Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Estande CFESS no XVII CBAS

 

Damos as boas vindas a você, participante do XVII CBAS!

 

Neste "estande virtual", organizamos uma seleção de materiais produzidos pelo CFESS, que consideramos importantes para o exercício profissional e para a pesquisa em Serviço Social.

 

São produções recentes e até mais antigas, mas que constituem uma de biblioteca básica das nossas produções para assistentes sociais e estudantes, que vão desde livros e notas técnicas, até os vídeos, lives e eventos sobre diversos temas e áreas da nossa profissão.

 

Para navegar pelo estande, utilize os links abaixo. Salve os documentos no seu computador ou celular e vá montando sua "bolsa" virtual do CBAS!

 

 

Novidades exclusivas do CBAS! 

 

Livros e Brochuras

 

Lives

 

Vídeos

 

Eventos e conteúdos

 

Notas técnicas e outros materiais

 

- Campanha Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta

 

 


 

Novidades exclusivas do XVII CBAS

 

 

 

Flashes da live Diálogos sobre o Perfil de Assistentes Sociais no Brasil

 

Enquanto você navega pelo nosso estande virtual, confira um resumo da live sobre o livro ‘Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: Formação, Condições de Trabalho e Exercício Profissional’.
 
As professoras convidadas, Ivanete Boschetti, Joaquina Barata, Raquel Raichelis e Rosa Prédes, pesquisadoras que analisaram e sistematizaram os dados levantados na pesquisa sobre a categoria de assistentes sociais no Brasil, dialogaram sobre as principais tendências que o levantamento aponta, num bate-papo mediado pela presidenta do CFESS, Beth Borges.
 
Aperte o play!
 
 
 
Lançamento do E-book Pareceres Jurídicos da Comissão de Ética e Direitos Humanos
 
O compilado digital traz os pareceres jurídicos que contribuem significativamente para o aprofundamento das concepções ético-políticas que dão sustentação à defesa do Código de Ética do/a Assistente Social, regulamentado pela Resolução CFESS 273/1993.
 
 

 

VOLTAR AO MENU

 

 


 

Livros e Brochuras

 


Perfil de Assistentes Sociais no Brasil

 

A publicação reúne a análise dos resultados da pesquisa sobre o perfil da categoria, realizada entre os anos de 2016 e 2019 por meio do Recadastramento Nacional. O e-book apresenta informações sobre formação, condições de trabalho e exercício profissional. A elaboração dos textos é de autoria das assistentes sociais e professoras Ivanete Boschetti, Joaquina Barata, Raquel Raichelis e Rosa Prédes.

 

Clique para acessar

 

 

 

Diálogos do Cotidiano: reflexões sobre o trabalho profissional - volume 1

 

A série é organizada para oferecer subsídios e debates relacionados aos temas com os quais a profissão contribui com suas análises críticas, no enfrentamento das históricas desigualdades, construindo estratégias anticapitalistas, antirracistas, anticapacitistas e contra todas as formas de expressão dos conservadorismos. O primeiro caderno traz textos das professoras Marilda Iamamoto, Ana Elisabete Mota e também do CFESS.

 

Clique para acessar

 



E-book Pareceres Jurídicos sobre a Fiscalização do Exercício Profissional


A publicação reúne os pareceres jurídicos produzidos pela assessoria jurídica do CFESS desde os anos 1990 no âmbito da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi/CFESS). Os documentos versam sobre condições de trabalho, defesa das atribuições e competências e formação profissional.

 

Clique para acessar

 

 


Brochura Psicólogos/as e assistentes sociais na rede pública de educação básica - orientações para regulamentação da Lei 13.935/2019 - versão 2021


Elaborada pelo CFP, CFESS, ABRAPEE, ABEP, ABEPSS e FENAPSI, a brochura apresenta orientações e subsídios para a articulação e mobilização das entidades regionais da psicologia e do serviço social na perspectiva de regulamentar a Lei nº 13.935/2019 nos estados e municípios. Aponta também uma direção para a intervenção das profissões na área, em defesa uma educação pública, laica, gratuita, socialmente referenciada, presencial, inclusiva e de qualidade.


