Acessibilidade       A+  A-          Botão Libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 28 de Junho de 2012.

Dia Mundial do Orgulho LGBT
Leia o CFESS Manifesta sobre o tema. "Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"

Arte: Rafael Werkema/CFESS

Os temas da livre orientação sexual e da livre expressão da identidade de gênero ganham destaque novamente na página do CFESS nesta quinta-feira, 28 de junho, pelo Dia Mundial do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

Para celebrar a dada, o Conselho Federal lançou mais um manifesto em defesa dos direitos LGBT. "Para que possa ter 'orgulho', é preciso que essa população tenha acesso à educação, à saúde, à assistência social, ao trabalho, à segurança pública, à habitação. Mas como ter acesso, se ainda ocupam a clandestinidade nos dados oficiais? O reconhecimento como entidade familiar é conquista recente com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas efetivamente o que mudou? O que é permitido no âmbito jurídico formal para as conjugalidades que subvertem o modelo dominante de família?", questiona o documento.

O manifesto fala também um pouco do livro Viagem solitária: memórias de um transexual trinta anos depois, de João W. Nery, referência nacional não só por ter sido o primeiro trans-homem do Brasil (como aparece na mídia), mas também ter tido a coragem de compartilhar sua experiência singular, mostrando à sociedade que é possível ser o que deseja, sem ceder às construções sociais impostas.

Ao final, o CFESS Manifesta aponta as ações e bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS em defesa da livre expressão da orientação sexual e livre expressão da identidade de gênero.

Leia o CFESS Manifesta do Dia Mundial do Orgulho LGBT

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br