Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Dia do/a Assistente Social

Anualmente, o Conjunto CFESS-CRESS realiza a campanha do Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio, que tem como objetivo dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. 

 

O tema das comemorações sempre é definido no ano anterior à data, durante o Encontro Nacional CFESS-CRESS. A partir da escolha do tema, o CFESS elabora a arte, com acompanhamento e aprovação dos CRESS e Seccionais de Base, e produz todo o tipo de material de divulgação: cartazes, banners, cartões postais, adesivos, marcadores de páginas, outdoors, busdoor, vídeo e spot para rádio. A distribuição e veiculação dessa produção, tanto para a categoria quanto para a sociedade, é de responsabilidade dos Conselhos Regionais.

 

As campanhas do Dia do/a Assistente Social valorizam o trabalho da categoria e dialogam com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população.

 

Esta seção reúne algumas destas campanhas. 

 


Dia da e do Assistente Social 2024

Nossa Liberdade é anticapacitista 

Descrição da imagem: no topo, o texto 15 de maio, Dia da e do Assistente Social. Abaixo, as fotos das assistentes sociais: Eliane, mulher de pele negra, cabelo preso, segura um tablet e tem uma bengala; Suzane, mulher negra de cabelos crespos, sentada em uma cadeira, com o Código de Ética nas mãos e muletas apoiadas; e Fernanda, mulher de peloe clara e óculos, cabelos ondulados, ergue o punho esquerdo e tem um crachá com o cordão de girassol e autista. Abaixo, uma ilustração que traz o símbolo universal de acessibilidade, uma pessoa sinalizando em libras, a árvore do Código de Ética da categoria, outra pessoa de muletas e um punho erguido. Abaixo delas, o texto: nossa liberdade é anticapacitista. Nas laterais, textos explicativos e as logos do CFESS com o cordão de girassol.

Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

Nossa Liberdade é Anticapacitista!

 

É com esse mote que o Conjunto CFESS-CRESS convida a categoria para as atividades do 15 de maio, Dia da e do Assistente Social 2024.

 

O tema vai ao encontro de uma série de debates e ações que as entidades representativas da profissão vêm promovendo nos últimos anos junto a assistentes sociais, não só para falar sobre o trabalho e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas também para enfrentar o preconceito contra essa população (chamado de capacitismo) e para buscar garantir acessibilidade para todas essas pessoas, inclusive assistentes sociais com deficiência.

 

E são algumas dessas profissionais que protagonizam a peça alusiva ao 15 de maio, que faz referência também ao primeiro princípio do Código de Ética – Liberdade - que só se efetiva se for sem barreiras, sem preconceitos, ancorada na emancipação humana e na plena expansão dos indivíduos.  

 

Reforçar a luta contra o capacitismo, destacando inclusive esse termo, é uma forma de dar visibilidade a esse preconceito, contribuindo para a categoria e toda sociedade compreendê-lo, entender como ele se reproduz no cotidiano e como enfrentá-lo.

 

Em breve, outros materiais estarão disponíveis, bem como o tradicional Faça Seu Card, onde cada assistente social poderá colocar sua foto na peça e compartilhar nas redes.

 

Outra novidade é que os materiais impressos terão versões táteis e em Braille. A distribuição será feita pelos regionais a partir da segunda quinzena de abril!

 

#DescricaoDaImagem: no topo, o texto 15 de maio, Dia da e do Assistente Social. Abaixo, as fotos das assistentes sociais: Eliane, mulher de pele negra, cabelo preso, segura um tablet e tem uma bengala; Suzane, mulher negra de cabelos crespos, sentada em uma cadeira, com o Código de Ética nas mãos e muletas apoiadas; e Fernanda, mulher de pele clara e óculos, cabelos ondulados, ergue o punho esquerdo e tem um crachá com o cordão de girassol e é autista. Abaixo, uma ilustração que traz o símbolo universal de acessibilidade, uma pessoa sinalizando em libras, a árvore do Código de Ética da categoria, outra pessoa de muletas e um punho erguido. Abaixo delas, o texto: nossa liberdade é anticapacitista. Nas laterais, textos explicativos e as logos do CFESS com o cordão de girassol.

