É fake news: CFESS alerta para site com falsas vagas de emprego para assistentes sociais
Data de publicação: 8 de julho de 2025
Fotos: Rafael Werkema
Créditos: Larissa Dias/estagiária sob supervisão
O CFESS vem a público alertar assistentes sociais sobre um falso anúncio de vagas para atuação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), veiculado por um site não oficial utilizando a identidade visual do portal do governo federal. O Conselho Federal destaca que se trata de um link fraudulento, utilizando indevidamente o nome da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A falsa oferta de emprego previa a “contratação urgente de 6.342 assistentes sociais”, alegando que, para o preenchimento das vagas, não seria necessária a formação em Serviço Social nem a inscrição no CRESS. O texto, de forma enganosa, ainda afirma que a aprovação se daria por meio de “exames on-line”.
"Diante desta situação, reforçamos as exigências legais para o exercício da profissão de assistente social e chamamos a atenção da categoria, sobre falsas notícias de contratações no serviço público federal por seleção simplificada, que prometam facilidades como dispensar a comprovação de registro profissional no conselho de classe, ou até mesmo, a formação profissional requerida para o cargo. Esse tipo de anúncio é incompatível com as normas do Serviço Social”, ressalta a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional do CFESS, Marciângela Gonçalves.
O CFESS enfatiza que, para atuar como assistente social no CRAS, a formação superior em Serviço Social e o registro profissional ativo no CRESS da respectiva região são requisitos obrigatórios.
Atenção, assistente social!
Não clique em anúncios duvidosos nem os compartilhe. Tampouco forneça dados pessoais ou realize pagamentos indevidos na esperança de garantir uma vaga com facilidades que ferem as normativas profissionais. Entre em contato com o CRESS do seu estado ou com a instituição para verificar a veracidade das vagas.