Acessibilidade       A+  A-          Botão Libras  Botão Voz          
O que você procura?
Próximos eventos
16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS).
Tipo de evento: Congresso
Data: 30/10/2019 até 03/11/2019
Local: Ginásio Nilson Nelson - Brasília, DF
País: Brasil
Site: www.cbas.com.br
Descrição: Tendo como tema 40 anos da "Virada" do Serviço Social, o 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) certamente será mais um memorável congresso na história dessa categoria.

O 16º CBAS será espaço para reflexão sobre a atualidade dos desafios postos aos/às assistentes sociais diante de um contexto que tem agravado severamente a desigualdade social no país e, simultaneamente, reafirmado a direção neoliberal para as políticas de enfrentamento à “questão social”. Assistentes sociais têm sido chamados/as a operacionalizar serviços cada vez mais focalizados e a administrar a escassez de possibilidades de atender as demandas da população usuária empobrecida e violentada em seus direitos humanos mais elementares.
Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora – FSS/UFJF
Tipo de evento: Seminário
Data: 02/09/2019 até 06/09/2019
Local: Rua José Lourenço Kelmer – Campus Universitário, São Pedro, Juiz de Fora/MG – CEP: 36036-330 - Juiz de Fora, MG
País: Brasil
Site: https://www.ufjf.br/seminariointernacionalss/
Descrição: Em 2019, a realização do 6º. Seminário se soma às comemorações do Serviço Social brasileiro dos 40 anos do “Congresso da Virada” trazendo como temática as Lutas Sociais e a perspectiva histórico-crítica no Serviço Social: Memória e Debate Contemporâneo (América Latina, América do Norte e Europa). Estes temas vêm sendo investigados na pesquisa O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina: determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória (1960-1980), coordenado pelas professoras Marilda Vilella Iamamoto e Cláudia Mônica dos Santos. A realização do 6º. Seminário compõe as atividades do IV Simpósio internacional desta pesquisa, em que teremos a socialização das investigações realizadas pelos/as pesquisadores/as nacionais e internacionais dela integrantes e convidado(a)s. O Seminário e o Simpósio objetivam resgatar os processos histórico-políticos e profissionais do continente latino-americano, Europeu e dos Estados Unidos que promoveram o debate e, em alguns países, a derrocada do conservadorismo profissional nos fundamentos teórico-metodológicos, na formação, no exercício, na produção de conhecimento e na organização política do Serviço Social.