Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 18 de Dezembro de 2015.

Conferências Nacionais têm a participação do CFESS no encerramento do ano
Encontros com assistentes sociais durante os eventos reúnem quase 300 profissionais

Recorte da imagem do CFESS Manifesta da Conferência de SaúdeImagem do CFESS Manifesta da Conferência de Saúde (arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

O final de 2015 ainda segue cheio de atividades para a gestão do CFESS Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017). Nas últimas semanas, o Conselho Federal participou ativamente das duas conferências nacionais: a de Saúde, entre 1º e 4 de dezembro, e a de Assistência Social, entre 7 e 10 de dezembro, ambas em Brasília (DF).

 

Saúde

Na 15ª Conferência Nacional de Saúde, o CFESS foi representado pelo conselheiro Maurílio Matos e pelas conselheiras Solange Moreira e Alessandra Ribeiro, atualmente representante do CFESS no Conselho  Nacional de Saúde. As atividades do evento começaram com um ato público na Esplanada dos Ministérios, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual o CFESS participou, juntamente com a Frente Nacional contra a Privatização de Saúde.

 

Para as conferências nacionais, o CFESS elabora edições especiais do informativo ‘CFESS Manifesta’ e, na Conferência de Saúde, destaca que “as contrarreformas político-administrativas efetuadas pelo Estado brasileiro nos últimos anos, têm impactado brutalmente o financiamento e a estruturação do sistema de saúde, fragilizando a assistência à população, bem como tem estimulado a expansão do setor privado. O orçamento da saúde de 2016 (descontados já 11,8 bilhões que foram retirados em nome do ajuste fiscal) será de 91,5 bilhões”, conforme trecho do documento, que  distribuído a todos os/as participantes (clique aqui e leia o CFESS Manifesta).

 

Imagem da reunião com assistentes sociais na Conferência de SaúdeAssistentes sociais da saúde também participaram de reunião com a gestão do CFESS, durante o evento (foto: arquivo/CFESS)

 

Um segundo momento importante ocorreu no dia 2 de dezembro, quando o Conselho Federal realizou a já tradicional reunião com os/as assistentes sociais participantes da conferência. Cerca de 50 profissionais participaram do debate,  que, num primeiro momento, trouxe uma avaliação da conferência e depois a participação do CFESS na Frente da Saúde. “Reiteramos a necessidade de os/as assistentes sociais participarem das frentes estaduais, especialmente no momento de retirada maciça de direitos da classe trabalhadora, que presenciamos no Brasil”, enfatizou a conselheira do CFESS Solange Moreira.

 

Assistência Social
Terminou no dia 10 de dezembro a 10ª Conferência Nacional de Assistência Social. O CFESS participou do evento durante toda a semana, representado pelas conselheiras Marlene Merisse e Esther Lemos e pelo conselheiro Maurílio Matos, além da representante do Conselho Federal no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Jucileide Nascimento.

 

Marcada pela mobilização contra a proposta do relator do orçamento de 2016, de corte de 10 milhões de reais no orçamento do Programa Bolsa Família, e pela defesa das conquistas democráticas, no segundo dia de conferência (8/12), o CFESS realizou, como vem fazendo nas conferências nacionais, uma reunião com assistentes sociais, para compartilhar informações sobre as atividades e ações realizadas com a categoria. Os/As participantes também receberam o ‘CFESS Manifesta’ elaborado especialmente para a conferência (leia o documento), bem como o folder ‘Bandeiras de luta do Serviço Social’ e o documento ‘Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social’ (acesse as publicações aqui).

 

Na ocasião, em que participaram cerca de 200 profissionais de todo o Brasil, o presidente do CFESS, Maurílio Matos, após ouvir as intervenções de assistentes sociais, convidou a categoria a se inserir nas atividades e debates dos CRESS em todo o Brasil. “Certamente precisamos aprimorar muitas coisas, mas convido vocês a provocarem os CRESS, a participarem das ações, a debaterem, a irem às assembleias gerais. Os regionais possuem as comissões temáticas, que estão abertas à participação de assistentes sociais”, destacou o conselheiro.

 

Imagem da reunião com assistentes sociais na Conferência de Assistência SocialReunião com assistentes sociais na Conferência de Assistência juntou cerca de 200 profissionais (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

A vice-presidente do CFESS, Esther Lemos, enfatizou ainda a necessidade de unificar as lutas do coletivo de trabalhadores/as. “O Serviço Social tem uma contribuição fundamental e precisamos, nos Fóruns de Trabalhadores/as,  avançar na Campanha contra a precarização do trabalho e por concurso público para todas as categorias profissionais, fortalecendo o trabalho social no Suas”, ressaltou.  

 

A assistente social Marinilde Silva Santos, de Porto Velho (RO), avalia que as reuniões com assistentes sociais realizadas pelo CFESS são importantes para o aproveitamento como um espaço de discussão. “Não só para a categoria saber mais sobre a atuação do Conjunto CFESS-CRESS, mas também para se manifestar sobre outros assuntos importantes que dizem respeito à conferência e à própria profissão”, afirmou.

 

Pela primeira vez participando de uma reunião com profissionais de todo o Brasil, a assistente social de Almirante Tamandaré (PR) Silmeri de Souza aprovou a realização do encontro. “Considero fundamental para conhecer mais sobre o CFESS e aproximá-lo da categoria”, avaliou.

 

Imagem do CFESS Manifesta da Conferência de AssistênciaCFESS Manifesta foi elaborado também para a Conferência de Assistência (arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

Trabalhadores e Trabalhadoras do Suas
No mesmo dia, no período da noite, assistentes sociais se reuniram novamente para debater os desafios junto com o Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSuas), movimento que tem o CFESS na secretaria executiva atualmente. Com aproximadamente 150 participantes, os/as trabalhadores/as do Suas puderam saber mais sobre o fórum, conhecer suas ações e atividades, saber como se inserir neste movimento em cada estado e conhecer o que o fórum deliberou para apresentação das moções e suas defesas.

 

De acordo com a conselheira do CFESS Marlene Merisse, “a reunião foi importante, pois agregou trabalhadores e trabalhadoras de nível fundamental, médio e superior, profissionais de várias formações e  representantes dos Fóruns Estaduais (FetSuas). Certamente este momento contribuiu para o fortalecimento de trabalhadoras e trabalhadores do Suas no país”.

 

A reunião contou com a representação de entidades nacionais e de 18 FetSuas. No momento, foi lançada a cartilha do FNTSuas com a Carta de Princípios, o Regimento Interno e o Plano de Lutas do FNTSUAS.

 

Conheça o blog do FNTSuas

 

Conselho Federal de Serviço Social  (CFESS)

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]