Clique para acessar

 



Livro-campanha - Assistentes Sociais no Combate ao Racismo


O livro é o registro histórico da campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, realizada no triênio 2017-2020. A publicação reúne as ações, dados relevantes, imagens e textos sobre o tema, além dos depoimentos de assistentes sociais que se engajaram e replicaram a ideia em seus espaços de trabalho,consolidando as práticas antirracistas vinculadas ao trabalho profissional.

 

Clique para acessar

 

 

 

Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura

 

O livro marca a conclusão do projeto de mesmo nome e reúne relatos, imagens e material audiovisual de assistentes sociais e suas lutas contra a Ditadura Civil-Militar, expondo as histórias de violações de direitos humanos que estes sujeitos coletivos sofreram. A publicação traz, para novas gerações, histórias de um período de terror vivido no país e serve como meio de denúncia, contribuindo para o enfrentamento da banalização do assunto.

 

Clique para acessar


 

Série Assistente Social no Combate ao Preconceito Combate ao Preconceito 

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político. 

 

Caderno 1 - O que é preconceito 

 

Clique para acessar

 

Caderno 2 - O estigma do uso de drogas 

 

Clique para acessar 

 

Caderno 3 - Racismo

 

Clique para acessar

 

Caderno 4 - Transfobia

 

Clique para acessar

 

Caderno 5 - Xenofobia 

 

Clique para acessar 

 

Caderno 6 - Machismo 

 

Clique para acessar

 

 

 

Atribuições privativas do/a assistente social em questão – volume 2

 

O livro é dividido em duas partes: a primeira, intitulada "As Atribuições e Competências Profissionais à Luz da 'Nova' Morfologia do Trabalho", traz dois textos, sendo um da professora Raquel Raichelis e outro, produzido pelas professoras Eunice Fávero, Abigail Paiva Franco e Rita de Cassia Oliveira. A segunda parte do documento trata das "Atribuições e Competências no Trabalho Docente", com um texto da ex-assessora jurídica do CFESS Erika Medeiros e outro da assistente social e professora Daniela Neves, ex-vice-presidente do CFESS.

 

Clique para acessar

 

 


Código de Ética Profissional do/a Assistente Social Trilíngue

 

Disponibilizado em português, espanhol e inglês, a versão trilíngue do Código de Ética dos/as Assistentes Sociais atravessa fronteiras e gerações, ampliando o alcance desse instrumento político-normativo da nossa categoria. O conteúdo do Código de Ëtica se mantém atual e abrangente, servindo de referência para entidades e assistentes sociais de outras nações.Além disso, o Código de Ética Trilíngue contribui para que outros países compreendam os posicionamentos da nossa categoria e profissão!

 

Clique para acessar 

 

 

VOLTAR AO MENU

 

 

 

Lives


 

Assistentes Sociais do Brasil: diálogos sobre o perfil profissional


A live especial marcou o lançamento do livro ‘Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: Formação, Condições de Trabalho e Exercício Profissional’, que  contou com a participação de convidadas referências no Serviço Social: Ivanete Boschetti, Joaquina Barata, Raquel Raichelis e Rosa Prédes. 

No diálogo, as professoras contaram como foi o processo de análise das informações, apontaram tendências que a publicação revela sobre a categoria e por que ele é tão importante para a construção coletiva da profissão.

 

Clique para acessar

 

 


Conferência virtual de abertura 49º Encontro Nacional: "na terra de Dandara e Zumbi, reafirmamos nossa força coletiva"


Como parte do 49º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, a proposta da live foi realizar uma análise da conjuntura, destacando as condições de vida da classe trabalhadora, as dimensões de gênero, raça e classe e as repercussões desse contexto nas políticas sociais e direitos humanos.Também reforçou a importância da organização de assistentes sociais em movimentos de defesa dos direitos sociais e políticos para o trabalho da categoria.

 

Clique para acessar

 

 

 

Serviço Social e a crítica à Lei de Alienação Parental


A Lei de Alienação Parental tem sido analisada como uma alternativa legal de viés punitivista, regulatório e conservador sobre as mulheres e as relações familiares, com reflexos diretos no trabalho de assistentes sociais e outras categorias que atuam no âmbito sociojurídico. Na live realizada, a assistente social do TJSP Edna Rocha, Sibele Lemos, coordenadora do Coletivo de Proteção à Infância e Voz Materna, e a advogada Rubia Abs da Cruz, integrante da Cladem Brasil e do Consórcio Lei Maria da Penha, debateram sobre o assunto.


