Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sabado, 18 de Março de 2023.

Uma vitória para o processo democrático e construção coletiva da categoria
Confira o relatório do resultado das Eleições CFESS-CRESS

Card bege e verde destaca a árvore e princípios do Código de Ética e o destaque para a construção coletiva da categoria

 

Terminou no dia 16 de março de 2023 o prazo de votação para as Eleições do Conjunto CFESS-CRESS. Democrático, transparente, coletivo e plural, o momento de escolha das gestões para o próximo triênio demonstra fortalecimento da profissão e de suas entidades.

 

Desde a publicação do edital, em novembro de 2022, até o encerramento da votação on-line, o que se viu foi uma significativa mobilização da categoria, que se organizou para compor e votar em chapas com propostas afinadas com a defesa do Serviço Social e das bandeiras de luta da profissão.

 

Foram mais de 50 chapas concorrentes em todos os CRESS e Seccionais, a serem eleitas por meio do voto direto, não obrigatório e exigência de um quórum mínimo de 15% de votantes, reforçando o princípio da democracia do Conjunto CFESS-CRESS. 

 

No total, 126.138 assistentes sociais estavam aptos/as ao voto, ou seja, inscrição regular e adimplentes até o dia 3/3 e dados cadastrais atualizados até 6/3. Desse número, 29.923 profissionais (equivalente a 23,72% de eleitores/as) exerceram seu direito de votar.

 

Confira o relatório do resultado final das eleições, elaborado pela CNE

 

A chapa eleita para o CFESS “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade” obteve expressivos 27.722, do total de 29.923 votos válidos, ultrapassando o quórum mínimo, de acordo com Código Eleitoral.

Segurança, comodidade e agilidade

 

Desde 2020 o Conjunto CFESS-CRESS realiza o processo eleitoral na modalidade on-line, uma demanda da categoria, por permitir participação e facilidade para realizar a votação em território nacional tão amplo e diverso, além de garantir segurança.

 

A experiência vem demonstrando também que os custos da eleição são diminuídos, ao mesmo tempo em que se mantém a qualidade e aperfeiçoamentos tecnológicos, que ampliam o acesso.

 

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE), composta pela conselheira do CFESS Carla Pereira e as assistentes sociais Daniela Neves e Ramona Carlos, destacou o expressivo número de eleitores/as que conseguiram acessar o site de votação para manifestar seu voto.

 

“A tranquilidade em que transcorreu o processo de votação nos três dias para a categoria apta a votar, em que pese as intercorrências no momento inicial da votação em quatro estados (Ceará, Minas Gerais, Paraná e  Rondônia), sendo estas sanadas rapidamente pela empresa responsável pelo sistema de voto on-line e acompanhadas pela empresa de auditoria externa, de forma a garantir a integridade das eleições”, explicou a CNE.

 

Na análise da Comissão Eleitoral, o bom ambiente proporcionou que todos os CRESS, Seccionais e o CFESS tivessem chapas eleitas com obtenção de quórum em todos estados, em um processo democrático coerente com o Projeto ético-político profissional do serviço social

 

Eleições extraordinárias

Importante destacar que haverá convocação para Eleições Extraordinárias nos seguintes locais: CRESS 24ª Região (Amapá) e Seccional Araçatuba (vinculada ao CRESS 9ª Região), pois não houve inscrição de chapas; e Seccional Marabá (vinculada ao CRESS 1ª Região/PA), porque houve empate no resultado da votação.

 

Avaliação positiva e agradecimento à categoria

O relatório do resultado das Eleições foi apresentado pela CNE e aprovado pelo Conselho Pleno do CFESS neste sábado (18/3). De acordo com o calendário eleitoral, está aberto o período para recursos.

 

Para a presidenta do CFESS Elizabeth Borges, o resultado demonstra que o Conjunto CFESS-CRESS respondeu ao compromisso de eleger as direções das suas entidades cujas cartas-programas afirmaram a defesa do projeto ético-político profissional. “Para as gestões que se encerram foi uma expressiva vitória, resultado do trabalho e diálogo intenso com a categoria profissional. Em tempos de pandemia e de enfrentamentos ao projeto ultraconservador, é um alento reconhecer que o Serviço Social no Brasil não se deixa abater pelas adversidades e sabe que o melhor é ir à luta!”, enfatizou Beth.

 

Na avaliação das conselheiras presentes ao Conselho Pleno, a mobilização da categoria para o processo eleitoral pode ser atribuída ao envolvimento de coletivos, assistentes sociais, das campanhas das chapas e do investimento do Conjunto nas estratégias de comunicação. “Foi uma eleição muito tranquila, bem conduzida pelas comissões regionais eleitorais e pela CNE, tendo um quórum muito acima do mínimo. As nossas entidades do Serviço Social saem fortalecidas, com legitimidade, comprometidas com o processo democrático e com as lutas sociais em defesa das liberdades, da justiça social e da defesa dos direitos humanos e das políticas públicas”, completa Beth Borges.

 

Nos três dias de votação, as redes sociais foram pintadas de verde, com fotos com molduras e cards que faziam alusão às Eleições, colorindo e marcando a presença do Serviço Social como uma profissão que se orgulha de suas conquistas.

 

A expectativa é que essa participação se expanda cada vez mais, com a categoria ocupando os espaços de diálogo, como as comissões, reuniões, assembleias, encontros, eventos e tantos outros mecanismos de aproximação às demandas e estratégias coletivas. 

 

Confira o resumo das Eleições CFESS-CRESS na página especial da CNE

 

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP-MG 11732

Assessoria de Comunicação

[email protected]