Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 04 de Dezembro de 2023.

Assistentes sociais se reúnem na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social
Evento ocorre em Brasília de 5 a 8 de dezembro e o CFESS marca presença com atividades

Card com fundo azul traz ao centro a ilustração de pessoas diversas, com ilustração em homenagem à assistente social Simone Albuquerque à frente e o texto assistentes sociais na 13ª conferência.Arte: Rafael Werkema/CFESS

Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social ocorrerá em Brasília de 5 a 8 de dezembro de 2023. O CFESS estará presente e realizará atividades com assistentes sociais durante o evento. Além disso, uma nova edição do informativo “CFESS Manifesta”, produzida especialmente para a conferência, será distribuída para as(os) participantes, além de outros materiais que estarão disponíveis.  
 
No dia 5/12, primeiro dia de conferência, o CFESS realizará a atividade “Reflexões sobre feminismo e o trabalho com mulheres na política de assistência social”, às 16h em sala a ser definida pela organização do espaço conferencial. Esta atividade propõe refletir sobre o trabalho com mulheres na assistência social em uma perspectiva feminista. A ideia é debater o conteúdo sobre Estado, questão social e neoliberalismo sob uma análise feminista, com o intuito de problematizar o conservadorismo que tem culpabilizado/responsabilizado as mulheres pelas expressões da questão social, em particular, no âmbito da política de assistência social.  
 

Durante a atividade, participantes receberão um kit com publicações recentes do CFESS, como edições do “CFESS Manifesta” e novos livros da coleção “Diálogos do Cotidiano” e “Assistente social no combate ao preconceito”, além do documento sobre “Opinião Técnica em Serviço Social”.  

Clique aqui e conheça as publicações do CFESS

 
Nesse mesmo dia e horário, haverá também atividade autogestionada organizada pelo Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS), em que o CFESS compõe a coordenação nacional juntamente com outras entidades nacionais de trabalhadoras(es) do SUAS. A atividade será: “A reconstrução do SUAS passa pela valorização e reconhecimento das(os) trabalhadoras(es) por meio da desprecarização do trabalho e cumprimento das prerrogativas previstas na NOB-RH/SUAS”.  
 

Nova edição do “CFESS Manifesta” 
 

A gestão do CFESS preparou um informativo especial para a 13ª conferência, com o mote “Assistência social é direito do povo!” e uma ilustração em homenagem à assistente social Simone Albuquerque, figura de referência na luta pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).  
 

No documento, o Conselho Federal defende que “o processo conferencial é importante espaço de mobilização e controle social na defesa da política de assistência social no Brasil e momento fundamental para reafirmarmos o lugar da assistência social na seguridade social brasileira”. Além disso, acrescenta que “como assistentes sociais, nos somamos a essa compreensão, reafirmando a defesa do SUAS que queremos, com investimento público, concursos públicos para composição das equipes, com condições de acompanhamento, planejamento e articulações nos serviços socioassistenciais, sem imposições e desmandos que imprimem posições autoritárias e que cerceiam direitos da população e ferem, por vezes, a autonomia profissional”. 
 
Acesse aqui o ‘CFESS Manifesta’ da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social 
 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

[email protected]