Segunda, 18 de Junho de 2012.
O SUS é de todos/as!
CFESS participa do Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde
Carregando...

Professora Maria Inês Bravo abriu os debates do seminário da Frente Nacional (foto: CFESS)

Após os debates sobre o Serviço Social na Educação, o CFESS participou, também em Maceió (AL), do Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, da qual é integrante. Nos dias 7, 8 e 9 de junho, representado pelas conselheiras Heleni Ávila e Alessandra Souza, o CFESS se somou a cerca de 300 participantes, que debateram sobre estratégias de luta contra a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como pelo fortalecimento da organização dos Fóruns estaduais e municipais de Saúde.

Além disso, o evento, realizado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), também teve como objetivos proporcionar densidade teórica e debates em torno dos temas que permeiam as lutas dos Fóruns de Saúde e estruturar a agenda de lutas e ações da Frente Nacional. Entre os debates das mesas, constaram assuntos como a experiência dos Fóruns estaduais de Saúde na luta contra a privatização, com palestras de representantes de Fòruns estaduais e da professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Inês Bravo; a crise do capital e as lutas sociais; as lutas contra a privatização da Saúde no campo jurídico; os avanços e retrocessos da Reforma Sanitária e a relação público-privado na Saúde.

A conselheira Heleni Ávila acrescenta que o seminário também contou com grupos de trabalho e com reuniões paralelas da Frente Nacional contra Privatização da Saúde. Além disso, as conselheiras do CFESS também promoveram um encontro entre os/as assistentes sociais presentes ao evento. "Divulgamos as ações efetivadas pelo CFESS, as articulações da Frente Nacional sobre Drogas e Direitos Humanos, bem como a importância de os CRESS e a categoria se engajarem nas lutas contra a privatização da Saúde, com a criação dos Fóruns estaduais e municipais", destacou Heleni Ávila.


CFESS se reuniu com assistentes sociais durante o evento (foto: CFESS)

Estiveram no seminário conselheiros/as dos CRESS Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Alagoas, além de assistentes sociais de base da Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Segundo a conselheira Alessandra Souza, o evento foi marcado ainda pela valiosa participação da população usuária nos debates, como os/as usuários/as dos Centros de Atenção Psicossocial. "A luta da Frente abrange importantes bandeiras de nossa categoria, como a democratização do acesso à Saúde, o controle social, as lutas sociais e a questão da saúde mental", explica a conselheira.

Quem tiver interesse em assistir às mesas do seminário, pode acessar o site http://www.contraprivatizacao.com.br/ e ter mais informações sobre a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e sobre os fóruns estaduais integrantes do movimento. Acesse e faça parte dessa luta!


Grupo reunido após a conclusão do seminário (foto: CFESS)

Clique e acesse o site da Frente Nacional contra Privatização da Saúde


E leia também:

O SUS é de todos/as e não pode ser privatizado!

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br


Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.