Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 03 de Março de 2016.

Projeto ‘CFESS na Estrada’ 2016 já começou
Primeiros estados a receberem a visita foram Ceará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul

Imagem da reunião entre o CRESS-CE e o CFESS em FortalezaCRESS-CE foi um dos já recebeu o projeto em 2016 (foto: Jefferson Passos/CRESS-CE)

 

Os estados do Ceará, Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul foram os primeiros a receber a visita do projeto ‘CFESS na Estrada’ em 2016. Durante os dias 21 e 22 de janeiro, foi a vez do CRESS-CE , de 26 a 29 de janeiro foi o CRESS-RS e, nos dias 25 e 26 de fevereiro, quem recebeu o projeto foi o CRESS-MS.

 

Em Fortaleza (CE), o CFESS foi representado pelas conselheiras Esther Lemos, Nazarela Guimarães, Daniela Neves e Erlênia Sobral, juntamente com o assessor contábil Vilmar Medeiros e a assessora jurídica Sylvia Terra.

 

Um dos assuntos em pauta foi a expansão da oferta de cursos de extensão em Serviço Social no estado, que tem sido oferecidos como graduação. A ideia foi articular mecanismos jurídicos para combater esse tipo de precarização do ensino em Serviço Social. Além disso, também foram discutidos assuntos contábeis, licitações e questões trabalhistas.

 

A vice-presidente do CFESS, Esther Lemos, destacou a importância da presença do Conselho Federal neste projeto, que vem no sentido de garantir a autonomia dos Regionais, fortalecendo o legado construído pelo Conjunto CFESS-CRESS.  “Nosso objetivo é de aproximar as gestões do CFESS e dos CRESS, para a construção de uma unidade politica e procedimental, consolidar o compromisso com a categoria, tornando as ações ainda mais transparentes e democráticas”, afirmou a conselheira.

 

Para a presidente do CRESS-CE, Jossuleide Cavalcante, a visita foi um importante momento. "Penso ser muito interessante para o nosso conselho termos esse contato. O CFESS enxergando de perto o cotidiano da administração da gestão e a nossa atuação política, conhecendo nossa realidade e se envolvendo nela”, avaliou a conselheira.

 

Em seguida, de 26 a 29 de janeiro, participaram das reuniões em Porto Alegre (RS) o conselheiro Maurílio Matos, as conselheiras Nazarela Guimarães, Maria Bernadete Medeiros e Juliana Melim, bem como o assessor jurídico Vitor Alencar e o assessor contábil Vilmar Medeiros, juntamente com conselheiros e conselheiras do CRESS-RS, além de trabalhadores/as do regional. 

 

Imagem da reunião entre o CFESS e o CRESS-MSCFESS também foi ao MS, na terceira visita do projeto neste ano (foto: Vanessa Scaquete/CRESS-MS)

 

Já em Campo Grande (MS), o presidente do CFESS, Maurílio Matos, acompanhado da conselheira Sandra Teixeira, do assessor jurídico Vitor Alencar e do assessor contábil Vilmar Medeiros, participou dos dois dias de reunião com a gestão e trabalhadores/as do CRESS-MS. A pauta abordou assuntos administrativos e financeiros do CRESS, com destaque para questões trabalhistas, do registro profissional e inadimplência. Também foram discutidas questões de ética e fiscalização, quando foi evidenciado o processo de interiorização da fiscalização profissional, associada à mobilização de assistentes sociais para compor os Núcleos Regionais de Serviço Social (Nucress), que são espaços de articulação e organização política desses/as profissionais.

 

Para Maurílio Matos, “o projeto ‘CFESS na Estrada’ serve como um instrumento de troca de informações para tirar dúvidas e dialogar, sem a intenção de fiscalizar”. O presidente do CRESS-MS, Valdereis Freitas de Souza, considera o encontro necessário para esclarecer de perto as dúvidas do conselho regional. “Esse contato nos possibilita dar respostas com mais precisão à categoria, que, muitas vezes, nos cobra um posicionamento mais aprofundado de diferentes situações”, avalia o conselheiro.

 

Com vistas a fortalecer o Conjunto CFESS-CRESS e defender a profissão, o projeto ‘CFESS na Estrada’ irá também ao DF, TO, SE e RJ. O projeto do Conselho Federal visa a conhecer de perto a rotina dos regionais em todo o país, bem como debater os desafios e estratégias na atuação dos CRESS e Seccionais.

 

Com informações do CRESS-CE, CRESS-RS e CRESS-MS 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]