Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 10 de Maio de 2023.

CFESS lança novas publicações: uma sobre o Serviço Social e as Relações Internacionais, outra sobre Residência em Saúde
Livros estão disponíveis no site, para download

Card com fundo colorido em verde, laranja e vermelho traz a imagem de um tablet e um celular, com as capas dos livros da Residência em Saúde e das Relações Internacionais, junto ao título: novidade!Arte: Rebecca Santos/estagiária sob supervisão

 

O CFESS lança hoje duas novas publicações para a categoria: o livro Serviço Social e as Relações Internacionais e a brochura do 2º Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social. Os dois lançamentos estão disponíveis para download no site do CFESS. O objetivo de oferecer livros e brochuras à categoria é de orientar o exercício profissional de assistentes sociais, bem como contribuir no processo de qualificação.  
 
Clique aqui e acesse o novo livro sobre SS e Relações Internacionais
 

O livro sobre o Serviço Social e as Relações Internacionais diz respeito a um espaço importante da atuação profissional: migrações, pessoas refugiadas, acesso a direitos, relação das entidades de Serviço Social nos países da América Latina e Caribe e de outros continentes, dentre outros aspectos. É o que destaca a gestão do CFESS “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social” na apresentação do documento. “Ao lançar esta brochura, cumprimos o compromisso de divulgar as realizações do CFESS nas relações internacionais, esperando incentivar e inspirar a categoria profissional, seja no campo da formação e do exercício profissional, a fortalecer nossas raízes latino-americanas e caribenhas e formular estratégias para defesa dos direitos humanos”, diz a gestão em trecho do livro.  
 

Além disso, com esta publicação, é possível compreender as contribuições do Serviço Social brasileiro para fazer avançar as articulações latino-americanas e caribenhas e o esforço em criar o espraiamento do projeto ético-político profissional junto a entidades profissionais no mundo. O livro também apresenta as falas de palestrantes do Seminário Latino-Americano e Caribenho com o tema “Serviço Social, Povos Indígenas e Direitos Humanos”, realizado em parceria com a Abepss em 14 e 15 de julho de 2022, na modalidade on-line. 
 

Residência em Saúde 
 
Outro campo de atuação profissional da categoria é a área da saúde. Essa atuação, a partir da formação e residência como espaço de educação permanente, é fundamental para a qualificação de trabalhadores/as para o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, Abepss e CFESS realizaram também o 2º Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social, em junho de 2022.  
 
O evento, agora transformado em publicação de autoria das duas entidades, buscou refletir sobre as implicações que a realidade contemporânea tem produzido sobre a intervenção crítica de assistentes sociais, ancorada no projeto ético-político da profissão. “O seminário tratou dos desafios da formação no SUS, com ênfase nas residências em saúde; os impactos da pandemia nos Programas de Residência; a importância do controle social e da efetivação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e construiu, a partir do debate entre os segmentos que compõem os Programas de Residência, bandeiras de luta e uma agenda de mobilização com a categoria profissional”, conforme ressalta a apresentação do documento. 
 
Também com os textos apresentados por palestrantes no evento, a nova brochura traz mais subsídios para o debate e a defesa da formação e do trabalho profissional com qualidade, na direção de uma política de saúde pública, estatal, universal e gratuita.  
 
Clique aqui para acessar a publicação 
 

Quer ver e baixar outros livros do CFESS? 
 
Você sabia que o CFESS mantém a seção Publicações no site, contando com livros e brochuras que debatem o Serviço Social e sua interlocução com diversas áreas de atuação e temáticas relacionadas à profissão? Clique aqui para acessar!
 

Com a seção, o Conselho Federal tem o objetivo de fornecer subsídios para o exercício profissional de assistentes sociais, bem como fortalecer os debates sobre as temáticas que perpassam o trabalho da categoria. Acesse e conheça outros livros e brochuras do CFESS! 

 

 Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023

Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

Analista/Jornalista

[email protected]