 

Peças para download

 

Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!

 

 

Cartaz 60 x 40 cm (PDF) - Dia Assistente Social 2024
 
Adesivo 15 10 cm (PDF) - Dia Assistente Social 2024
 
Marcador 21 x 6 cm - Dia Assistente Social 2024
 

Artes abertas (para uso dos Regionais)

 

Atenção: a permissão do uso da arte aberta se limita à adaptação da mesma a diferentes materiais de divulgação dos CRESS. Não são permitidas mudanças que alterem o conceito visual e o conteúdo das peças, como alteração de cores, textos, ou qualquer coisa mudança. É obrigatório destacar os créditos. Consulte a assessoria de comunicação do CFESS sobre o uso e as formas de aplicação.

 

As peças abertas do Dia do/a Assistente Social 2024 estão disponibilizadas em formato PSD.

 

Arte aberta quadrada - Dia Assistente Social 2024

 

 

 


Dia do/a Assistente Social 2023

Serviço Social, necessário para o Brasil! Uma profissão regulamentada e comprometida com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população

 

Card com formas geométricas verde, laranja e amarelo traz chamada para o Dia da/o Assistente Social em vermelho, ao centro imagens de assistentes sociais diversas com sua identidade profissional, código de ética ou livro de atribuições, o complemento do slogan e as logos do CFESS, CRESS e do Código de Ética

(Arte e fotos: Comunicação/CFESS 2023)

 

Neste ano de 2023, em que o Serviço Social celebra os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social e o aniversário da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8662/1993), o Conjunto CFESS-CRESS lança como tema comemorativo do 15 de maio, Dia da/o Assistente Social, o mote: Serviço Social, necessário para o Brasil!

 

Num contexto de tentativas de desregulamentação de diversas profissões e de precarização das condições do trabalho e da vida, é fundamental fazer a defesa das atribuições e das competências profissionais de assistentes sociais, para que sociedade reconheça o nosso trabalho e a população tenha acesso a serviços de qualidade.

 

O Serviço Social é uma profissão regulamentada necessária para o Brasil. Nossa categoria, em sua maioria, trabalha cotidianamente nas políticas sociais e nos equipamentos públicos. São mais de 210 mil profissionais com compromisso com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população.

 

Por isso, fizemos questão de reforçar na ação do 15 de maio imagens de assistentes sociais em sua diversidade e em diferentes espaços de trabalho, além de valorizar os instrumentos que reforçam que o Serviço Social é uma profissão regulamentada, com princípios, atribuições e identidade!

 

Nossa categoria é classe trabalhadora: luta por direitos e reivindica direitos!

 

Reafirmamos nossa contribuição nas decisões políticas que repercutem nos na vida da população e trabalhamos por melhoria das condições de vida e a superação das desigualdades!

 

Faça seu card personalizado

Insira sua imagem na arte do 15 de maio deste ano e compartilhe nas redes!

 

Clique aqui!

 

Descrição da imagem: Card com formas geométricas verde, laranja e amarelo traz chamada para o Dia da/o Assistente Social em vermelho, ao centro imagens de assistentes sociais diversas com sua identidade profissional, código de ética ou livro de atribuições, o complemento do slogan e as logos do CFESS, CRESS e dos 30 anos do Código de Ética, uma árvore com os princípios.    

 

Peças para download

 

Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!

 

Arte horizontal Dia Assistente Social 2023

 

Arte vertical Dia Assistente Social 2023

 

Adesivo Dia Assistente Social 2023 (10x15cm) 

 

Cartaz Dia Assistente Social 2023 (40x60cm)

 

Marcador Dia Assistente Social 2023 (21x6cm)

 

 

 

Artes abertas (para uso dos Regionais)

 

Atenção: a permissão do uso da arte aberta se limita à adaptação da mesma a diferentes materiais de divulgação dos CRESS. Não são permitidas mudanças que alterem o conceito visual e o conteúdo das peças, como alteração de cores, textos, ou qualquer coisa mudança. É obrigatório destacar os créditos. Consulte a assessoria de comunicação do CFESS sobre o uso e as formas de aplicação.

