Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 19 de Março de 2012.

CFESS debate o direito à cidade com movimentos sociais
Conselho Federal participa do Encontro Nacional do Fórum da Reforma Urbana em SP

Encontro Nacional do FNRU lotado para o debate sobre o direito à cidade (foto: CFESS)

O Conselho Federal marcou presença no Encontro Nacional do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU) nos dias 15, 16 e 17 de março, em São Paulo (SP), com a participação da assistente social Tânia Diniz, que é representante do CFESS no FNRU. O evento foi organizado pela coordenação do Fórum e ocorre a cada dois anos, reunindo movimentos sociais e diferentes sujeitos políticos para debater sobre o direito à cidade.

Nos três dias de conferências, oficinas e painéis, o objetivo foi de subsidiar os diferentes sujeitos políticos participantes do encontro, nas estratégias a serem adotadas para o avanço da luta pela reforma urbana e pelo direito à cidade no Brasil.

“A grave crise urbana que vivemos na atualidade, produto da dinâmica capitalista de produção, mercantilização e gestão das cidades, alimenta a criminalização dos movimentos sociais, a militarização dos espaços públicos e as diferentes formas de desigualdade e segregação socioespacial, porque responde a interesses particulares da burguesia brasileira, que defende um projeto societário cujo norte é o livre desenvolvimento econômico, com a manutenção da concentração da riqueza e da terra, afirmou a representante do CFESS.

Após os intensos debates, e sob a premissa de que a luta pela cidade justa é a luta pelos direitos para todas e todos, o Fórum aprovou estratégias de luta e encaminhamentos para o fortalecimento dessa frente de atuação:

fomentar a implementação da PLANHAB (Política Nacional de Habitação), que está sendo ignorada com a implantação do programa “Minha Casa Minha Vida”;

criticar a falsa polêmica da resposta à questão: o que constrói a democracia? A mobilização e luta na rua ou o fortalecimento da democracia representativa. A mobilização social na luta pela efetivação dos direitos e o fortalecimento dos espaços de participação são estratégias que se complementam e necessárias para reforçar a agenda da reforma urbana;

expressar nas políticas urbanas e sociais as lutas e demandas das mulheres, como a descriminalização e legalização do aborto, com atendimento na rede pública de saúde;

rever a formatação do programa Assessoria Técnica, para uma dimensão regional, pública, contínua e que possibilite recursos para equipes multidisciplinares;

colocar e defender a questão da função social da propriedade no centro da agenda urbana, denunciando a aliança dos governos com o capital imobiliário, a especulação imobiliária, os despejos produzidos pelos megaprojetos.

CFESS no debate
O Conselho Federal está na luta pelo direito à cidade. Em outubro de 2011, o CFESS promoveu o Seminário Nacional Serviço Social e a Questão Urbana no Capitalismo Contemporâneo. O evento, organizado pelo CFESS em parceria com os CRESS representando as cinco regiões do país, também discutiu a questão urbana e a inserção do/a assistente social neste debate. Cerca de 600 pessoas, entre assistentes sociais, estudantes e profissionais de outras áreas garantiram participação no evento. Abaixo seguem os links para o debate ocorrido no Seminário.

Relembre:

CFESS Manifesta Seminário Nacional Serviço Social e a Questão Urbana


Movimentos sociais emocionam primeiro dia de Seminário

O Serviço Social luta por uma cidade justa e igualitária

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]