Clique para acessar


 

Dia da/o Assistente Social 2022: trabalhadoras do Brasil!


Para celebrar o 15 de maio, Dia da/o Assistente Social, o Conjunto CFESS-CRESS realizou um debate virtual com as assistentes sociais Verônica Ferreira e Clara Saraiva, com o tema "Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas", em alusão à temática deste ano.


Clique para acessar

 


 

Campanha Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta

 

Em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres (8 de março), o Conjunto CFESS-CRESS realizou a live de lançamento da Campanha de Gestão 2020-2023: “Nós, mulheres, assistentes sociais de Luta!”. A campanha tem o intuito de valorizar o trabalho das assistentes sociais e denunciar formas de exploração, a partir da classe, gênero e raça; orientar e incentivar que o trabalho, em diferentes políticas sociais, seja perpassado pelo debate sobre as mulheres e relações patriarcais de gênero e valorizar a diversidade e pluralidade das mulheres, aproximando a categoria dos diversos movimentos feministas e de mulheres.

 

Clique para acessar

 

 

 

Diálogos do cotidiano: assistentes sociais e o enfrentamento das violências contra as mulheres


Nesse bate-papo on-line, Carolina Rocha (doutora em sociologia e assessora política do CRESS-RJ) e Emilly Marques (assistente social e conselheira do CFESS) dialogaram sobre o cotidiano das assistentes sociais e o enfrentamento das violências contra as mulheres.

 

Clique para acessar

 

 


Espaço aberto da Plenária Nacional CFESS-CRESS 2021: A crise é sanitária e societária! Impactos no trabalho, resistência e organização do Serviço Social


Inspirado na letra da Iza, "“Eu sei que vão tentar me destruir, mas vou me reconstruir!”, o Conjunto CFESS-CRESS abriu a Plenária Nacional 2021 das entidades com um debate aberto para a categoria sobre a conjuntura política e econômica no contexto da pandemia, atentando para as “reformas” e os impactos para o trabalho e a organização de assistentes sociais.As convidadas Rivânia Moura (Andes-SN) e Dácia Teles (CFESS) também falaram sobre as ações e estratégias do Conjunto CFESS-CRESS na defesa da profissão e dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras.

 

Clique para acessar

 


 

'Esquenta' para as conferências da Assistência Social 2021!


Neste bate-papo virtual, as assistentes sociais Abigail Torres e Kelly Melatti abordaram os desafios para a política de assistência social na conjuntura e apresentaram os eixos que compuseram as atividades da conferência em 2021. 

 

Clique para acessar

 

 

 

Diálogos do Cotidiano, com Ana Elisabete Mota

 

Na live, a assistente social e professora da UFPE, Ana Elisabete Mota, dialogou sobre o trabalho de assistentes sociais e o enfrentamento da pandemia, a partir de experiências profissionais relatadas. Apontou também estratégias profissionais para o período pós-pandemia, destacando, entre outros pontos, o papel pedagógico da profissão.

 

Clique para acessar

 

 


Espaço aberto da Plenária Nacional CFESS-CRESS 2020 - Tic: novas tecnologias para a velha exploração do trabalho

 

A assistente social e professora da UFF/Rio das Ostras, Cristina Brites, e a assistente social e professora da UFRJ Ivanete Boschetti abordaram o tema Novas tecnologias de comunicação e informação (Tic) para a velha exploração do trabalho. 

 

Clique para acessar

 


 

Atribuições da Psicologia e do Serviço Social na Educação Básica


Promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), a live abordou as atribuições profissionais das categorias na educação básica, além de apresentar a versão 2021 do Manual de Orientações para implementação da lei. 

 

Clique para acessar

 

 

 

Dia da/o Assistente Social 2021: Nosso trabalho em defesa da vida e das políticas públicas no campo e na cidade


Em 2021, o conjunto CFESS-CRESS promoveu a live em comemoração ao Dia da/o Assistente Social para debater o trabalho da categoria em defesa da vida e das políticas públicas no campo e na cidade. O debate contou com a participação da assistente social e professora da UFAL, Valéria Correia, e de Eliz Pankararu, indígena, assistente social e mestre em Serviço Social pela UFRN.


