Arte: Rafael Werkema/CFESS
“Somos assistentes sociais na luta antirracista!” É com essa mensagem que a categoria celebra, neste 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha, e Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo da resistência no período escravista brasileiro.
Para reafirmar o compromisso ético-político da profissão contra qualquer forma de discriminação, opressão, desigualdade e injustiça, conforme aponta o Código de Ética profissional, o CFESS lançou nesta quinta-feira (25) um vídeo em que convida assistentes sociais e mulheres negras de diversos movimentos sociais para falar dessa importante data.
Por isso, neste “Julho das Pretas”, o Serviço Social também destaca o movimento cujo objetivo é dar visibilidade e fortalecer as ações coletivas antirracistas e anticapitalistas das mulheres negras em todas as esferas da sociedade.
Assistentes sociais: uma atuação profissional antirracista
O dia 25 de julho está presente na agenda de lutas da categoria e o combate ao racismo é princípio do Código de Ética do(a) Assistente Social.
Dados da Pesquisa sobre o Perfil da categoria mostram que mulheres são maioria na profissão (92,92%). Além disso, metade das profissionais é formada por mulheres negras (50,34%). Estas são também a maior parcela da população atendida pelo trabalho profissional da categoria nas políticas sociais.
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026
Comunicação/CFESS
Larissa Dias (estagiária sob supervisão)