Quinta, 10 de Maio de 2012.
Código de Ética comentado será lançado em 14/5. Participe!
Evento acontece em São Paulo. Livro é considerado um marco para reafirmação e defesa da perspectiva ético-política do Serviço Social
Carregando...


Na próxima segunda-feira, dia 14/5, às vésperas do Dia do/a Assistente Social, o Serviço Social brasileiro ganhará um novo instrumento para reafirmação e defesa da sua perspectiva ético-política construída nos últimos 33 anos. Será lançado pela Cortez Editora e pelo CFESS o Código de Ética do/a Assistente Social Comentado, de autoria da assistente social e professora da PUC-SP Maria Lucia Silva Barroco, e da advogada e assessora jurídica do CFESS, Sylvia Helena Terra, e organizado pelo CFESS por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS (CEDH).

O evento vai acontecer no Teatro TUCA, da PUC-SP, das 17h às 18h30, com a participação das autoras e da Coordenadora da CEDH, Marylucia Mesquita. "Será certamente um momento muito emocionante! A gestão Tempo de Luta e Resistência está muito feliz em concluir um processo que se iniciou há quatro gestões do CFESS. O livro representa mais um instrumento para oxigenar o debate em torno de uma outra sociabilidade sem exploração e opressão e fortalecer a categoria do/as assistentes sociais frente aos grandes desafios éticos cotidianos na afirmação do projeto ético-político profissional ", ressalta Marylucia.

Para a presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues Ramos, "o livro constitui-se em mais uma contribuição do Conjunto CFESS-CRESS para o aprofundamento e espraiamento do debate ético na categoria profissional. Acreditamos na potencialidade desta produção para contribuir na reafirmação do projeto de emancipação da classe trabalhadora, nesse tempo histórico de luta e resistência".

O livro traz o Código de Ética Profissional comentado em seus fundamentos sócio-históricos e ontológicos as suas reais possibilidades de materialização na conjuntura atual. Tudo isso fundamentado em uma perspectiva de ética libertária e anticapitalista.

"Não havia até agora um texto acadêmico destinado a comentar o Código de Ética em vigor, de 1993, na sua totalidade. Com a organização deste livro, o CFESS oferece ao/à leitor/a elementos teóricos, mas também políticos, éticos e técnico-operativos", afirma no texto da orelha do livro, a professora e pesquisadora da Escola de Serviço Social da UFRJ, Marlise Vinagre.

"Este livro reúne, portanto, duas grandes intelectuais e militantes que, ao comentarem o Código de Ética vigente, nos oferecem bem mais que comentários. São densas reflexões sobre os fundamentos teóricos e direção social que objetivam o projeto ético-político no entendimento da ética, da liberdade, da democracia e dos direitos humanos. É um convite à análise crítica sobre o ideário liberal que insiste em nos rodear e sobre o relativismo ético tão amplamente disseminado neste momento histórico de crise estrutural do capital" comenta, no prefácio, a professora e pesquisadora do curso de Serviço Social da UFRN e ex-coordenadora da CEDH-CFESS, Silvana Mara Morais dos Santos.

Sobre as autoras
Maria Lucia Silva Barroco é assistente social, doutora em Serviço Social, professora de Ética profissional e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Direitos Humanos (NEPEDH) do Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço social da PUC-SP. Foi membro da comissão nacional de reformulação do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (1993).

Sylvia Helena Terra é advogada, atuou como assessora jurídica do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Conselho Regional de Estatística de São Paulo; Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo e atua como assessora jurídica do CFESS desde 1990. É autora do módulo "Ética e Instrumentos Processuais" do Curso Ética em Movimento coordenado e realizado pelo CFESS.

Anote
Lançamento do Código de Ética do/a Assistente Social Comentado
14 de maio de 2012, segunda-feira, de 17h às 18h30
Local: Teatro TUCA/PUC-SP. Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes. São Paulo – SP.
Para adquirir: http://www.cortezeditora.com.br/ 


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.