Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
Notícias

CFESS lança primeiro episódio do PodSer, o novo videocast e podcast do Serviço Social


Data de publicação: 10 de dezembro de 2025
Fotos: Lorena Lima / estagiária sob supervisão
Créditos: Isabel Andrade / estagiária sob supervisão

Imagem do WhatsApp de 2025-12-10 à(s) 15.09.54_d3f483cb.jpg
Imagem do WhatsApp de 2025-12-10 à(s) 15.01.08_fb5214e0.jpg

O CFESS estreia, no Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de dezembro – o primeiro episódio do PodSer, o novo videocast e podcast criado para ampliar o diálogo sobre o Serviço Social e suas lutas com a categoria. A estreia contemplará o tema “Serviço Social e o combate à tortura”, em referência à data.  

Com participação da conselheira do CFESS Elaine Amazonas, do assistente social Fábio Simas, que representam o CFESS no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, o primeiro episódio tem a mediação da conselheira do CFESS Emilly Marques. Em debate, o enfrentamento à tortura e outras violações de direitos humanos em diferentes instituições, como presídios, hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas, enfatizando a luta da categoria na defesa da dignidade humana e no enfrentamento de todas as formas de violência institucional. 

Os episódios estarão disponíveis no canal do CFESS no YouTube (cfessvideos) e em breve, no canal do Spotify do CFESS (cfessoficial). 

Para Emilly Marques, o material é mais um instrumento de comunicação e diálogo com a categoria que o CFESS constrói para se aproximar de assistentes sociais com temas que perpassam a atuação profissional. “Pretendemos abordar temas que dialogam com nossas bandeiras de luta e que, diante do avanço do conservadorismo, carecem de maior aprofundamento e fortalecimento para as resistências cotidianas de profissionais que defendem o projeto ético-político profissional, os direitos humanos e a radicalidade democrática”, explica a conselheira. 

 Clique aqui e assista ao Episódio 1

Sobre a data 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, marca a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, pela Assembleia Geral da ONU. 

O Conjunto CFESS-CRESS e a categoria de assistentes sociais atuam, ao longo de sua trajetória, de forma contundente na defesa dos direitos humanos, especialmente em pautas como o combate à tortura, a promoção da justiça social e o enfrentamento das múltiplas opressões.  

A participação do CFESS no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, inclusive, reforça esse compromisso. 

Clique aqui e confira o primeiro episódio do PodSer 

Confira o artigo "
Combate à Tortura e Serviço Social: aproximações ao debate"

Acesse também outros documentos importantes sobre o assunto no menu lateral direito desta página



topo