 

As peças abertas do Dia do/a Assistente Social 2023 estão disponibilizadas em formato PSD.

 

Acesse aqui

 

 


Dia do/a Assistente Social 2022

Trabalhadoras do Brasil. Somos e lutamos com elas. Em defesa dos direitos e das liberdades democráticas  

 

Card amarelo traz chamada para o Dia do/a Assistente Social em vermelho. Abaixo, o mapa do Brasil em verde, com o texto Trabalhadoras do Brasil, cercado por fotos de várias assistentes sociais negras, brancas, com deficiência. Abaixo o complemento do slogan e as logos do CFESS, CRESS e campanha de gestão.

(Arte: Rafael Werkema/CFESS 2022)

 

Este é chamado do Conjunto CFESS-CRESS para celebrar o 15 de maio de 2022, Dia do/a Assistente Social, valorizando a categoria profissional e reforçando seu compromisso na defesa dos direitos e das liberdades democráticas.

 

O Serviço Social sempre esteve ao lado da classe trabalhadora. E na atual conjuntura, de ameaça às liberdades democráticas e de ataques aos direitos trabalhistas e sociais, é preciso destacar a contribuição da categoria de assistentes sociais, não só no atendimento às demandas imediatas da população usuária, mas também no diálogo e no trabalho de base com essas pessoas.

 

Por isso, o material alusivo ao maio enfatiza o protagonismo de uma categoria majoritariamente formada por mulheres, trabalhadoras do Brasil, reforçando também a Campanha de Gestão “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta”. 

 

O país possui mais de 200 mil profissionais, sendo a grande maioria (90%) composta por mulheres em sua diversidade: negras, indígenas, brancas, quilombolas, periféricas, com deficiências, lésbicas, bissexuais, cis e trans, das cidades e do campo. Mulheres que construíram e constroem o país. Milhares atuando nas mais diversas políticas sociais, como saúde, educação, assistência social, previdência social, sociojurídico, no atendimento direto à população. 

 

Atendimento esse que contribui para evidenciar as necessidades, anseios e potencialidades da população, reafirmando a defesa da sua participação nas decisões políticas que repercutem nos rumos de suas vidas e o compromisso da classe trabalhadora com a melhoria das condições de vida e a superação das desigualdades. 

 

A arte do Dia do/a Assistente Social resgata o verde e amarelo da bandeira do Brasil, para retomar o significado progressista dessas cores. Destaque das palavras Assistente Social em vermelho, para ressaltar a luta.

 

As fotos da peça gráfica são de assistentes sociais de várias regiões do país, mostrando a diversidade da categoria. 

 

Descrição da imagem: Card amarelo traz chamada para o Dia do/a Assistente Social em vermelho. Abaixo, o mapa do Brasil em verde, com o texto Trabalhadoras do Brasil, cercado por fotos de várias assistentes sociais negras, brancas, com deficiência. Abaixo o complemento do slogan e as logos do CFESS, CRESS e campanha de gestão.  

 

 

Peças para download

 

Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!

 

Adesivo Dia Assistente Social 2022 (10x15cm) 

 

Cartaz Dia Assistente Social 2022 (40x60cm)

 

Marcador Dia Assistente Social 2022 (21x6cm)

 

 

Artes abertas (para uso dos Regionais)

 

Atenção: a permissão do uso da arte aberta se limita à adptação da mesma a diferentes materiais de divulgação dos CRESS. Não são permitidas mudanças que alterem o concieto visual e o conteúdo das peças, como alteração de cores, textos, ou qualquer coisa mudança. É obrigatório destacar os créditos. Consulte a assessoria de comunicação do CFESS sobre o uso e as formas de aplicação.

 

As peças abertas do Dia do/a Assistente Social 2022 estão disponibilizadas em formato PSD.

