Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 29 de Janeiro de 2024.

Dia da Visibilidade Trans: assistente social respeita, reconhece e valoriza!
Confira a seleção de documentos para baixar

 

A defesa de direitos da população trans é compromisso ético de assistentes sociais e bandeira de luta do serviço social brasileiro, e precisa ser materializada no cotidiano profissional, com a população usuária e demais categorias profissionais.

 

Baseado neste compromisso, o CFESS acompanhou, em Brasília (DF) no último dia 28/1, a 1ª ‘Marsha’ Trans do Brasil, organizada pela  Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e pelo e Instituto Brasileiro De Transmasculinidades (Ibrat).

 

A 'Marsha' recebe essa grafia em referência à ativista Marsha P. Johnson, ativista trans negra, artista e profissional do sexo, que foi uma das figuras mais proeminentes do movimento pelos direitos LGBTQIA+ nas décadas de 1960 e 1970, em Nova York.

 

A participação de assistentes sociais na 'Marsha' reforça o compromisso da categoria no atendimento e defesa dos direitos de pessoas trans e travestis.  um trabalho reconhecido pela população usuária e pelos movimentos sociais, como aponta a agenda 2024 assistente social. 

 

 

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2024, o CFESS realizará em belo horizonte (MG), junto com o CRESS-mg, o seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans. O evento, gratuito, é uma deliberação do 50º Encontro Nacional! Aguarde novas informações!

 

“A categoria de assistentes sociais foi a primeira a se levantar pra dizer que nós éramos pessoas que precisávamos de afeto, de atenção e de um olhar diferenciado da sociedade e das autoridades públicas. O Serviço Social é tão necessário quanto a comida que as pessoas trans consomem com muito sofrimento, com muita luta, empurradas para a prostituição, mais de 90% delas busca lá o seu sustento”, diz trecho do depoimento de Jovanna Baby, presidenta do Fórum Nacional  de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), para a Agenda 2024 Assistente Social.

 

“Assistentes sociais são profissionais fundamentais para que, não só tenhamos direitos garantidos, mas também possibilidades de enxergar políticas sociais que respeitem nossos corpos!”, afirma Ariel, estudante de Serviço Social e militante.

 

 

 

Agenda e Planejador 2024

 

Nos materiais, é possível ler na íntegra o depoimento de militantes do movimento Trans explicando por que o Serviço Social é um importante aliado nesta pauta! 

 

Baixe o e imprima o planejador (formato PDF)

 

Matérias

 

Diversidade Trans: assistentes sociais atendem e também compõem essa população. O Serviço Social está por dentro do debate

 

Sou assistente social trans... Somos resistência!

 

Visibilidade trans: infelizmente, Brasil lidera ranking de mortes de pessoas dessa população

 

Atendimento no Conjunto CFESS-CRESS 

 

O Conjunto CFESS-CRESS também lançou, em 2019, o folder “Orientações para o atendimento de pessoas trans e travestis no Conjunto CFESS-CRESS”. Trata-se de um documento didático e explicativo que oferece subsídios para um atendimento que reconheça e respeite a expressão e identidade de gênero das pessoas trans nos Conselhos Regionais e no Conselho Federal de Serviço Social.  

 

Acesse o folder aqui!  

 

Caderno sobre a Transfobia  

 

O quarto caderno da série “Assistente Social no combate ao preconceito”, lançado pelo CFESS, trata da Transfobia e mostra o preconceito e a discriminação relacionados à identidade de gênero. Apesar de apontar para um grande campo que se costuma chamar de diversidade sexual e de gênero, a sigla LGBT+ agrupa uma variedade de identidades sociais que, embora sejam conformadas por expressões semelhantes do preconceito, também têm características próprias, histórias e demandas distintas por direitos. Nesse caso, o enfoque é sobre o preconceito que transexuais, travestis e pessoas transgêneros sofrem.  

 

Clique aqui para acessar  

 

Livro - Seminário Diversidade Trans  

 

O livro reúne o conteúdo das palestras do Seminário Nacional Serviço Social e Diversidade Trans: exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero, que ocorreu na cidade de São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho de 2015. O evento foi realizado em conjunto com o CRESS-SP, a partir de uma deliberação do 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, e se propôs a ampliar o debate junto às/aos assistentes sociais, acumulando conteúdo político e teórico relacionado à identidade de gênero, bem como aos direitos das pessoas trans, reafirmando a posição contrária a todas as formas de patologização.  

 

Leia aqui a publicação! 

 

--

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Rafael Werkema - JP-MG 11732

[email protected]