Assistentes sociais participam da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Data de publicação: 22 de agosto de 2025
Fotos: Fotos: arquivo/CFESS e arte: Lorena Lima/estagiária sob supervisão
Créditos: Isabel Andrade/estagiária sob supervisão
No dia 18 de agosto, o CFESS marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), em Brasília (DF), em defesa da saúde como direito humano e contra a privatização da saúde pública no Brasil.
A participação se deu na atividade autogestionada “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como direito humano: resistência e mobilização popular contra a privatização da saúde”, organizada pela Frente Nacional contra a Privatização da Saúde (FNCPS), movimento do qual o CFESS é integrante.
A atividade teve a participação de 87 pessoas e apresentou, como objetivo principal, a denúncia dos efeitos da precarização do trabalho, das terceirizações e das novas formas de exploração sobre a vida e a saúde da classe trabalhadora, além de fortalecer a mobilização popular em defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) estatal, público, gratuito e de qualidade.
O CFESS esteve representado pela conselheira Alana Rodrigues, pela assessora em Serviço Social Zenite Bogéa e pela assistente social Micheli Burginski (representante na COFIN/CNS), junto com Rafaela Fernandes (ABEPSS) e Maria Inês Bravo (FNCPS).
“Para o CFESS, a presença neste espaço reafirma a histórica posição da categoria contra todas as formas de privatização da saúde e pela defesa da vida digna dos trabalhadores e das trabalhadoras”, ressalta Alana Rodrigues.
Leia também: 1º de Maio: Dia Internacional das Trabalhadoras e Trabalhadores!