Terça, 22 de Maio de 2012.
CFESS apoia movimento grevista de Universidades Federais
Em nota, Conselho apresenta posicionamento
Carregando...

(Arte: ANDES-SN)

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), entidade que representa mais de 110 mil assistentes sociais em todo o país, vem a público expressar seu apoio à luta dos/as trabalhadores/as docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que, desde o dia 17 de maio, deflagraram greve por tempo indeterminado. O movimento docente, por meio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e suas seções sindicais, tem ao longo de sua história se dedicado à árdua tarefa de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

O atual movimento grevista não é diferente, pois tem no seu conjunto a defesa do ensino público de qualidade. A sociedade brasileira precisar saber que os/as professores/as das universidades públicas convivem cotidianamente com a precarização das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na pauta de reivindicações, encontram-se lutas históricas que revelam o compromisso da categoria com a qualidade dos serviços prestados à população.

Neste mês de maio, os/as assistentes sociais brasileiros/as, como parte das comemorações ao dia do assistente social, participaram de eventos, debates, manifestações, tendo como referência o slogan Serviço Social de olhos abertos para a educação: ensino público e de qualidade é direito de todos/as. É com este espírito de luta que o CFESS reconhece publicamente o movimento paredista como uma ação legítima, justa e necessária, pois se hoje ainda contamos com universidades públicas, isso se deve às lutas históricas de docentes, técnico-administrativos e estudantes.

Os/as assistentes sociais de todo o país se solidarizam com a luta dos/as professores/as, por acreditar que a defesa da educação pública e de qualidade assume um valor estratégico na construção de uma sociedade para além do capital. Neste sentido, convocamos os/as assistentes sociais docentes para engrossarem as fileiras da luta e apoiarem o movimento grevista. Por fim, o CFESS deseja aos/às trabalhadores/a) docentes das IFES um Bom Combate!

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.