Sexta, 22 de Julho de 2016.
Inserção do CFESS nos espaços de controle social é tema de oficina nesta semana
Conselho reúne as representações para debater sobre os desafios e as bandeiras de luta do Serviço Social
Carregando...

Imagem da reunião do CFESS com as representantes nos espaços de controle socialGestão do CFESS reúne as representantes nos espaços de controle social (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

O CFESS está inserido em uma série de espaços de participação e controle social. São fóruns, frentes, conselhos de políticas e direitos, como o Conselho Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Assistência Social, o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, o Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda), dentre outros. Mas, para essas atividades, o CFESS também participa por meio de representantes, que são assistentes sociais indicados pela gestão do Conselho Federal, atuantes nas diversas áreas específicas.

 

Para debater sobre o papel dessas representações e os desafios a serem enfrentados na conjuntura atual, de acordo com as bandeiras de luta e ações estratégicas aprovadas pela categoria de assistentes sociais no 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS (ocorrido em 2014), o Conselho Federal reuniu as representantes nos diversos espaços na oficina Representações do CFESS nos Espaços de Participação e Controle Social. O debate ocorreu nesta quinta e sexta (21 e 22/7), em Brasília (DF) e teve a participação da gestão do CFESS.

 

A coordenadora da Comissão de Seguridade Social do CFESS, Nazarela Rego, avalia que este espaço de discussão é fundamental para socialização das representações e dos desafios e possibilidades que cada fórum/conselho coloca para as estratégias de controle social construídas pelo Serviço Social. “A socialização das representações teve como referência a politica social/área articulada com as deliberações/bandeiras de luta/ações estratégicas do Conjunto CFESS-CRESS. Realizamos análise da atual conjuntura brasileira e seus rebatimentos nefastos para as políticas públicas, em especial para a seguridade social”, explica a conselheira.

 

Nazarela Rego acrescenta que o debate também abordou sobre como vem se dando a organização dos espaços de representação, quais parcerias vêm sendo estabelecidas com outras categorias profissionais e movimentos sociais, as interface com as políticas sociais, os desafios postos, os impactos das deliberações dos espaços para categoria, trabalhadores/as e usuários/as e as estratégias que serão adotadas coletivamente.

 

Representações avaliam

Para a assistente social e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Rodriane Souza, que representa o CFESS na Câmara Técnica de Intensivismo, Urgência e Emergência da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, o debate foi de extrema importância.  “Podemos aqui discutir os desafios e impactos da conjuntura atual brasileira para o exercício profissional, para o Conjunto CFESS-CRESS e para as representações. Temos a tarefa de fortalecer a organização dos/as trabalhadores/as, dos/as usuários/as e a inserção do Serviço Social nesta direção, especialmente em uma conjuntura tão adversa”, avalia a assistente social.

 

Cheila Queiroz, assistente social da Bahia, que representa o CFESS no Conanda, avalia positivamente a discussão coletiva entre as representações. “Nossa construção objetiva materializar as ações e deliberações do Conjunto CFESS-CRESS nos espaços em que estamos inseridas. Os desafios são grandes, principalmente diante do conservadorismo com o qual nos defrontamos e que vai contra as bandeiras de luta defendidas historicamente pelo Serviço Social”, conclui ela.


Acesse e conheça o folder-cartaz “Bandeiras de Luta”

 

Baixe também a cartilha "Bandeiras de Luta"

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.