Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 26 de Janeiro de 2012.

31º Congresso do Andes-SN tem a participação do CFESS
“Caprichar na educação e garantir direitos dos trabalhadores” foi o tema do evento

Conselheira do CFESS Juliana Melim fala na mesa de abertura (foto: Andes-SN)

Terminou na última sexta-feira, 20 de janeiro, o 31º Congresso Nacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) em Manaus (AM). Com cerca de 350 participantes e com o tema "Caprichar na educação e garantir direitos dos trabalhadores", o evento começou no dia 15  e contou com a participação da conselheira do CFESS e docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Juliana Melim.

Em sua fala, na mesa de abertura, a conselheira destacou que o evento reuniu "uma das categorias mais combativas deste país".  Ela listou as lutas do Conselho Federal que contaram com a participação do ANDES-SN, como a campanha Educação não é fast food – diga não para a graduação à distância em Serviço Social. Juliana Melim avalia que a participação no Congresso foi fundamental, pois fortaleceu a aliança com este sindicato que tem se destacado na luta em defesa da universidade pública e de qualidade, pautas que também integram o Plano de Lutas do Conjunto CFESS-CRESS em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior.

A presidente do Andes-SN, Marina Barbosa, saudou os/as representantes dos movimentos e entidades participantes do 31º Congresso, "cuja presença aqui significa não só o reconhecimento da legitimidade do ANDES-SN, que em sua terceira década de existência consolidou-se como um sindicato classista, autônomo e independente, como também, a celebração da nossa unidade nas lutas do presente".


Participantes lotaram auditório onde foi realizado o evento (foto: Andes-SN)

Segundo Juliana Melim, as discussões e deliberações abordaram temas como o financiamento da educação pública, a valorização do trabalho docente, a política de ciência e tecnologia no Brasil, bem como outras pautas que expressam o caráter classista do sindicato, como as questões ambientais, agrárias e urbanas, a política de Seguridade Social e a transversalidade das questões de gênero e etnia.

O 31º Congresso também discutiu a sucessão da Diretoria do Andes-SN para o biênio 2012 – 2014. Foram apresentadas as duas chapas que concorrerão à direção do sindicato nas próximas eleições, marcadas para maio. "Desejamos que se concretize, no processo eleitoral, a continuidade democrática e a manutenção das lutas que foram reafirmadas na atual gestão. Dessa forma, nossa aliança com o Andes-SN poderá ganhar cada vez mais força e expressão", concluiu a conselheira do CFESS.

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]