Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 21 de Junho de 2023.

Live debate sobre “Orçamento e Financiamento das Políticas Públicas”
Economista e professor da UnB, Evilásio Salvador, abordará os efeitos dos ajustes fiscais no SUAS e na Seguridade Social

Card azul traz logo das entidades, tema da live e foto dp Professor Evilásio, homem branco de cabelos grisalhos e óculos. Ao fundo uma imagem que remete a um calabouço da austeridade(arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

Nesta quarta-feira (21/6), a partir das 19h30, o Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS), com o apoio do CFESS, promoverá um importante debate sobre o orçamento e financiamento das políticas públicas e os efeitos dos ajustes fiscais no SUAS e na Seguridade Social.

 

O objetivo central do debate é discutir como os ajustes fiscais têm precarizado os serviços e equipamentos públicos no âmbito da política de Assistência Social, afetando diretamente a vida das trabalhadoras, dos trabalhadores e da população usuária desses serviços.

 

O evento faz parte da série preparatória "FNTSUAS na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social" e contará com a participação do economista e professor da Universidade de Brasília (UNB), Evilásio Salvador, especialista no tema.

 

"A realização deste debate cumpre um papel importante de diálogo com as/os trabalhadoras/es do SUAS em preparo ao processo da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, promovendo com centralidade a discussão sobre o orçamento e o financiamento das políticas públicas e os impactos das medidas de austeridade fiscal propostas pelo governo no Suas e na Seguridade Social. Sabemos que sem financiamento não há políticas públicas!, enfatiza o conselheiro do CFESS, Agnaldo Knevitz.

 

A coordenadora da Comissão de Seguridade Social do CFESS, Karen Albini, destaca a importância do apoio institucional do Cfess na promoção desta live e reforça que debater o orçamento público e investimento em Políticas Públicas integrais é garantir a construção da Seguridade Social em uma perspectiva ampliada de garantia de direitos, como apontam as bandeiras de luta do Serviço Social.

 

FNTSUAS e as conferências

 

O FNTSUAS tem convocado os fóruns estaduais, regionais e municipais, bem como suas próprias entidades e organizações de trabalhadores, para construir coletivamente as Conferências de Assistência Social, que acontecerão em todo o país ao longo de 2023.

 

A 13ª Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e será realizada no período de 5 a 8 de dezembro de 2023.

 

As Conferências Municipais já estão ocorrendo (3 de abril a 15 de julho de 2023), preparando para as etapas estaduais (16 de agosto a 16 de outubro de 2023).

 

Para acompanhar o debate, basta acessar as redes sociais do FNTSUAS e do CFESS, onde a transmissão ao vivo estará disponível.

 

“É hora de unir forças e defender o SUAS e seus trabalhadores/as.Não perca essa importante discussão sobre o futuro das políticas públicas e a necessidade de resistência diante dos desafios impostos pelos ajustes fiscais”, aponta o Fórum.

 

Sobre a live

 

Quarta (21/6/2023), a partir das 19h30

Tema: Orçamento e Financiamento das Políticas Públicas: impactos dos ajustes fiscais no SUAS e na Seguridade Social

Debatedor: Evilásio Salvador, economista, professor da UNB e pesquisador sobre o tema.

Atenção: Não haverá emissão de certificado.

 

 

--
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026
Comunicação/CFESS
Rafael Werkema - JP/MG 11732
[email protected]