Cartaz levado pelo grupo de estudantes mobilizados/as pelo CFESS para a votação do PL (foto: Diogo Adjuto)
Não fosse pela mobilização organizada pelo CFESS, com estudantes e professoras de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), o plenário 10 da Câmara dos Deputados teria ficado vazio nesta manhã do dia 19 de junho, quarta-feira. É que parlamentares da base do governo mais uma vez se articularam para o esvaziamento da sessão da Comissão de Educação, em mais uma clara manobra política para o adiamento da votação do Projeto de Lei n.º 3688/2000 (PL Educação), já que o Governo Federal e o Ministério da Educação se posicionam contra o mérito do PL, alegando que assistentes sociais e psicólogos/as “não são profissionais do ensino”.
Representado pelas conselheiras Sâmya Ramos, Marylucia Mesquita e pelas assessoras especiais Cristina Abreu e Adriane Dias, o CFESS, juntamente com representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e com a relatora do PL na comissão, deputada Keiko Ota (PSB-SP), ainda tentaram mobilizar os/as parlamentares, para atingir o quórum de início da sessão, porém sem sucesso, diante da pressão da base aliada.
Para a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, a estratégia governista demonstra a lógica adotada pelo governo federal em relação à Educação. “Trata-se essa política como uma despesa e não como investimento. Há 13 anos o projeto tramita na Câmara, em meio às manobras de parlamentares da base do governo, que prejudicam não só o PL Educação, como todas as pautas desta comissão”, criticou.
“Chega de enrolação, Serviço Social na Educação”
Foi com essa e mais várias palavras de ordem que os/as cerca de 100 estudantes da UnB levaram os protestos que vêm tomando conta da sociedade brasileira para os corredores da Câmara dos Deputados. Após o cancelamento da sessão, o grupo saiu do plenário, gritando também “Da Copa eu abro mão, eu quero Educação”, “A nossa luta é todo dia, Educação não é mercadoria”, “ô deputado, preste atenção, ano que vem tem eleição” e rumou à entrada do prédio, onde estavam mais 30 estudantes, que foram surpreendentemente barrados/as pela equipe de segurança da Câmara.
Foi a deixa para que a manifestação, que chamou a atenção de quem passava pela Câmara e da imprensa, se instalasse logo na entrada do prédio, em sintonia com o grupo que ficou do lado de fora. Além de exigir a presença dos/as deputados/as na Comissão e a votação do PL Educação, a mobilização se somou ao clamor por direitos humanos, assim como as mobilizações em todo o Brasil.
A estratégia do CFESS agora será a realização de uma reunião na próxima terça-feira (24) com o CFP, com o presidente da comissão, deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), para tentar novamente sensibiliza-los com argumentos concretos e recolocar o PL em votação na sessão que ocorrerá daqui duas semanas. “Continuaremos na crítica à esta lógica que considera a educação uma mercadoria, e seguiremos firmes na defesa da aprovação do PL”, conclamou Sâmya Ramos.
Grupo caminhou pelos corredores até a entrada da Câmara, onde se juntou a estudantes que foram barrados na porta (foto: Diogo Adjuto)
Um segundo grupo de estudantes foi barrado na entrada da Câmara (foto: Diogo Adjuto)
Participe!
A participação da categoria nessa luta é de extrema importância. Continue mobilizado/a, divulgue essa luta e mande e-mails aos/às parlamentares, com a sugestão de mensagem abaixo, para fazer pressão e acelerar a votação do PL.
“SR/A DEPUTADO/A
PELA APROVAÇÃO IMEDIATA DO PL 3688/2000
INCLUSÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS/AS NAS ESCOLAS JÁ!”
Para saber os endereços de e-mail dos/as deputados/as, clique aqui
Veja como foi a audiência pública que debateu o PL Educação
Clique para ler a nota conjunta do CFESS e do CFP
Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]