Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 31 de Outubro de 2014.

CFESS vai ao Maranhão para debater sobre o trabalho de assistentes sociais na Saúde
Evento reúne profissionais de base e agentes fiscais

Imagem da mesa da qual participou o presidente do CFESS, Maurílio Matos, no seminário em São Luís. Presidente do CFESS, Maurílio Matos, participou do evento no Maranhão (foto: André Souza/CRESS-MA)

 

O CFESS participou do seminário Serviço Social, Saúde e Atribuições Profissionais, realizado pelo CRESS-MA, em Sâo Luís no dia 24 de outubro. No evento, o Conselho Federal foi representado pelo presidente, Maurílio Matos, que compôs a mesa-redonda sobre os desafios do Serviço Social na Saúde e as atribuições dos/as profissionais.

 

No evento, assistentes sociais maranhenses que atuam na área puderam debater sobre diversos temas que perpassam a realidade profissional na Saúde. Além do conselheiro do CFESS, o seminário trouxe também para os debates as agentes fiscais do CRESS-MA, Lucilene Ferreira e Edivana Siqueira.

 

Para o presidente do CFESS, Maurílio Matos, a categoria tem enfrentado os impactos da privatização da saúde pública em todo o Brasil. “Esse processo gera a intensificação do trabalho, com o aumento de demandas e enxugamento no quadro de profissionais, de direitos do/a trabalhador/a e de condições técnicas para a realização das atividades”, disse.

 

Ele ressaltou a importância de momentos como o seminário, com o objetivo de intensificar o debate sobre a realidade profissional e os desafios a serem enfrentados. “A estratégia do CRESS-MA, com a devolução dos dados das visitas de fiscalização, confirma um compromisso com o aprimoramento profissional dos/as assistentes sociais, expressando, assim, a dimensão pedagógica da ação de fiscalização do Conjunto CFESS-CRESS”, afirmou.

 

Segundo a presidente do CRESS-MA, Ana Margarida, as ações de fiscalização tem papel fundamental para o fortalecimento da profissão. “O evento mostrou que, além da função precípua de identificar irregularidades, corrigir falhas e fazer com que o exercício profissional seja ético e exatamente como determina o ordenamento jurídico, a Fiscalização possui, também, um importante papel pedagógico no sentido de levar conhecimento e potencializar aprendizados”, ressaltou.

 

Contra a privatização
É importante lembrar que o CFESS integra a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, entendendo a saúde pública, gratuita e universal como direito de todos/as e dever do Estado e contra todo tipo de privatização (repasse de fundo público para iniciativas privadas).

 

A inserção nesse movimento se dá não só em decorrência de deliberações do Encontro Nacional CFESS-CRESS, mas também na direção da defesa dos direitos da classe trabalhadora e da população brasileira.

 

Conheça mais sobre a Frente da Saúde e acesse o site

 

Com informações do CRESS-MA

 

Conselho Federal de Serviço Social  (CFESS)
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017)
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]