 

Acesse aqui

 

 


Dia do/a Assistente Social 2021

Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente! Trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais 

 

Card vermelho com traços e povos indígenas ao centro, sendo vacinados e uma assistente social. Slogan e texto de apoio acompanham.

 Peça 1: povos originários (Arte: Rafael Werkema/CFESS 2021)

Card verde com  traz no centro povos quilombolas, ciganos, agricultores, ribeirinhos e um assistente social negro, todos em meio a cidades e plantações.

Peça 2: comunidades tradicionais (Arte: Rafael Werkema/CFESS 2021)

 

O 15 de maio de 2021 conta com duas peças gráficas para homenagear e dar visibilidade ao trabalho de assistentes sociais com os povos indígenas e comunidades tradicionais em defesa da vida. 

 

No contexto da pandemia, de luta pela saúde pública e políticas sociais, é fundamental valorizar esses povos e a resistência secular dos sujeitos que fazem parte deles, inclusive assistentes sociais!

 

Ainda que hoje muitos destes povos estejam na “fila de prioridade” de vacinas contra a Covid-19, a crise sanitária aprofundou os problemas seculares enfrentados por eles: insuficiência de políticas sociais (como saúde, assistência social, educação), invasões de seus territórios e expulsão de suas terras (sempre com violência), despejos forçados e preconceito.

 

Por isso, o mote do 15 de maio, “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”, vem reafirmar o Projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e tradicionais, reforçando a inserção da categoria na luta e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só campo, mas também nas cidades.

 

Esta comunidades vêm sendo alijadas de direitos sociais, marginalizadas, expulsas de seus territórios, e mesmo assim, seguem resistindo, na linha de frente, lutando por suas vidas e pela valorização e preservação de sua história. 

 

Descrição das imagens: a peça 1 é vermelha, com traços e povos indígenas (mulheres, homens, pessoas idosas), em sua maioria de máscara, sendo vacinados. Uma mulher negra destacada ao centro representa uma assistente social. Slogan, texto de apoio e logos acompanham. A peça 2 é verde e traz no centro pessoas representando povos quilombolas, ciganos, agricultores, ribeirinhos e um assistente social negro, todos em meio a cidades e plantações. Slogan e texto de apoio acompanham.

 

 

Peças para download (em breve)

 

Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!

 

CARD 1 - DIA AS 2021 (VERMELHO)

 

CARD 2 - DIA AS 2021 (VERDE)

 

 

Artes abertas (para uso dos Regionais)

 

Atenção: a permissão do uso da arte aberta se limita à adptação da mesma a diferentes materiais de divulgação dos CRESS. Não são permitidas mudanças que alterem o concieto visual e o conteúdo das peças, como alteração de cores, textos, ou qualquer coisa mudança. É obrigatório destacar os créditos. Consulte a assessoria de comunicação do CFESS sobre o uso e as formas de aplicação.

 

As peças abertas do Dia do/a Assistente Social 2021 estão disponibilizadas em formato PSD.

 

Arte quadrada Dia do/a Assistente Social 2021 - (Peça 1/Vermelha) 

 

Arte quadrada Dia do/a Assistente Social 2021 - (Peça 2/Verde) 

 

 


 

Dia do/a Assistente Social 2020

Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão

 

A peça traz o texto 15 de maio, dia do/a assistente social. a ilustração mostra pessoas em sua diversidade (negras, brancas, cadeirantes) segurando cartazes com o slogan de valorização da categoria e da profissão

(arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão. Esta é a chamada para as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2020.

 

O tema ganha destaque neste contexto da pandemia da Covid-19, haja vista que a categoria vem sendo chamada (e até convocada) para prestar socorro à população. O serviço social é uma profissão regulamentada e em seu cotidiano de trabalho, assistentes sociais conhecem de perto as necessidades da população e o território em que as pessoas vivem.

 

A peça gráfica evidencia de que lado a categoria de assistentes sociais sempre esteve: o da classe trabalhadora. Ao mesmo tempo, reforça que é fundamental conhecer e, principalmente, valorizar o trabalho que assistentes sociais realizam no seu cotidiano.

