Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?

Agenda do/a assistente social

Todo ano, o Conjunto CFESS-CRESS lança uma agenda, que além das funções comuns a esse tipo de produto, traz também alguns itens especiais, como contatos atualizados dos principais órgãos públicos e entidades parceiras do Serviço Social no país, além de textos diversos sobre a profissão. A publicação apresenta também conteúdo poético e sugestões de filmes e livros voltados ao tema central, que muda anualmente, mantendo sua proposta de ser um espaço de interlocução e formação da categoria.
AGENDA 2014
A edição 2014 da agenda traz o tema "Assistentes Sociais em Tempos de Luta e Resistência", com o objetivo de identificar, na sociedade brasileira, momentos coletivos de luta em defesa de direitos e políticas sociais de caráter universal, que tenham registrado o envolvimento de assistentes sociais, por meio da participação em movimentos sociais, mas também em lutas e resistências no âmbito institucional e da produção do conhecimento. A publicação reúne depoimentos que contribuem para identificar quais movimentos e momentos históricos foram esses em que assistentes sociais participaram. Quais lições históricas podem contribuir para respondermos aos desafios do tempo presente? Por que é relevante a categoria participar dessas lutas? Preservar a memória do que fizemos é fundamental para dimensionar, na conjuntura sócio-histórica atual, o que somos capazes de enfrentar, superar e realizar de modo coletivo, a partir da apreensão de totalidade da vida social, em sintonia com princípios e valores do projeto ético-político profissional.
AGENDA 2013
Sem movimento não há liberdade é o título da edição 2013 da Agenda Assistente Social. A publicação se concentra na necessária articulação da categoria com os movimentos sociais no cotidiano profissional e reúne depoimentos de assistentes sociais que participam desses movimentos. Além disso, traz dados estatísticos da desigualdade social no Brasil e apresenta também conteúdo poético e sugestões de filmes voltados à temática central. As poesias foram devidamente pensadas para aguçar a sensibilidade de quem está lendo, para a reflexão sobre os tempos atuais em que a violação dos direitos humanos é uma ordem. A Agenda faz um chamado à luta em defesa dos direitos humanos, em defesa da igualdade real na vida cotidiana, da liberdade, da justiça e da diversidade humana. Sem movimento de assistentes sociais, em busca de combater preconceitos e discriminação no cotidiano profissional, não há liberdade. Somente em movimento coletivo é que os sujeitos, que lutam no campo da esquerda, podem construir alternativas históricas de liberdade.
AGENDA 2012
"Toda violação de direitos é uma forma de violência". Este é o tema da Agenda 2012 do/a Assistente Social. Este importante instrumento educativo e político de alcance da categoria traz, em sua nova edição, informações e dados estatísticos sobre inúmeras violações de direitos humanos, apontando sugestões de enfrentamento dessas questões por parte dos/as assistentes sociais no seu dia-a-dia profissional. A publicação aborda também violação de direitos dos/as próprios/as assistentes sociais, em razão da precarização do trabalho (como o não cumprimento da carga horária de 30h sem redução salarial por parte de alguns empregadores, baixos salários, assédio moral no ambiente de trabalho, imposição de atribuições que não são da sua competência) e da ausência de condições físicas, técnicas e éticas para o seu exercício profissional, o que pode comprometer a qualidade dos serviços prestados à população usuária.
AGENDA 2011
A agenda 2011 do/a Assistente Social, organizada pelo CFESS, tem como eixo o tema da Ética e comemora os 18 anos do Código de Ética Profissional e da Lei de Regulamentação, considerados marcos jurídicos e ético-políticos para o Serviço Social. Inspiramo-nos na Sétima Arte, na poesia e nos posicionamentos políticos públicos do CFESS para enaltecer os princípios fundamentais do Código de Ética e, também, para registrar a complexidade dos temas com que se deparam os/as profissionais no cotidiano. Nas divisórias de cada mês e nas páginas internas da agenda, a expressão oferecida pelos filmes se soma aos extratos de textos - cuja reflexão inspirou e contribuiu nos debates e formulação do Código de Ética e da Lei de Regulamentação - e estão publicados no Livro “Serviço Social e Ética (1996)”. A estes extratos se agregam também poesias e fragmentos de posicionamentos políticos contemporâneos do CFESS, publicizados em seus canais de comunicação. O passado e o presente se amalgamam na reafirmação da atualidade do nosso Código de Ética e Lei de Regulamentação, 18 anos depois. Por isso, nosso desejo é que esta agenda registre a homenagem do Conjunto CFESS-CRESS a todos/as aqueles que constroem cotidianamente o Serviço Social e fazem desta profissão um coletivo profissional comprometido com a emancipação humana.
