Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 27 de Julho de 2022.

Comunicação é direito de todas as pessoas! Se é um direito, tem a ver com o Serviço Social
Sabe por que o assunto é estratégico para a atuação profissional da categoria?

Card com fundo azul traz a arte para o 6º Seminário de Comunicação CFESS-CRESS, com um círculo central amarelo, dentro do qual há símbolos de redes sociais e instrumentos de comunicação, além da árvore símbolo do Serviço Social.Seminário debaterá a relação entre Comunicação e Serviço Social (Arte: Rafael Werkema/CFESS)

Você se lembra que, durante a pandemia de Covid-19, algumas instituições de saúde passaram a demandar divulgação de boletins de saúde e comunicação de óbito por assistentes sociais? Lembra também que o CFESS, por meio da Orientação Normativa nº 3/2020, explicou que estas não são atribuições profissionais de assistentes sociais?  
 

Por outro lado, percebeu que a comunicação está sempre presente na atuação profissional da categoria, seja pelo diálogo com usuários e usuárias, seja pela escuta e acolhimento das demandas, seja pelo trabalho de orientação que é feito, seja na produção de laudos, pareceres e estudos?
 

Hoje o CFESS traz novamente este debate, para que assistentes sociais possam compreender que a comunicação é um direito humano. Direito que, no entanto, não alcança toda a diversidade da população. É justamente por isso que algumas realidades se colocam, como: a/o usuária/o que não consegue um benefício ou auxílio das políticas sociais; a/o assistente social que tem dificuldades em garantir que suas atribuições profissionais sejam respeitadas; a própria maneira como a categoria é retratada em novelas e programas de TV.  
 
E sabe por que isso acontece?

Pois muitas pessoas não conseguem ser informadas sobre quais direitos elas têm, ou não conseguem expressar as demandas que possuem, ou ainda pelo fato de a pluralidade de vozes e posições não terem espaço nas políticas públicas, nos meios de comunicação e, às vezes, na própria categoria profissional. 
 

“Justamente nesse sentido que o Conjunto CFESS-CRESS compreende a comunicação como um direito humano de toda a população. E que, por esta razão, quer dialogar com você, assistente social, sobre o assunto, pois ele é estratégico para nossa atuação profissional, principalmente, em relação à nossa dimensão político-pedagógica e para a defesa de nossas bandeiras de luta”, explica a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Emilly Marques. 
 
Política de Comunicação CFESS-CRESS: você conhece? 
 

Não à toa, o Conjunto CFESS-CRESS possui uma Política de Comunicação que, em sua 3ª edição, passa atualmente por um processo de atualização e discussão entre as/os profissionais de comunicação do Conjunto, os Conselhos Regionais, o Conselho Federal e assistentes sociais de todo o Brasil.  

Com esse objetivo, o CFESS, os CRESS e as/os trabalhadoras/es das assessorias de comunicação se reuniram, por meio virtual, no último dia 16, para debater contribuições à atualização do texto, bem como pensar estratégias para fortalecer e ampliar o diálogo entre Conselhos Regionais, Conselho Federal, categoria e sociedade.  

 

Imagem com fundo azul mostra participantes do debate sobre a comunicação, com os rostos de cada pessoa em quadrado, em um print da plataforma de reunião on-line.Reunião entre comissões de comunicação e assessorias de comunicação do Conjunto debateu o tema
 
“A nova edição da política pretende ser um documento técnico, mas também político, orientador das ações de comunicação em nossos conselhos profissionais, além de um instrumento de fortalecimento das lutas do Serviço Social em defesa de direitos e da própria categoria. A comunicação deve ser entendida como um direito de todas/os e para todas/os, e não meramente uma área de formação profissional”, completa o conselheiro do CFESS Agnaldo Knevitz. 
 

Seminário Nacional de Comunicação 

 

Em setembro, antecedendo o 49º Encontro Nacional, que ocorrerá presencialmente pela primeira vez nas gestões atuais do Conjunto CFESS-CRESS, haverá o 6º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto, em Maceió (AL). O evento será voltado a trabalhadoras e trabalhadores da comunicação dos CRESS e do CFESS, conselheiras e conselheiros e assistentes sociais de base indicadas/os pelos Regionais em cada estado, prioritariamente que acompanham as comissões de comunicação dos conselhos. Por isso, não haverá inscrições para o público. 
 

O Conjunto CFESS-CRESS convida você, assistente social, a participar das comissões e dos debates do CRESS seu estado. Procure o Regional mais próximo e se informe!

 
Clique aqui e conheça a atual Política de Comunicação CFESS-CRESS, que terá uma nova edição em setembro

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação

[email protected]