Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Acessibilidade

O CFESS, ao longo dos últimos anos, tem buscado tornar cada vez mais acessíveis os conteúdos e materiais que produz acerca do Serviço Social brasileiro.

 

Por isso, nesta seção, há uma lista de ações/ferramentas para ampliar a acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Vale destacar que fazem parte do planejamento do Conjunto CFESS-CRESS para o triênio 2017-2020 a promoção e o aprimoramento da acessibilidade (libras, áudio, áudio-descrição, inclusive de imagem) nos sites dos Conselhos e eventos.

 

Em decorrência de uma série de deliberações do Conjunto CFESS-CRESS sobre a temática também no triênio 2017-2020, o CFESS elaborou o documento Diretrizes para Normativa Sobre Acessibilidade, que sintetiza as ações realizadas e aquelas que ainda devem ocorrer para ampliar o acesso das pessoas com deficiência no âmbito do Conjunto.

 

Conheça o documento 

 


 

Sobre o site acessível

 

Nosso site é desenvolvido nos padrões da W3C (World Wide Web Consortium), comunidade internacional que estabelece parâmetros para tornar a web acessível para todos e todas, e sua construção foi orientada seguindo as recomendações de acessibilidade do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (ou e-MAG).

 

Utiliza também tecnologia que o torna um site responsivo, ou seja, que pode ser acessado em qualquer dispositivo, inclusive celulares smart.

 

O site do CFESS traz as principais funcionalidades/ferramentas de acessibilidade. São elas:

 

Alto contraste: o site pode ser visualizado em uma versão de alto contraste ao se clicar em “+ Contraste”.

 

Tamanho das letras: as fontes dos textos podem ser aumentadas utilizando os botões "+ Aumentar a letra" e "- Diminuir a letra".

Ambas as ferramentas estão presentes na parte superior do Portal.

 

Navegação pelo teclado: Algumas pessoas, especialmente pessoas com deficiência visual e com deficiências motoras, que têm pouca ou nenhuma destreza manual ou coordenação motora para a utilização do mouse, podem usar o teclado para navegar pelas páginas web com seus browsers.

Mantendo pressionadas as "Ctrl+Alt", pressione o número “1” para ir ao conteúdo; número “2” para ir ao menu principal; e o número “3” para ir ao campo de busca do Portal.

 

Textos alternativos/Para cego ver: imagens e fotos não costumam ser “lidas” por programas de leitura de tela. Assim, procuramos inserir em todas as imagens do site os chamados “textos alternativos”, que são descrições das imagens que podem ser lidas pelos programas de leitura de tela.

 


 

A ferramenta Rybená (sintetização de voz e interpretação de libras)

 

O CFESS disponibiliza em seu site também a solução Rybená WEB, do Grupo ICTS, que oferece às pessoas com deficiência auditiva, com deficiências visuais, aos/às idosos/as e outros/as com necessidades especiais, a possibilidade do entendimento do conteúdo do site do CFESS, por meio das ferramentas capazes de traduzir textos do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de converter português escrito para voz falada no Brasil.

 

A ferramenta, utilizada por diversos portais de universidades, conselhos federais e outras instituições, foi adquirida por meio de licitação, e uma das vantagens é que, por ser online, pode ser acessada de qualquer computador ou dispositivo que esteja no site do CFESS, sem precisar fazer download, basta ter conexão com a internet.

 

O Rybená não substitui a intepretação de libras realizadas por seres humanos e traduz, em vários momentos, expressões e frases de uma forma mais literal.

 

Entretanto, tem auxiliado no acesso a todos os conteúdos textuais disponíveis no site do CFESS, inclusive livros em PDF. Mensalmente, cerca de 200 pessoas utilizam a ferramenta no site do CFESS.

 

Para aprimorar o uso da mesma, você pode sugerir pelo e-mail [email protected] melhores formas de tradução de libras e leitura dos textos, pois a ferramenta pode ser atualizada com novas expressões e formas de tradução.

 


 

A ferramenta VLibras

 

Resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

 

É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Diferentemente da ferramenta Rybená, o VLibras deve ser baixado no computador ou celular smart.

 

Para acessá-lo, visite: http://www.vlibras.gov.br/

 


 

Outras formas de acessibilidade

 

Tradução em libras dos eventos: Todo o conteúdo dos eventos do CFESS, como debates e mesas-redondas, são gravados e possuem tradução em libras. Para acessá-los, visite nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/CFESSvideos

 

Código de Ética do/a Assistente Social em Braile e Audiolivro: em continuidade às ações pela garantia de acessibilidade nos instrumentos de comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, o CFESS disponibilizou, em 2014, o Código de Ética do/a Assistente Social e a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8662/93) nas versões em braile e em formato de audiolivro.

 

Ambas foram feitas em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), entidade pública referência na área de acessibilidade, por meio de um convênio firmado com o CFESS.

 

Cada Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) deve disponibilizar ao menos um exemplar do Código de Ética em braile para acesso e consulta pública.

 

O audiolivro pode ser acessado por meio do link deste link (clique aqui)

 

 

Código de Ética e Lei 8.662/1993 em Libras

 

Ainda como deliberação do Conjunto CFESS-CRESS, o CFESS produziu, em 2020, o Código de Ética do/a Assistente Social e da Lei de Regulamentação Profissional interpretado na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

 

O material pode ser acessado clicando aqui!

 

 

 

Se você tem sugestões de como melhorarmos a acessibilidade aos conteúdos que produzimos, envie um e-mail para [email protected]