 

Na ilustração é possível ver que a categoria está nos morros, favelas, nos campos, sempre junto com a população, em defesa dos direitos sociais.

 

Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!

 

 

Artes abertas (para uso dos Regionais)

 

Atenção: a permissão do uso da arte aberta se limita à adptação da mesma a diferentes materiais de divulgação dos CRESS, sempre destacando a concepção visual final e os créditos

 

As peças abertas do Dia do/a Assistente Social 2020 estão disponibilizadas em formato AI.

 

 

 

 


 

Dia do/a Assistente Social 2019

Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente efrenta o racismo no cotidiano!

 

Peça de divulgação traz fotografias de três mulheres negras em comunidades que passam por situação extrema: desocupação à força e incêndio. As três mulheres foram registradas em situações cotidianas (tomando banho de mangueira, recebendo intimação de despejo, descendo as vielas de uma favela). O texto Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro, aparece como se o cartaz tivesse sido cortado ou rasgado, simbolizando a violência sofrida principalmente pela população pobre e negra. A imagem traz também a chamada A gente enfrenta o racismo no cotidiano, ao lado do selo com os dizeres 15 de maio, Dia do/a Assistente Social!

CFESS/2019 | Criação: Rafael Werkema/CFESS | Fotografias: Tânia Rego / Rovena Rosa / Fernando Frazão/Agência Brasil

 

A conjuntura exige, mais do que nunca, que a arte do Dia do/a Assistente Social 2019 tenha um tom de denúncia. Afinal, a população brasileira está vivendo um absoluto aprofundamento da desigualdade social, em que direitos sociais estão sendo ameaçados e retirados por meio de uma orientação neoliberal para as políticas públicas.

 

Por isso, o mote criativo da arte alusiva ao 15 de maio não poderia ser outro: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro”.

 

O texto, enxuto e direto, denuncia que são mulheres pobres e negras as que mais sofrem com a regressão de direitos, vide o projeto de ‘contrarreforma’ da previdência proposto pelo governo, e dialoga diretamente com a campanha de gestão (2017-2020), reafirmando o compromisso da categoria “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”.

 

Está em sintonia também com o Código de Ética, ao colocar o trabalho da categoria em defesa dos direitos de toda classe trabalhadora e denunciar todo tipo de opressão e exploração. As imagens são retratos de cenas reais de incêndios e desocupações em comunidades no Brasil.

 

Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!

 

Faça download das peças

 

 

A versão para TV (vídeo de 15 segundos) é disponibilizada pela assessoria de comunicação, bem como o link do vídeo de 30 segundos em alta resolução!

 

 

Atenção: a permissão do uso da arte aberta se limita à adptação da mesma a diferentes materiais de divulgação dos CRESS, sempre destacando a concepção visual final e os créditos

 

Dicas para o uso: depois de adaptar a arte aberta ao formato desejado, você deve achatar a imagem e converter para o modo CMYK, mantendo as cores da identidade visual.

 

 

 


Dia do/a Assistente Social 2018

Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade

 

Peça de divulgação traz imagens de mulheres negras diversas chamando para a luta, se manifestando e olhando diretamente para a foto. Há também um homem em um protesto. A cor é bem amarela, com traços vermelhos. Os dizeres espalhados pela peça são: Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. 15 de maio, dia do/a Assistente Social. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade.Os créditos das imagens são Design: Rafael Werkema e Fotografias de Santiago Nunez (Fotolia), ARJ Images (Fotolia) e Tomaz Silva (agência Brasil/Fotospublicas)

CFESS/2018 - Design: Rafael Werkema / Fotografias: Santiago Nunez (Fotolia), ARJ Images (Fotolia) e Tomaz Silva (agência Brasil/Fotospublicas.com)   

 

O Dia do/a Assistente Social 2018 traz como mote central “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!”. A proposta é reforçar o alerta não só à categoria de assistentes sociais, mas a toda classe trabalhadora, de continuar resistindo e lutando contra o cenário de insistentes contrarreformas impostas pelo estado burguês que, para manter a elite no poder, se propõe a reduzir ao mínimo as políticas públicas e os direitos sociais. 

