Eleições CFESS-CRESS: você já sabe como votar?
Data de publicação: 3 de fevereiro de 2026
Fotos: Rafael Werkema
Créditos: Isabel Andrade/estagiária sob supervisão
As eleições do Conjunto CFESS-CRESS ocorrerão pela internet nos dias 17, 18 e 19 de março de 2026 e, neste processo, assistentes sociais poderão escolher as gestões do Conselho Federal de Serviço Social e dos Conselhos Regionais em todos os estados.
Em breve será divulgado o site de votação. Por meio dele, cada assistente social poderá acessar o sistema, criar uma senha e votar pelo celular ou pelo computador.
Mesmo em eleições com voto facultativo, como é o caso do Conjunto CFESS-CRESS, a participação da categoria é fundamental. O voto legitima a escolha de cada profissional pelo coletivo de profissionais que melhor o representa para as gestões do seu Conselho profissional. Tudo isso de forma on-line, democrática e transparente.
Quem pode votar?
Podem votar assistentes sociais com inscrição ativa no CRESS e com a anuidade do ano anterior (2025) e/ou parcelamentos em dia. Mas não se esqueça: para receber a senha de votação, é necessário manter os dados cadastrais atualizados no CRESS, especialmente o e-mail e o número de celular.
Obs.: Assistentes sociais aposentadas(os) com inscrição ativa no CRESS também podem votar, desde que mantenham os dados atualizados junto ao Conselho Regional.
Listagem de pessoas aptas a votar
A presidenta do CFESS, Kelly Melatti, lembra que é importante a categoria procurar os CRESS para verificar a listagem de profissionais aptas(os) a votar nos sites, redes sociais e, em caso de alguma incorreção, acionar imediatamente o Regional para efetuar eventuais correções.
De acordo com o calendário eleitoral, os Regionais publicaram, no dia 16 de janeiro, a primeira listagem contendo número de inscrição de assistentes sociais aptas(os) a votar. Por isso, é fundamental consultar o site do CRESS e, na dúvida, entrar em contato com o Conselho.
“Caso você precise regularizar a situação junto ao CRESS do seu estado, entre em contato com o Regional, pois ainda há prazo para ficar em dia, parcelar débitos, atualizar os dados e garantir o direito ao voto nas eleições do Conjunto”, enfatiza Melatti.
Acesse aqui a seção especial das Eleições CFESS-CRESS 2026-2029