Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 17 de Maio de 2023.

Nova gestão do CFESS toma posse e realiza primeira reunião do Conselho Pleno
Cerimônia em comemoração ao Dia da/o Assistente Social está disponível no YouTube



O Dia da/o Assistente Social 2023 foi celebrado com um momento especial pelo CFESS: a posse da nova gestão da instituição - “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade" - para o triênio 2023-2026. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal do CFESS no YouTube (clique aqui para assistir), ocorreu em Brasília (DF) na noite desta segunda-feira (15/5) e também marcou a posse da nova diretoria do CRESS-DF - gestão “Reconstruir e fortalecer: é tempo de democracia, ação e esperança” (2023-2026). 
 

A cerimônia começou com a exibição de um vídeo especial para o Dia da/o Assistente Social (clique aqui e assista) e a abertura contou com a participação do representante da Enesso, Yuri Willon Cândido; a presidenta da Abepss, Erlenia Sobral; a presidenta do CRESS-DF, Karina Figueiredo; a ex-presidenta do CFESS, Elizabeth Borges, e a recém-empossada presidenta do Conselho Federal, Kelly Melatti.  
 

Em sua fala de despedida, Elizabeth Borges, que presidiu a gestão "Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social", destacou a aliança com as entidades do Serviço Social durante os 3 anos e enfatizou a comemoração também dos 30 anos do Código de Ética da categoria, celebrado em 2023. “Neste ano, o 15 de maio se reveste de algo muito especial, pois também comemoramos os 30 anos do nosso Código de Ética, uma referência importante da nossa formação e do trabalho profissional, com princípios e valores que nos fazem afirmar que o Serviço Social é necessário para o Brasil! Em nenhum momento titubeamos, na certeza de que defendemos também a autonomia do Conselho Federal, com base em princípios democráticos, na luta em defesa dos interesses da profissão e de uma sociedade humanizada. É com esse espírito que desejamos tempos mais promissores à gestão que agora assume essa importante instituição!”, afirmou Borges. 

 

Imagem do fundo do auditório mostra o público de frente para a mesa do evento, com o telão ao fundo exibindo a arte do Dia da Assistente Social 2023.Cerimônia contou com a participação da Abepss, Enesso e de outros conselhos federais e regionais (foto: Juliana Dourado/estagiária sob supervisão)
 
Após a assinatura do termo de posse, a nova presidenta do CFESS, Kelly Melatti, enfatizou que o Dia da/o Assistente Social é pra comemorar, mas também pra lembrar das lutas e desafios que se colocam no futuro. “É nesse chão contraditório que colocamos as nossas vozes para ecoar vida-liberdade. A ciência e a democracia venceram o obscurantismo, mas isso não dissipa a importância das organizações da classe trabalhadora, para tensionar a correlação de forças na defesa da democracia e dos direitos sociais. Seguiremos em luta e resistência contra a precarização da formação e do trabalho profissional”, afirmou Melatti. Em seguida, as/os 18 novas/os conselheiras/os foram empossadas/os e assinaram o livro de posse.

Confira abaixo a composição da nova gestão do CFESS! 

Imagem mostra a nova gestão do CFESS, em pé com um telão ao fundo exibindo a logo do CFESS, durante a cerimônia da posse.Nova gestão tomou posse nesta segunda-feira, Dia da/o Assistente Social (foto: Diogo Adjuto/CFESS)
 
Gestão “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade" (2023-2026) 
 
Presidenta: Kelly Melatti (SP) 
Vice-presidenta: Marciângela Gonçalves (AL) 
1ª Secretária: Emilly Marques (ES) 
2ª Secretária: Alana Rodrigues (TO) 
1º Tesoureiro: Agnaldo Knevitz (RS) 
2ª Tesoureira: Larissa Gentil (MT) 
 
Conselho Fiscal 
Jussara Ferreira (RJ)  
Angelita Rangel (MG)  
Elaine Amazonas (BA)  
 
Suplentes 
Rafaella Câmara (DF)  
Ubiratan Dias (SP)  
Mirla Cisne (RN)  
Karen Albini (PR)  
Sandra Amorim (AC)  
Tales Fornazier (MG)  
Adriana Dutra (RJ)  
Iara de Santana (CE)  
Raquel Alvarenga (PB) 

 

Card com fundo amarelo mostra os rostos da nova gestão do CFESS e o nome da gestão na parte inferior.

 
Primeiro Pleno da nova gestão 
 

Na terça (16/5), a gestão empossada realizou a primeira reunião do Conselho Pleno. As conselheiras e conselheiros fizeram uma análise de conjuntura, que contribuiu para a direção das deliberações tomadas em seguida. A primeira delas foi a definição da composição das comissões temáticas do CFESS. 
 

O Pleno, que contou também com a participação de assessorias e trabalhadoras/es do CFESS, debateu a organização dos seminários nacionais do Conjunto CFESS-CRESS que ocorrem no primeiro ano das gestões, como forma de orientação das novas diretorias, trabalhadores, trabalhadoras e assessorias dos Conselhos Regionais e Federal. Serão realizados, ainda no primeiro semestre, os seminários de Gestão Administrativo-Financeira, de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi) e a reunião das assessorias jurídicas, reunindo todos os CRESS.  

 

Imagem mostra a nova gestão do CFESS e trabalhadores do Conselho reunidos em volta da mesa, durante o primeiro Pleno.Primeiro Pleno ocorreu nesta terça-feira em Brasília. (foto: Rafael Werkema/CFESS)
 

A nova gestão do CFESS definiu também o calendário das reuniões do Conselho Pleno e sua forma de organização, que voltará a ser totalmente presencial, considerando que a modalidade virtual ou híbrida foi utilizada em razão dos critérios sanitários. Assuntos de rotina sobre o funcionamento do Conselho também foram tratados, bem como a deliberação de envio de ofício de boas-vindas às novas gestões dos CRESS e das Seccionais. 
 

O Pleno debateu e deliberou sobre a participação do CFESS nos conselhos de políticas, entre eles o Conselho Nacional de Combate à Discriminação de Pessoas LGBTIQA+, cujos membros (incluindo o CFESS) tomaram posse nesta quarta-feira (17/5), e o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas. 
 
Clique e acesse a pauta completa do primeiro Conselho Pleno da nova gestão do CFESS 
 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Rafael Werkema - JP/MG 11732

[email protected]