 

A peça gráfica chama a categoria e toda a classe trabalhadora para se reerguer e se aglutinar, para enfrentar este cenário de profundos ataques aos direitos sociais, além de dialogar diretamente com o Código de Ética do/a Assistente Social, principalmente com os princípios fundamentais que afirmam a escolha por um “projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero”; a “articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem com a luta geral dos/as trabalhadores/as”; e com o “compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”.

 

Saiba mais sobre o Dia do/a Assistente Social 2018

 

Faça o download das peças

 

 

A versão para TV (vídeo de 15 segundos) é disponibilizada pela assessoria de comunicação, bem como o link do vídeo de 30 segundos em alta resolução!

 

 

Atenção: a permissão do uso da arte aberta se limita à adptação da mesma a diferentes materiais de divulgação dos CRESS, sempre destacando a concepção visual final e os créditos

 

Dicas para o uso: depois de adaptar a arte aberta ao formato desejado, você deve achatar a imagem e converter para o modo CMYK, mantendo as cores da identidade visual.

 

 


Dia do/a Assistente Social 2017

Na Luta de Classes não há Empate: assistente social, profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais"

 

Campanha do Dia do Assistente Social mostra uma mescla de imagens de manifestações, onde um policial agride com gás de pimenta e cassetete uma manifestante

(Arte: Rafael Werkema/CFESS | Fotos: Tomaz Silva e Tânia Rego - AB/Fotospublicas.com)

 

Com o mote “Na luta de classes não há empate”, a campanha do Dia do/a Assistente Social de 2017 destaca compromisso da categoria de assistentes sociais em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais, ilustra a intensificação da violência e criminalização das lutas sociais, que têm sofrido cada vez mais com a repressão de um Estado que está a serviço do grande capital, e convoca a categoria a se voltar com maior força ao trabalho de base e continuar nas ruas, resistindo e lutando para não perder direitos já conquistados.

 

Saiba mais sobre a campanha.

 

Faça o download das peças

 

 


Dia do/a Assistente Social 2016

80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil

 

Imagem mostra cartaz do Dia do/a Assistente Social 2016, que homenageia os 80 anos do Serviço Social. A peça gráfica traz duas fotografias: uma antiga, das primeiras assistentes sociais, na década de 30, e a segunda fotografia a manifestação de assistentes sociais em Brasília. A ideia é mostrar o passado e o presente da profissão e o quanto ela se transformou ao longo dos anos.

(Arte: Frisson/2016)

 

 

As comemorações do Dia do/a Assistente Social de 2016 debatem e homenageiam os 80 anos do Serviço Social no Brasil.

 

A campanha tem o intuito de valorizar a construção histórica desta profissão que se “inscreveu” na sociedade brasileira, reafirmando sua importância no cotidiano da classe trabalhadora, usuária da profissão, e também na luta, com outros sujeitos políticos, por outra sociabilidade.

 

O Serviço Social é uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. Uma profissão que reconstruiu seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes. Uma profissão que, impulsionada pelo movimento de redemocratização do país, reescreveu seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que, hoje, almejam alcançar, no horizonte, um projeto societário sem exploração e dominação de classe. Uma profissão que vem se transformando, ao longo dos anos, para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária.

 

O material reúne duas imagens emblemáticas para a profissão: a primeira retrata as pioneiras do Serviço Social, na década de 1930, e a segunda mostra a manifestação de assistentes sociais em Brasília (DF). 

 

Faça o download das peças

 

 

Abaixo, o texto do Spot:

 

Spot começa com a sonoplastia de alguém datilografando que, aos poucos, vai se transformando no "barulho do teclado" do iPhone.

Som de manifestações.

Trilha

Locução masculina: Em 2016, o Serviço Social completa 80 anos no Brasil.

