Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 26 de Outubro de 2011.

Comissão Nacional Eleitoral homologa resultado das eleições em 2ª convocação
Condução democrática e transparente marca pleitos do Conjunto CFESS-CRESS

Arte: Rafael Werkema

Nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, os/as assistentes sociais regularmente inscritos/as nos regionais podem votar. Quanto maior a participação da categoria, maior a legitimidade do processo. E foi exatamente o que aconteceu com as eleições em 2ª convocação nos CRESS da 2ª Região – MA, 5ª Região – BA, 15ª Região – AM, 17ª Região - ES e para a Seccional de Bauru do CRESS da 9ª Região – SP. A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) homologou, por meio da Resolução CFESS n.º 618, de 24 de outubro de 2011, o resultado final dos pleitos, reproduzido no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 26 de outubro.

As novas gestões tomarão posse nos dias 28 ou 29 de outubro. É importante ressaltar também que o CRESS 13ª Região – PB e as Seccionais Acre do CRESS 23ª Região – RO e Montes Claros, do CRESS 6ª Região – MG ainda realizam os processos eleitorais para a gestão 2011-2014. O novo calendário eleitoral para esses regionais também foi publicado no DOU nesta quarta-feira, em virtude de ajustes necessários após o fim da greve dos Correios. Nestes, a posse ocorrerá nos dias 15, 16 ou 17 de dezembro.

A presidente da CNE, Ramona Carlos, enfatiza que o/a assistente social, ao votar, elege representantes que contribuirão para a qualificação e o aprofundamento dos debates sobre a profissão e sua organização política. "O CFESS é o único conselho federal de regulamentação profissional cuja direção é eleita pelos/as profissionais por meio de voto direto não obrigatório. Em outras categorias, a diretoria é indicada pelos conselhos regionais por meio de assembleia", explica.

Vale destacar também que o CFESS é o único conselho em nível federal que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação democrática.

Veja também:

Resolução CFESS n.º 618/2011

Acesse o Calendário das Eleições

Conheça e baixe o Código Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]