Segundo episódio do videocast PodSer aborda a luta antimanicomial e a saúde mental
Data de publicação: 19 de dezembro de 2025
Fotos: Lorena Lima / Estagiária sob supervisão
Créditos: Isabel Andrade / Estagiária sob supervisão
O CFESS lança, nesta sexta-feira (19/12), o segundo episódio do PodSer, o videocast criado para ampliar o diálogo com assistentes sociais sobre temas centrais do exercício profissional e das lutas da categoria.
Com mediação da conselheira Alana Rodrigues e participação das assistentes sociais Andreza Almeida e Elaine Vasconcelos, o episódio traz como tema “Serviço Social e a luta antimanicomial”. O debate é fundamental e recorrente na categoria, que busca a consolidação de uma política pública de saúde mental.
Ao longo do episódio, são discutidas questões como o modelo manicomial, que se contrapõe à perspectiva de saúde pública e de cuidado em liberdade defendido pela categoria; a permanência de estruturas manicomiais na sociedade; o Código de Ética do(a) Assistente Social e a importância da Lei nº 10.216/2001, marco da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Para a conselheira Alana Rodrigues, o debate reafirma o posicionamento do CFESS nessa luta. “Falar sobre saúde mental é enfatizar o compromisso histórico da categoria pela liberdade e a dignidade, rompendo com práticas de exclusão e violação de direitos que ainda persistem”, afirma.
O PodSER integra o conjunto de ações da campanha de gestão 2023-2026 ‘Sou Assistente Social, nossas bandeiras pulsam liberdade”.
O episódio já está disponível no canal do CFESS no YouTube (cfessvideos) e, em breve, também poderá ser acessado no Spotify (cfessoficial).
Confira também o 1º episódio do PodSer, sobre o tema “Serviço Social e o combate à tortura”