AGENDA 2010
Fortalecer as lutas sociais para romper com a desigualdade: este é o tema da Agenda Assistente Social 2010. Seu projeto editorial e gráfico tem a intenção de inspirar e provocar assistentes sociais e estudantes no seu dia-a-dia, desvelando cotidianamente as violações de direitos no Brasil e as perversas condições de vida da classe trabalhadora. A desigualdade social que irrompe e se reproduz sob a força do capital exige de nós atitude crítica para compreender suas múltiplas determinações e força coletiva para construir formas de lutas que se oponham ao conformismo e à passividade. Mais que um instrumento para o planejamento diário das ações e compromissos, a Agenda pretende provocar momentos de pausa, de leitura, de reflexão e de inspiração para o enfrentamento profissional e coletivo das demandas cotidianas que se apresentam no universo de trabalho e da vida dos(as) profissionais. Esta edição traz fotografias em papel vegetal e reciclado e ilustrações em estêncil, além de poesias e canções. Outra novidade são os números da desigualdade no país.
AGENDA 2009
A agenda 2009 do Conjunto CFESS/CRESS é dedicada ao tema Trabalho e riqueza no Brasil: 30 anos do Serviço Social na luta contra a desigualdade. Queremos um novo modo de viver e neste ano de 2009, ao comemorarmos 30 anos do "Congresso da Virada", reafirmamos que a coragem, a vontade política organizada, a rebeldia e a criticidade, tão presentes naquele momento, são imprescindíveis para intensificar nossa capacidade de resistência. Ainda que "tropeçando na casca do impossível", como nos alertava Drummond, desejamos contribuir para que o Serviço Social brasileiro siga na luta, participe da elaboração do futuro sem desigualdade social, com garantia do trabalho, da liberdade, da igualdade e da socialização da riqueza socialmente produzida.
AGENDA 2008
A agenda 2008 do(a) Assistente Social resgata, por meio de depoimentos valiosos, um dos momentos mais significativos da história do Serviço Social brasileiro - aquele que, marcado pelo autoritarismo imposto pelo Golpe Militar de 1964, contou com a resistência de muitos(as) assistentes sociais, que dedicaram (e dedicam) sua vida à causa da liberdade. O Conjunto CFESS/CRESS, ao escolher essa temática para a Agenda de 2008, almeja contribuir para manter viva, na consciência da geração atual, a certeza de quanto são valiosas a liberdade de expressão e a participação política.
AGENDA 2007
A Agenda CFESS 2007 foi lançada no início do mês de dezembro em duas versões: a tradicional, com uma página de anotação para cada dia da semana, e a de bolso, com espaço mais reduzido. Ambas vão trazer endereços de organizações parceiras do CFESS, textos sobre legislação social, princípios fundamentais de ética profissional do assistente social e outras informações úteis. Além desses itens, o modelo tradicional vai trazer 12 textos que abordam o tema "Enfrentamento das Desigualdades Sociais no Brasil, na América Latina e no Mundo", com enfoque nas lutas do trabalhadores desde a Revolução Industrial de 1900 até as tendências e possibilidades de resistências da classe trabalhadora no contexto atual. Os textos foram elaborados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho da Universidade Federal de Pernambuco, sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Elizabete Mota.
AGENDA 2006
A agenda CFESS 2006 traz alguns momentos marcantes da história do Serviço Social no Brasil. Os textos que compõe a agenda foram elaborados pela Profa. Raquel Raichellis.
AGENDA 2005
Qual é a remuneração de um assistente social que trabalha em Porto Rico? E como será que funciona o serviço social na China? As respostas para essas e outras curiosidades estão na agenda CFESS 2005, que traz o tema “O serviço social no mundo: um panorama da profissão”. Com conteúdo exclusivo, a agenda oferece informações gerais sobre o serviço social em 11 países além do Brasil: Argentina, Costa Rica, Porto Rico, México, Estados Unidos, Austrália, Zimbábue, Portugal, Espanha, Israel e China. A publicação também apresenta uma relação atualizada de endereços dos CRESS, entidades parceiras dos assistentes sociais e ministérios.
AGENDA 2004
A agenda 2004 aborda as atribuições privativas dos assistentes sociais.
AGENDA 2003
A agenda 2003 apresenta, na abertura de cada um dos 12 meses, informações sobre direitos e legislação específicas para diferentes setores da sociedade.