Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 30 de Janeiro de 2024.

CFESS divulga nota de pesar e solidariedade ao povo indígena Pataxó Hã-hã-hãe
Confira o texto de denúncia da violência contra os povos indígenas

Card com ilustração de um tablet traz a mensagem do CFESS, de pesar e solidariedade ao povo indígena Pataxó.Arte: Rafael Werkema/CFESS

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) recebeu com pesar a notícia do falecimento da indígena Pataxó Hã-hã-hãe, vítima de homicídio no dia 21 de janeiro de 2024. Manifestamos solidariedade ao povo Pataxó Hã-hã-hãe, ecoando vozes de denúncia da violência contra os povos indígenas e defesa dos seus territórios.

Nega Pataxó, como era conhecida, foi alvejada por disparos de arma de fogo por fazendeiros integrantes de um grupo denominado Movimento Invasão Zero. A terra indígena Caramuru-Catarina Paraguassu está situada na região de Potiraguá, sul da Bahia. Além do homicídio consumado de Maria de Fátima, seu irmão, Nailton Muniz, cacique Pataxó, também foi vítima de tentativa de homicídio e outras indígenas também foram hospitalizadas.

O conflito está relacionado à retomada de uma área tradicional indígena situada entre os municípios de Pau Brasil, Camacan e Itaju do Colônia. O CFESS reconhece a histórica invasão da terra indígena iniciada ainda no período colonial, que persiste até os dias atuais.

O Serviço Social brasileiro também identifica a necessidade de reparação histórica, por meio da demarcação das terras indígenas pelo Estado brasileiro e repudia toda e qualquer forma de violência e de violação dos direitos humanos dos povos indígenas.  

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade (2023-2026)