Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 20 de Julho de 2022.

Assistentes sociais da América Latina debatem desafios da profissão
Encontro reuniu representantes do CFESS, da Abepss, da Fits/ALC e da Alaeits. Confira!

Imagem mostra mesa em formato de U, com a presidente do CFESS ao centro falando ao microfone.CFESS e Abepss receberam convidadas do Seminário Latino-Americano e Caribenho (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

Entre os dias 14 e 15 de julho, o CFESS e a Abepss promoveram o Seminário Latino-Americano e Caribenho Serviço Social, Povos Indígenas e Direitos Humanos, ocorrido em Brasília (DF) e transmitido on-line pelas redes sociais. O evento marcou o fortalecimento de articulações entre entidades de Serviço Social de toda a América Latina e Caribe, com temática que responde a um anseio da categoria profissional brasileira de adentrar no universo cultural e político dos povos indígenas, do ponto de vista profissional e, ao mesmo tempo, pela exigência de abrir espaços para o compromisso com a luta contra extermínios, violações e expropriações de direitos. 

 

Com a participação de representantes de entidades profissionais da América Latina e Caribe, um diálogo entre os países antecedeu o evento, com a participação do CFESS, Abepss, Fits (Federação Internacional de Assistentes Sociais), Alaeits (Associação Latino-Americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), bem como o coletivo da Articulação Brasileira de Povos Indígenas e Serviço Social. O Cfess está representado na Fits-ALC pela assistente social Tânia Diniz, que, junto com Kenia Batista (Panamá), compõe a presidência da região e contribuiu para esta vinda ao Brasil. 

 

Na reunião, o debate girou em torno da conjuntura profissional na região, os desafios e estratégias apresentados por cada entidade. Além disso, o grupo também tratou da importância da relação entre trabalho e formação profissional e refletiu sobre estratégias de ação conjuntas. A reunião contou com a participação das palestrantes do seminário.  

 

A presidenta do CFESS, Elizabeth Borges, destacou a contribuição do CFESS, por meio da Comissão de Relações Internacionais, para fortalecer a articulação com a América Latina e Caribe, e contou com a parceria da Abepss. “Nossa relação com a Fits, a Alaeits e assistentes sociais da região é fundamental, na perspectiva de uma luta coletiva para o enfrentamento das desigualdades, da precarização do trabalho e da valorização da profissão”, ressaltou. 

 

Imagem mostra a mesa completa com as convidadas do Seminário Latino-Americano reunidas com o CFESS e a Abepss antes do evento, em mesa com formato de U.Atividade fortaleceu relação entre organizações de Serviço Social da América Latina e Caribe (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

A coordenadora da Comissão de Formação Profissional e Relações Internacionais do CFESS, Ruth Bittencourt, enfatizou que a luta da classe trabalhadora tem um caráter internacionalista. “Temos aqui uma oportunidade ímpar, com a participação de lideranças e representação de povos indígenas e assistentes sociais, para refletirmos sobre os desafios da nossa atuação profissional e as estratégias em defesa da profissão e de nossos povos”, completou.  

 

Um ponto em comum de destaque foi o impacto da pandemia na questão dos direitos e do acesso às políticas públicas, o que gerou consequências diretas para o trabalho e para a vida de assistentes sociais nos diferentes países. As representantes das Comissões de Direitos Humanos e do Comitê de Povos Indígenas da Fits ressaltaram a importância da América Latina quanto a estes temas e da ampliação do debate. 

 

Outro elemento enfatizado foi a necessidade de se pensar sobre estratégias de atuação junto aos povos originários, de modo que assistentes sociais não indígenas possam atuar no contexto das realidades desses povos em cada país, em especial na conjuntura de retrocessos nos direitos e políticas sociais em toda a região. E, especialmente, o necessário diálogo para a incorporação de ensinamentos sobre a sua riqueza cultural e linguística, considerando que já cresce a presença de assistentes sociais indígenas no país. 

 

Carta-Compromisso do evento 
 

As entidades presentes à reunião e ao Seminário Latino-Americano construíram coletivamente uma Carta-Compromisso apresentada ao final do evento. No documento, o grupo sugeriu articulações, com o objetivo de ampliar os diálogos acerca das lutas dos povos indígenas e de construir uma agenda de compromissos pela categoria profissional de assistentes sociais, a ser discutida no âmbito das entidades, em seus fóruns próprios. 
 
Clique aqui e acesse a Carta-Compromisso 
 
Veja os vídeos do Seminário Latino-Americano no YouTube do CFESS  

  

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação

[email protected]