Clique para acessar

 

VOLTAR AO MENU

 


 

 

Vídeos


 

Série O que você precisa saber sobre o Piso Salarial de Assistentes Sociais

 

A reivindicação por um piso salarial para a categoria de assistentes sociais é histórica, entretanto, esta é uma luta complexa, que envolve um conjunto de fatores e diversos sujeitos. Dividida em quatro episódios, a série de videos - narrados e ilustrados - tem o intuito de responder, de forma didática e direta, de explicar as principais dúvidas e demandas que chegam ao Conjunto CFESS-CRESS sobre o tema, apontando as possibilidades, os desafios e os limites dessa luta. 

 

Clique para acessar

 



Direito se conquista: a luta dos/as assistentes sociais pelas 30 horas semanais


O vídeo mostra a luta pela aprovação da lei que garantiu aos/às assistentes sociais a jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial. Luta essa conduzida com a direção política do Conjunto CFESS-CRESS e com apoio da ABEPSS e da ENESSO. 


Clique para acessar


 

Assistentes Sociais: retratos de uma categoria do Brasil (comemorações do 15 de maio de 2021)

15 de maio - Homenagem CFESS-CRESS a assistentes sociais vítimas da Covid


Vídeo elaborado pelo Conjunto CFESS-CRESS homenageia profissionais de todas as regiões do país, com depoimentos sobre o trabalho profissional nas políticas sociais e com os povos originários e comunidades tradicionais. A riqueza das falas e a diversidade da categoria marcam o material.

 

Clique para acessar

 

 


Vídeo-encerramento da Campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo


Lançado e exibido em novembro/2019, durante o 16º CBAS, a produção traz depoimentos, dados e imagens coletadas durante algumas ações da Campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. 


Clique para acessar

 



Exposição Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura

 

O vídeo faz um breve resgate do que foi a exposição de painéis do Projeto Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura, realizada durante o 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), e tenta mostrar a emoção das pessoas ao lerem os relatos de violência sofridas por assistentes sociais durante o regime militar.


Clique para acessar 

 



Lançamento do Projeto Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura


O vídeo, lançado no 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, reúne alguns depoimentos de assistentes sociais que, na luta pela democracia e pela liberdade, tiveram seus direitos violados pelo Estado brasileiro e sofreram todo tipo de violência.

 

Clique para acessar



10 anos do Projeto Ética em Movimento (2010) 

 

Hoje, com mais de 20 anos, o Projeto Ética em Movimento segue qualificando assistentes sociais das gestões e da base, numa perspectiva de apreensão crítica da natureza histórica e política da ética social e profissional, bem como dos direitos humanos. O vídeo e o projeto seguem atuais, pois ética não é algo abstrato, deriva das condições materiais, mas também que assistentes sociais são sujeitos no processo histórico. E, guiados/as por valores, devem se posicionar na defesa da liberdade, da justiça, da democracia e dos direitos humanos. 


Clique para acessar

 

 

VOLTAR AO MENU


 

Eventos e conteúdos variados

 


Seminário Nacional de Serviço Social, Ética e Direito ao Aborto


Em sintonia com a campanha “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta”, o seminário expressou e se somou a posição que a categoria profissional e o Conjunto CFESS-CRESS vem construindo nas últimas décadas, mostrando que esse debate se faz urgente dentro e fora da profissão. A programação abordou temas como justiça reprodutiva, lutas sociais pela legalização do aborto; transversalidade do direito ao aborto nas políticas sociais e o debate sobre ética profissional e o trabalho de assistentes. Vale a pena conferir o mural, com uma série de documentos sobre o tema. 


Clique para acessar 


 

Serviço Social, Povos Indígenas e Direitos Humanos


O evento ocorreu na modalidade on-line pelos canais do YouTube do CFESS e da ABEPSS, disponível em português e espanhol. Além disso, contou com a participação de nomes nacionais e internacionais do Serviço Social, além de representantes e líderes indígenas.A programação abordou temas como a luta pela terra dos povos originários na América Latina, Caribe e Brasil em tempos de neoconservadorismo; políticas sociais e movimentos indígenas; a formação e o trabalho profissional de assistentes sociais com os povos indígenas. Vale a pena conferir o mural, com uma série de documentos sobre o tema, e a Carta-Compromisso de Assistentes Sociais em defesa dos povos indígenas e direitos humanos.

