Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 21 de Março de 2023.

Hoje é o Dia Mundial do Serviço Social e tem vídeo especial!
Data instituída pela FITS é celebrada na terceira terça-feira de março

Cartaz elaborado pela FITS traz o rosto de uma pessoa, pintado por cores diversas do arco-íris e o tema do Dia Mundial do Serviço Social 2023.Arte: divulgação/FITS
 

Para 2023, o tema do Dia Mundial do Serviço Social é 'Respeitar a diversidade através da ação social conjunta'. A data foi instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS), da qual o CFESS é integrante. Por isso, hoje o Serviço Social brasileiro celebra a data, convidando assistentes sociais de todo o mundo a dialogar sobre a temática e reafirmando o seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos humanos. 
 

“A data foi instituída pela FITS para marcar a presença da nossa profissão nas intervenções em defesa dos direitos humanos e do trabalho com qualidade. O tema deste ano nos convoca a reafirmar o compromisso ético-político com um mundo diverso e igualitário. O CFESS se integra nessa homenagem e congratula-se com profissionais do Serviço Social em todos os países onde nos tornamos necessários. Que a nossa diversidade traduza nossa unidade no mundo”, exalta a presidenta do CFESS, Elizabeth Borges. 
 

Vídeo especial da FITS 
 
Para quem não sabe, a FITS tem sede na Suíça e engloba organizações profissionais de Serviço Social de 128 países de cinco regiões continentais, com mais de 500.000 assistentes sociais em todas as partes do mundo. Atualmente, o presidente da FITS é o assistente social Joachim Mumba
 

O Serviço Social brasileiro também possui representação na entidade, por meio da assistente social e professora da Unifesp Tânia Diniz, que é vice-presidenta da FITS - Região América Latina e Caribe. Para o Dia Mundial do Serviço Social 2023, a professora, juntamente com a presidenta da Região América Latina e Caribe, Kenia Batista, divulgaram um vídeo especial. “Hoje, enaltecemos o trabalho de assistentes sociais em todo o mundo, nas populações onde atuam, sem deixar ninguém atrás”, homenageia Kenia Batista. 
 
Assista ao vídeo abaixo: 

 
Carta de Cali 

Nos dias 1º e 2 de março, representações do Comitê Latino-Americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (Colacats) e da FITS - Região América Latina e Caribe se reuniram em Cali (Colômbia) no primeiro encontro presencial após a pandemia de Covid-19. Na ocasião, as entidades reafirmaram as deliberações de apoio: à defesa dos direitos sociais, econômicos, culturais, ambientais e políticos; a consolidação da democracia e dos espaços de participação, e a promoção de ações de integração da América Latina e Caribe – clique aqui para ler a carta. 
 

8 de março - dia de luta 
 

Uma das entidades que integra a FITS é o Colégio Profissional de Assistentes Sociais da Costa Rica, que também divulgou um vídeo especial, em celebração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, 8 de março (Clique aqui para assistir).  

Acesse aqui o Código de Ética da/o Assistente Social trilíngue 

Clique para conhecer o site da FITS

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023

Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

Analista/Jornalista

[email protected]