Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 10 de Fevereiro de 2012.

Simpósio sobre Serviço Social no Mundo
Evento integrará Workshop e será aberto ao público. Inscrições para estudantes estão encerradas

Arte: Rafael Werkema


Nos dias 8 e 9 de março, o Rio de Janeiro sediará o Workshop sobre a definição de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS). O evento será divido em dois momentos: o primeiro, no dia 8/3, é reservado somente para integrantes das organizações nacionais e internacionais de Serviço Social. O segundo momento é aberto ao público, que poderá participar, a partir das 13h do dia 9/3, do Simpósio Internacional "Fundamentos e perspectivas do Serviço Social no Mundo: trabalho e formação profissional".

As inscrições para o Simpósio começaram segunda-feira (13/2) e estão encerradas. As vagas são limitadas, sendo 160 para assistentes sociais e 40 para estudantes. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Veja a programação

Um pouco mais sobre o workshop
A atual definição de Serviço Social da FITS, aprovada em 2000 na Conferência Mundial de Montreal (Canadá), não é compatível para as organizações de Serviço Social latino-americanas, incluindo o CFESS. "Existe uma dificuldade em contemplar, em um conceito mundial, as diferentes (e muitas vezes divergentes) perspectivas teórico-metodológicas existentes sobre a profissão", afirma a conselheira do CFESS Esther Luiza Lemos, da Comissão de Relações Internacionais.

Nesse sentido, o CFESS tem proposto uma definição de Serviço Social sintonizada com o projeto ético-político profissional brasileiro, comprometido com a construção de uma nova sociabilidade, e não uma profissão que tenha por objetivo a integração social no capitalismo, como dá a entender o atual texto da FITS.

No 2º Encontro das Associações de Trabalhadores Sociais da Região Latino-Americana e Caribenha e na 27ª Reunião do Comitê Mercosul de Associações Profissionais de Serviço Social realizados nos dias 24 a 26 de agosto de 2011, na cidade de Mendoza (Argentina), o Conselho Federal  obteve o apoio dos países presentes (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Porto Rico, República Dominicana, Nicarágua e Peru) para aprofundar o debate e trazer aportes para o Workshop sobre o tema.

Ainda segundo a conselheira do CFESS, o Workshop será fundamental para a categoria. "O evento só tem sentido se compreendido como fruto de um processo que vem sendo construído pelos/as assistentes sociais brasileiros/as ao longo dos últimos anos. Ele não se esgota em si mesmo, pelo contrário, é uma mediação do projeto ético-político profissional e, como tal, aponta para o futuro. Num contexto de crise internacional, nossa profissão tem muito a contribuir, e lutamos para que esta contribuição esteja sintonizada com as conquistas teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas produzidas pelo Serviço Social na América Latina", afirmou.

Leia também

Vem aí o Workshop sobre a definição de Serviço Social da FITS

Texto "A definição de trabalho social da FITS: por que revisar?"

Atual definição de Serviço Social da FITS, aprovada em 2000

Texto apresentado pelo CFESS em Mendoza (Argentina) em 2011


Texts in English and Spanish

Programme of the Workshop

Preliminary draft for the Workshop on the IFSW global definition of Social Work

Texto preliminar para el Workshop sobre la definición de Trabajo Social de la FITS

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
[email protected]