 

Clique para acessar



2º Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social


E em meio a uma conjuntura de crise social, política, econômica e sanitária, aprofundada pela pandemia da Covid-19, é preciso olhar e pensar sobre os desafios e rumos possíveis à inserção do Serviço Social nos Programas de Residência, espaço estratégico de formação profissional. Nesse sentido, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) promoveram o seminário, a fim de debater a temática com as/os profissionais.  


Clique para acessar

 


Seminário Serviço Social em Defesa das Infâncias, Adolescências e Juventudes 

 

Primeiro seminário promovido pelo Conjunto CFESS-CRESS com a temática das infâncias, adolescências e juventudes. O seminário nacional debateu sobre questões como a luta antirracista e o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes; análises sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a proteção integral; direitos sexuais e reprodutivos; escuta especializada e depoimento especial, luta LGBTQIA+; trabalho infantil e muitas outras pautas.

 

Clique para acessar

 

 


 

Notas técnicas e outros materiais

 

 

Estágio de pós-graduação é trabalho precarizado

 

No texto disponível no site, o CFESS aponta o histórico do debate e sugere estratégias para enfrentar uma modalidade que evidencia a exploração do trabalho da categoria.
 
Clique para acessar
 

 


Cursos de Extensão e/ou Livres Ofertados Ilegalmente como Graduação em Serviço Social - Relatório Final


Um dos assuntos em pauta na agenda do Conjunto CFESS-CRESS é a oferta ilegal de cursos de extensão e/ou livres em Serviço Social, que têm sido oferecidos como graduação. O documento contém um conjunto de debates e orientações fundamentais sobre o combate a esses cursos que são feitos de forma ilegal e vendidos aos/às interessados/as de modo fraudulento. 


Clique para acessar


 

Nota técnica - A importância ética do trabalho de assistentes sociais nas diferentes políticas públicas para a garantia do direito à vida das mulheres e para a materialização do direito ao aborto legal


A presente nota técnica tem o objetivo de trazer elementos que possam contribuir com o debate e a intervenção de assistentes sociais no que diz respeito à temática do aborto.

 

Clique para acessar

 


'CFESS Manifesta' - Nossos posicionamentos políticos!


'CFESS Manifesta'' apresenta os principais posicionamentos políticos do CFESS, abordando várias temáticas importantes sobre o trabalho da categoria.  


Clique para acessar



Série CFESS Entrevista: o trabalho da categoria em diversas áreas no contexto da pandemia.

 

Série especial que abordou o trabalho da categoria em diversas áreas no contexto da pandemia.

 

Clique para acessar

 


Memorial Nosso Luto, Nossa Luta: dedicado à vida de cada assistente social vítima do coronavírus

 

O Conjunto CFESS-CRESS e a Abepss dedicaram um memorial para homenagear cada assistente social vítima do descaso do Estado brasileiro, que perderam a vida em decorrência da Covid-19.


Clique para acessar


 

Orientações para o atendimento a pessoas trans e travestis no Conjunto CFESS-CRESS


Trata-se de um documento didático e explicativo, que oferece subsídios para um atendimento humanizado, que reconheça e respeite a expressão e identidade de gênero das pessoas trans.

 

Clique para acessar

 

 


Folder Serviço Social: conheça e valorize 


O documento explica quem são as/os profissionais da área e o que fazem, além de enfatizar o compromisso ético, político e profissional, pontuando a  garantia da liberdade, defesa da equidade e da justiça social. Também informa sobre as funções do CFESS e dos CRESS na regulamentação e fiscalização profissional.

 

Clique para acessar

 

 


Folder Assistente Social - um guia básico para conhecer um pouco mais sobre esta categoria.  


O documento tem o intuito de responder a algumas perguntas sobre o perfil geral da categoria no Brasil, além de citar quais os instrumentos jurídicos que normatizam a atuação de profissionais do Serviço Social. 

 

Clique para acessar


VOLTAR AO MENU