Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 11 de Dezembro de 2012.

Encontro dos Conselhos da Comunidade tem participação do CFESS
Ênfase foi dada na garantia dos direitos humanos para a população em privação de liberdade

Arte: Rafael Werkema

Questões como a configuração do sistema prisional brasileiro sob a ótica a garantia de direitos humanos e o fortalecimento de políticas públicas foram tema de debates no 1º Encontro Nacional dos Conselhos da Comunidade, realizado em Brasília (DF) nos dias 6 e 7 de dezembro. O evento, organizado pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Saúde, teve a participação do CFESS, representado pela conselheira Erivã Velasco.

"O evento foi iniciativa importante para debater com os/as conselheiros/as da comunidade de todo o país o conceito de uma sociedade punitiva que entende a execução penal apenas sob a lógica da sobrepena, ou seja, não basta privar da liberdade, é preciso acrescentar sofrimento. Por isso, a ênfase da discussão nas mesas foi sob a ótica da garantia de direitos humanos, já que o sistema prisional brasileiro se revela pelas condições de superlotação, maus-tratos, tortura e ausência de políticas públicas, que considera a pessoa presa como não cidadão, portanto, de não direitos", avalia a conselheira do CFESS Erivã Velasco.

No evento, CFESS participou do grupo de trabalho "Processos Participativos na Execução Penal", que teve como objetivo discutir a proposta de revisão dos Artigos 80 e 81 da Lei de Execução Penal (LEP), apresentada pela Comissão do MJ com o documento "A Participação Social nas Prisões".  Nesse processo, o CFESS reafirmou posição sobre a inadiável necessidade da ampliação da representação da comunidade nos Conselhos da Comunidade, portanto, mudando sua composição no Art. 80, e a importância de debater as funções do Conselho e atribuições dos/as conselheiros/as (Art.81), de modo a aproximá-lo dos princípios e diretrizes constitucionais de participação e controle social, em uma política ainda muito impermeável à população.

É importante lembrar que o CFESS, em 2011, oficializou, à Comissão de Apoio e Fomento aos Conselhos da Comunidade/Ministério da Justiça, o debate que o Conjunto CFESS-CRESS vem fazendo sobre a necessidade de alteração dos Artigos 80 e 81 da Lei de Execução Penal (LEP), na perspectiva de que este conselho assuma funções de controle social.

Ao final do Encontro, foi aprovada a Moção "Nenhuma vaga a mais", que cobra do Estado brasileiro a garantia de tratamento digno e de direitos para as pessoas privadas de liberdade, de modo a enfrentar o encarceramento massivo, pois a quantidade de pessoas presas nas cadeias e penitenciárias brasileiras registrou aumento de 35 mil no primeiro semestre de 2012, elevando a população carcerária do Brasil para 550 mil. Dados do CNJ mostram que, nos primeiro seis meses do ano, houve o dobro do aumento registrado em todo o ano passado, desvelando a perspectiva sobre a qual se sustenta a política penitenciária e penal.

Leia a Moção aprovada no Encontro Nacional dos Conselhos da Comunidade

Clique aqui, leia o relatório do GT Conselho da Comunidade e saiba mais

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]