Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 27 de Agosto de 2012.

Comissões do FNTSUAS traçam plano de trabalho
Reunião abordou também a organização do seminário sobre representação e representatividade dos/as trabalhadores/as do SUAS

Grupo se reuniu na sede do CFESS (foto: Diogo Adjuto)

Nesta semana, o CFESS recebeu as entidades integrantes da coordenação nacional do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS) para a reunião bimestral.

Nos dias 17 e 18 de agosto,  a coordenação do FNTSUAS, composta por entidades nacionais e representantes dos Fóruns Estaduais (FETSUAS), reuniu-se na sede do CFESS, em Brasília (DF). As entidades presentes foram o CFESS, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Federação Nacional dos Assistentes Sociais (FENAS); a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI); a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO); o Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (COFFITO); a União Brasileira de Associações de Musicoterapia (UBAM); a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEV); a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e o Conselho Federal de Economistas Domésticos (CFED). Eles se reuniram para traçar o plano de trabalho das comissões do Fórum. Participaram os seguintes FETSUAS: CE, RS, RJ, MS, BA, PR, SC e MG. 

Conforme o artigo 23 do Regimento Interno , "ficam criadas as seguintes Comissões Permanentes, constitutivas do FNTSUAS: I. Formação e Articulação Política; II. Comunicação e Informação; III. Mesa Permanente de Negociação do SUAS – MNN/SUAS; IV. Orçamento e Finanças".

As comissões do FNTSUAS se reuniram pela primeira vez, depois da aprovação do novo Regimento Interno, estabelecido na Assembleia Nacional do Fórum, em abril passado, e traçaram as respectivas ações a serem desenvolvidas para os próximos dois anos.

O segundo dia do encontro teve como pauta o debate sobre a participação do Fórum no GT da Política Nacional de Educação Permanente no SUAS,  criado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), no qual o FNTSUAS está representado pela conselheira do CFESS Esther Lemos. Os/as participantes também fizeram uma avaliação do processo eleitoral no CNAS e sobre a organização do Seminário sobre Representação e Representatividade dos trabalhadores do SUAS nos espaços públicos,  previsto para ocorrer nos dias 19 e 20 de outubro em Brasília.
 
Segundo a conselheira do CFESS Esther Lemos, o grupo conseguiu planejar coletivamente as atividades, tematizando as demandas comuns.  "O destaque foi para o fortalecimento do espaço do FNTSUAS na representação da bancada dos/as trabalhadores/as no CNAS", ressaltou a conselheira.

Outro destaque, segundo Esther Lemos,  foi a participação dos FETSUAS, trazendo as demandas do processo organizativo do conjunto dos/as trabalhadores/as dos respectivos estados para o FNTSUAS. "Estamos trabalhando no fortalecimento do FNTSUAS e no processo de organização dos FETSUAS e dos Fóruns Municipais (FMTSUAS)", completou a conselheira.

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]