Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
Notícias

Um legado para a profissão: memória de 50 anos de CBAS está disponível!


Data de publicação: 5 de novembro de 2025
Fotos: Rafael Werkema
Créditos: Rafael Werkema

WhatsApp Image 2025-11-05 at 11.40.44 (3).jpeg
WhatsApp Image 2025-11-05 at 11.40.44 (2).jpeg
WhatsApp Image 2025-11-05 at 11.40.43 (3).jpeg
WhatsApp Image 2025-11-05 at 11.40.43 (2).jpeg
WhatsApp Image 2025-11-05 at 11.40.42.jpeg
WhatsApp Image 2025-11-05 at 11.40.41.jpeg

Falta menos de um mês para o 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, o maior evento do Serviço Social brasileiro!

De 3 a 7 de dezembro de 2025, Salvador receberá mais de quatro mil congressistas – entre assistentes sociais, docentes, profissionais de outras áreas e estudantes de Serviço Social – para uma programação intensa de conferências, apresentação de trabalhos científicos, plenárias simultâneas, rodas de conversa, lançamento de livros, exibição de filmes, feiras de livros e uma surpresa!

Isso mesmo: essa edição do CBAS está vai entrar na história da profissão, pois além de convidar a categoria e a sociedade para “subir a ladeira por liberdade”, vai celebrar os 50 anos de Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais. Com periodicidade trienal, o primeiro CBAS ocorreu em 1974!

Para comemorar este marco histórico para a profissão, está sendo preparada uma exposição dos 50 anos do CBAS, com fotos, textos e documentos das 17 edições de congressos, que contam a trajetória não só do próprio um evento, mas da própria profissão e da categoria.

Das primeiras edições, passando pelo Congresso da Virada – que mudou a perspectiva teórico-crítica da profissão –, até esse 18º CBAS, a exposição pretende registrar o Serviço Social na história e na sociedade, contando um pouco dos caminhos (e também percalços) de construção e consolidação da direção social da profissão. Inscreva-se no CBAS: www.cbas.com.br

Marilda: memória viva e presente para a profissão

Parte da pesquisa para a exposição vem de um “presente” que a professora Marilda Iamamoto ofereceu para as entidades (Conjunto CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO) em 2024, durante o Encontro de Pesquisadoras em Serviço Social (Enpess).

Participante de todas as edições do Congresso, Marilda guardou ao longo dessas cinco décadas um extenso material dos CBAS, como anais, programações, crachás, certificados, jornais. Com toda essa pesquisa organizada, esse material foi digitalizado e agora está disponível para a categoria baixar! São mais de 12 gigabytes de imagens desses documentos, do primeiro ao 17º CBAS. Acesse: https://bit.ly/Memoria50AnosCBAS

Para o próximo ano, a ideia é aprimorar ainda mais esse acesso, elaborando um material em PDF.

“Marilda Iamamoto é uma das maiores referências intelectuais do Serviço Social brasileiro e latino-americano. Seu rigoroso trabalho de pesquisa resultou em um acervo documental de valor inestimável para a história da profissão. Com base nos anais, temos acesso a tendências da produção de conhecimento em diferentes momentos históricos

da profissão e suas diversas conjunturas”, afirmou a presidenta da ABEPSS Joana Valente.

Maria Clara Gonçalves e Luiza Dalmas, estudantes de Serviço Social e representantes da ENESSO, também ressaltaram a importância dessa pesquisa.

“Nas salas de aula, ouvimos nossas professoras fazendo o resgate histórico dos percursos tomados pelas assistentes sociais, conectadas com os desafios de sua época, criando meios de dar conta da realidade social nos espaços ocupacionais. Mas nós, das novas gerações, por vezes nos sentimos distantes de uma história que agora está mais próxima de nós. Ao entrarmos em contato com o material organizado por Marilda, essa distância diminui, devido à viagem no tempo que fazemos quando entramos em contato com esse acervo”.

Para a presidenta do CFESS, Kelly Melatti, “a organização impecável da professora Marilda Iamamoto - que cuidou de cada foto, panfleto, crachá, certificado, textos e análises de todos os CBAS” é um presente para toda a categoria! “Um presente que eiva as entidades do Serviço Social brasileiro de muita honra e responsabilidade. Trata-se de um convite e uma mola propulsora à continuidade do legado de defesa e de construção de um projeto profissional vinculado a um projeto de sociedade que recuse todas as formas de violências impregnadas e enraizadas na formação sócio-histórica do Brasil”.


newspaper
Notícia

Notícia

volume_up
E-SIC

E-SIC

call
Contato

Contato

search
Transparência

Transparência





topo