Acessibilidade       A+  A-          Botão Libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 22 de Maio de 2012.

CFESS apoia movimento grevista de Universidades Federais
Em nota, Conselho apresenta posicionamento

(Arte: ANDES-SN)

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), entidade que representa mais de 110 mil assistentes sociais em todo o país, vem a público expressar seu apoio à luta dos/as trabalhadores/as docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que, desde o dia 17 de maio, deflagraram greve por tempo indeterminado. O movimento docente, por meio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e suas seções sindicais, tem ao longo de sua história se dedicado à árdua tarefa de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

O atual movimento grevista não é diferente, pois tem no seu conjunto a defesa do ensino público de qualidade. A sociedade brasileira precisar saber que os/as professores/as das universidades públicas convivem cotidianamente com a precarização das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na pauta de reivindicações, encontram-se lutas históricas que revelam o compromisso da categoria com a qualidade dos serviços prestados à população.

Neste mês de maio, os/as assistentes sociais brasileiros/as, como parte das comemorações ao dia do assistente social, participaram de eventos, debates, manifestações, tendo como referência o slogan Serviço Social de olhos abertos para a educação: ensino público e de qualidade é direito de todos/as. É com este espírito de luta que o CFESS reconhece publicamente o movimento paredista como uma ação legítima, justa e necessária, pois se hoje ainda contamos com universidades públicas, isso se deve às lutas históricas de docentes, técnico-administrativos e estudantes.

Os/as assistentes sociais de todo o país se solidarizam com a luta dos/as professores/as, por acreditar que a defesa da educação pública e de qualidade assume um valor estratégico na construção de uma sociedade para além do capital. Neste sentido, convocamos os/as assistentes sociais docentes para engrossarem as fileiras da luta e apoiarem o movimento grevista. Por fim, o CFESS deseja aos/às trabalhadores/a) docentes das IFES um Bom Combate!

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)