Locução feminina: A profissão tem uma história de transformações e lutas.

Locução masculina: O Serviço Social é capaz de se reescrever diariamente para combatera desigualdade social e a violação de direitos.

Locução feminina: Uma profissão que busca uma sociedade justa e igualitária.

Locução mista: Serviço Social, uma profissão inscrita no Brasil.

Locução mista: 15 de maio, Dia do Assistente Social. Conselho Federal e Conselho Regional de Serviço Social.

 

Vídeo do Dia do/a Assistente Social 2016

 

 


 

Dia do/a Assistente Social 2015

Assistente Social: profissional de luta, profissional presente

 

Cartaz mostra assistentes sociais atendendo a população usuária de serviço social e os dizeres Assistente Social: profissional de luta, profissional presente! Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos

 

Arte: Márcia Carnaval/Foto: Rafael Reigoto

 

O tema de 2015 do Dia do/a Assistente Social vem valorizar a categoria profissional e destacar seu trabalho na defesa das políticas públicas e na luta por direitos humanos.

 

A escolha se deu por alguns motivos. Primeiramente porque em 2016 o Serviço Social no Brasil completará 80 anos e, nesse sentido, o Conjunto CFESS-CRESS tem trabalhado com temáticas que mostram o papel social da profissão e que dão visibilidade ao trabalho de assistentes sociais. Em segundo lugar, falar das atribuições e competências da categoria e da defesa das políticas públicas, tema este aprovado no Encontro Nacional CFESS-CRESS de 2014, significa dizer o que a população usuária do serviço social pode e deve esperar dessa categoria profissional.

 

Nesse sentido, a campanha procura dialogar diretamente com a sociedade, destacando a intervenção desta categoria profissional, cada vez mais requisitada, seja no atendimento à população ou na formulação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso aos direitos, como saúde, educação, lazer, moradia etc.

 

Por esse motivo, as peças gráficas têm a intenção de valorizar o trabalho de assistentes sociais em diferentes espaços sócio-ocupacionais, destacando sua atuação junto à população usuária do Serviço Social. As fotos dos cartazes retratam assistentes sociais em situações reais de atendimento à população, sejam em campo, sejam em espaços internos de trabalho. 

 
Faça o download das peças
 
 
Abaixo, o texto do spot:
 
Spot Dia do/a Assistente Social 

 

Trilha: Instrumental, leve.

Efeitos: pessoas conversando, manifestações etc.

 

Locução feminina:

 

Sou assistente social! Trabalho no atendimento à população, para que tenha acesso a políticas públicas, como saúde, educação, lazer e moradia.

 

Locução masculina:

 

Sou assistente social e luto pelos direitos humanos para todas as pessoas!

 

Locução em dupla:

 

Somos assistentes sociais, profissionais presentes na vida da população, e 15 de maio é o nosso dia!

 

Uma homenagem do Conselho Federal e do Conselho Regional de Serviço Social.

 

Saiba mais em www.cfess.org.br

 
 
 
 

Dia do/a Assistente Social 2014

Na Copa, comemorar o quê?

 

Imagem mostra trabalhador em transporte coletivo lotado e os dizeres: na copa, comemorar o quê? nosso grito é por transporte público de qualidade

Arte: Rafael Werkema/Foto: Bruno Costa e Silva

 

“Na Copa, comemorar o quê?”. Foi com este mote criativo e provocativo que o Conjunto CFESS-CRESS apresentou o material alusivo ao Dia do/a Assistente Social 2014. A campanha foi elaborada a partir da temática “Serviço social na defesa do direito à cidade no contexto dos megaeventos”.

 
O material serviu não só alerta que não havia nada para se comemorar com a Copa, mas também reafirmou a necessidade urgente de três direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988, e que não são priorizados pelo poder público: saúde, transporte e moradia.
 
Saiba mais sobre a campanha
 
Faça o download das peças
 
 
 

 

Em breve, outras campanhas anteriores estarão disponíveis
 
 

 


Dia do/a Assistente Social 2023