Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 17 de Fevereiro de 2023.

Eleições CFESS-CRESS: quórum mínimo para a votação está definido
Participação da categoria é fundamental para legitimar escolha das gestões dos Conselhos

Card bege traz desenho de uma mão clicando em uma caixa de seleção e dela um ramo da árvore que ilustra o Código de Ética. texto sobre as eleições

Arte: Rafael Werkema/CFESS

Nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, quanto maior a participação da categoria, maior a legitimidade do processo. Sabe por quê? Nos Conselhos de Serviço Social, a direção é eleita por profissionais por meio do voto direto, não obrigatório. Mas, embora o voto não seja obrigatório, o CFESS e os CRESS também fazem a combinação com o quórum mínimo. Ou seja, para que a diretoria do CFESS ou de um CRESS ou da Seccional seja eleita, é preciso que um número mínimo de assistentes sociais participe da votação. Esse número, que é o quórum mínimo, já está definido para cada estado e para o CFESS. 

 
A presidenta da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), conselheira Carla Pereira, explica a importância dessa estratégia. “A adoção do quórum mínimo expressa o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação política democrática. Entendemos que o voto de cada assistente social é um direito político, por meio do qual a escolha da gestão se legitima”, afirma a conselheira.  
 

Em cumprimento ao que determina o Código Eleitoral - Resolução CFESS 919/19 - o quórum mínimo para o CFESS, CRESS e Seccionais é de 15% do total de profissionais aptas/os a votar. No caso do Conselho Federal, o número definido para o quórum será de 18.802 nas eleições 2023, considerando o total de 125.325 profissionais aptas/os a votar. 

 
Como faço para votar? 
 

Neste mês, o CFESS lançará o site de votação. Por meio dele, cada assistente social poderá acessar, criar uma senha e votar, pelo celular ou pelo computador! Por isso, é fundamental que cada assistente social tenha seus dados atualizados no CRESS de seu estado até o dia 03 de março, em especial o endereço de e-mail pessoal e o número de celular.   

 
Vai ter Live! 
 

A Comissão Nacional Eleitoral promoverá uma transmissão ao vivo, para que a chapa única concorrente à direção do CFESS possa debater com a categoria, por meio de perguntas previamente enviadas, bem como apresentar as propostas de sua Carta-Programa para a gestão 2023-2026. A data prevista é no dia 09 de março, e será divulgada previamente pelo CFESS e pela CNE.  
 

“A participação de assistentes sociais nesse evento de apresentação da Chapa para o CFESS permitirá interação e explicitar algumas propostas, respeitando o princípio democrático do Conjunto CFESS-CRESS e da nossa profissão. Assim, convidamos a categoria a conhecer as chapas concorrentes aos CRESS e ao CFESS e a votar nos dias 14, 15, e 16 de março, pela internet!” ressalta a assistente social Daniela Neves (RN), membro da CNE. 

Confira todos os documentos e calendário das eleições clicando aqui

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023

Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

Analista/Jornalista

[email protected]