(Arte: Rafael Werkema/CFESS)
Para começar a semana em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o CFESS lança hoje o manifesto "Vidas Negras Importam"! Porque racismo se combate todo dia, em todos os lugares, inclusive no exercício profissional cotidiano.
O documento integra o conjunto de ações da Campanha de Gestão (2017-2020) Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. A ideia é que a categoria possa usar o documento nos seus espaços de trabalho, dialogando com a população usuária do Serviço Social, além de utilizá-lo nas salas de aula e em outros espaços socioocupacionais.
"O direito à vida tem sido literalmente negado à maior parte da população negra desse país. As mortes violentas são a expressão mais visível disso, mas o direito à vida é negado de inúmeras outras formas: quando cresce a violência obstétrica, que afeta predominantemente mulheres negras sem acesso a consultas e exames pré-natais; quando o próprio Ministério da Saúde afirma que as chances de crianças negras morrerem por desnutrição são 90% maiores do que a de crianças brancas; quando 91% das famílias sem habitação nesse país se encontra na faixa de renda de até 3 salários mínimos, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e sabemos que, entre estas, a maioria absoluta é composta de pessoas negras", dzi trecho do CFESS Manifesta.
Nesse mês de novembro, o Conjunto CFESS-CRESS está organizando uma agenda intensa de atividades decorrentes da Campanha. Hoje e amanhã (19 e 20/11), CFESS e CRESS-RJ têm presença garantida em atos e manifestações no Rio de Janeiro.
Veja também com o CRESS de sua região a programação que ele está preparando. Estão sendo organizadas atividades por todo o Brasil!
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
[email protected]