Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 24 de Novembro de 2023.

Nota de pesar: Márcia Biondi Pinheiro
Assistente social vivenciou a reconceituação da profissão e deixou sua marca no Controle Social

Card em tons de verde tem a foto de Marcia ao centro. Ela está sorrindo, com o rosto apoiado sobre o braço e flores na cabeça.Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

O CFESS vem a público lamentar o falecimento da ex-conselheira, assistente social e professora Márcia Biondi Pinheiro, figura histórica do Serviço Social brasileiro, que participou da renovação da profissão e vivenciou em Minas Gerais o chamado “Método BH”, que levou a categoria de assistentes sociais a assumir, entre os anos de 1970 e 1980, o compromisso com o processo de educação política das classes populares e a transformação da sociedade, em oposição ao conservadorismo da profissão à época.  

 

A mineira Márcia Pinheiro foi militante da Associação Profissional de Assistentes Sociais de Minas Gerais, participou do III Encontro das Entidades Sindicais, que antecedeu o CBAS de 1979, e vivenciou o “Congresso da Virada”, que marcou a ruptura do Serviço Social com o tradicionalismo. 

 

Dedicou-se também a estudar e participar do Controle Social, especialmente da Política de Assistência Social, vindo a ser presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social (2009-2010) e produzindo inúmeras publicações sobre o tema. 

 

Márcia deixa um legado significativo na transformação da profissão e uma marca na Política de Assistência Social. Que sua luta ecoe ainda por muitas décadas! 
 

Márcia Biondi Pinheiro, presente! 
 

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) 

Gestão “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade" (2023-2026)