos
Avanços e desafios entre Porto Alegre e Porto Alegre - Emir Sader O grito que vem do sul -Vicente de Paula Faleiros. A ofensiva conservadora e as propostas do MST - João Pedro Stedile e Nilton Viana Não é fácil! Uma discussão sobre a importância do movimento dos trabalhadores do setor público - João Eduardo Fonseca Militarização e espetacularização. Como ocultar o verdadeiro debate sobre a violência no País - José Cláudio Sousa Alves Irreverência e criatividade. Os movimentos sociais renovam a cena política - Tatau Godinho ÉTICA EM MOVIMENTO: Por uma ética da cidadania - João de Batista Abreu.
Profissão: Serviço Social em presídios busca caminhos para uma atuação crítica - Ana Lúcia Vaz.
Desafio das entidades: Comitê Mercosul amadurece e amplia sua ação - Márcio Sardi.
Em discussão: A sociedade civil e os Conselhos - Ana Maria Lima Barbosa, Lea Lúcia Cecílio Braga, Joacir Della Giustina.
Cultura: Para o tempo, incorporar ao mundo - Márcia Carnaval.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 6
Artigos: Brasil, ano 2000. A agenda cristalizada - Marco Aurélio Nogueira.Terceiro Setor e despotização - Maria Carmelita Yazbek. O Serviço Social na educação - Ney Luiz Teixeira de Almeida. Idosos. Do assistencialismo ao direito - Eneida Gonçalves de Macedo Haddad. Mulher Brasileira. São 500 anos de luta - Marta Suplicy. A nossa ética e a "deles".
Profissão: O desafio pedagógico.
Desafio das entidades:
A experiência do do curso à distância.
Em discussão: O ECA faz 10 anos.
Cultura: Tradição e modernidade. O Ceará tem disso sim - Maria Eliza Silva Gunther.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 5
Artigos: FHC e o desafio da esquerda - Tarso Genro Do estado de bem-estar à incerteza - Iolla Gurgel Serviço Social no INSS luta para garantir direitos e cidadania - Maria Lúcia Lopes da Silva Terra e poder na virada do século - Severina Garcia de Araújo Olhares sobre as cidades - Eliana Costa Guerra.
Profissão: Trabalhador da saúde - João Batista de Abreu.
Desafio das entidades: Cursos seqüenciais. A lógica do mercado invade as universidades - Ana Lúcia Vaz.
Em discussão: A razão no terceiro milênio - Sérgio Lessa, Marlise Vinagre Silva, Jorge Mautner.
Cultura: A hora da estética ética - Tárik de Souza.
Depoimento: Fernando Gabeira

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 4
Artigos
"Tudo que é sólido se desmancha no ar" - Aloísio Teixeira Reforma do Estado abre caminho para o mercado - Ivete Simionatto Direito à renda ou direito ao trabalho? - Ivanete Boshetti Ferreira Literatura e nação na obra de Antonio Candido - Otávio Ianni "Todo dia era dia de índio" - Marco Paulo Fróes Schettino "Marcas de resistência na história da mulher negra" - Magali da Silva Almeida.
Profissão: Movimento estudantil faz escola na formação do profissional crítico - João Batista de Abreu e João Ladeira.
Desafio das entidades: Trabalhadores sociais uni-vos... - João Batista de Abreu.
Em discussão: Parceria civil entre pessoas do mesmo sexo ou pacto de solidariedade - Maria Inês Bertão, Severino Cavalcanti.
Cultura: Patrimônio histórico ou da elite? - Benício Medeiros.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 3
Artigos
A cultura da produtividade e da insegurança no novo mundo do trabalho - Ana Elizabete Mota O Serviço Social em tempos de globalização - Marilda Vilela Iamamoto 10 anos depois da " Constituição Cidadã" - Raquel Raichelis Os direitos humanos e a cidadania são uma utopia para o próximo milênio - Helena Greco e Heloísa Greco Indivíduo, ética e práxis - Terezinha Azerêdo Rios E a história não acabou. A esquerda continua sua luta contra o neo-liberalismo - João Antônio de Paula.
Profissão: Privatização, reestruturação produtiva e Serviço Social - entrevista com Maria Inês Toledo de Oliveira por João Batista de Abreu.
Desafio das entidades: Mercosul. Integração a partir de bajo? - Gustavo Macedo.
Em discussão: O projeto da esquerda é melhor para o Brasil? - Maria Inês Bravo, Eli Diniz, Mario Amato.
Cultura: A poesia que vem do Centro-oeste - Carlito Azevedo.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 2
Artigos
A globalização é o novo-velho discurso da economia política - Joaquina Barata Teixeira Justa comemoração - José Paulo Neto 30 anos depois das barricadas do desejo - Emir Sader Uma arena de conflitos - Potyara A . P. Pereira Seguridade e previdência: um drama em fascículos - Sulamis Dain O financiamento da Assistência Social na teoria e na prática - Rosani Evangelista da Cunha.
Profissão: Navegar na internet é preciso - Aline Meira.
Desafio das entidades: Currículo para o novo milênio - João Batista de Abreu.
Em discussão: Política de cotas para minorias socias - Matilde Ribeiro, Muniz Sodré, Ives Gandra.
Cultura: Mulheres dominam a cena do cinema brasileiro - Ricardo Cota.

Acesse aqui a publicação
Revista inscrita nº 1
Artigos
Reforma, Nação e Barbárie - César Benjamin Caminhos e descaminhos da política de saúde no Brasil - Ivete Simionato Avançar na direção da utopia - Aldaísa Sposati Cidadania da criança: a Revolução Francesa com 200 anos de atraso - Emílio Garcia Mendez Previdência Social ameaçada: A contra-reforma neoliberal - José de Araújo Prata.
Profissão: Regulamentação faz 40 anos - Cláudia Rodrigues.
Desafio das entidades: A nova LDB e o projeto político profissional da categoria: De volta ao passado? - João Batista de Abreu.
Em discussão: Redução da idade penal - Nilton Cerqueira, Alyrio Cavallieri, Odária Battini.
Cultura: Entrevista a Cláudia Brasil por Elizabeth Orsini.

Acesse aqui a publicação