Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 16 de Outubro de 2024.

Após incidência do CFESS, Correios alteram jornada de trabalho de assistentes sociais para 30h
Retificação de edital do concurso foi publicada nesta terça (15)

imagem com o fundo na cor amarela. No canto inferior esquerdo, ilustração da árvore símbolo da profissão. No lado direito, ilustração de um lápis com o texto: “Informe do CFESS”. Ao centro, texto diz: “Após incidência do CFESS, Correios alteram jornada de trabalho de assistentes sociais para 30h em edital de concurso”. Acima do texto, logo do CFESS.Arte: Karlla Braga/estagiária sob supervisão e Rafael Werkema/CFESS

O CFESS solicitou oficialmente, no dia 10 de outubro, a alteração da jornada de trabalho semanal de assistentes sociais no concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O edital inicial trazia a carga horária de 44h, contrariando a Lei de Regulamentação da Profissão - Lei Federal 88662/93, que estabelece a jornada de 30h semanais. Nesta terça (15), a empresa publicou a retificação, respeitando a carga horária da categoria para o cargo de Analista dos Correios/Especialidade Assistente Social. 
 
É importante ressaltar que a Lei Federal 8.662/93, alterada pela Lei 12.317/2010, dispõe sobre a profissão de assistente social e regulamenta uma jornada especial de 30 horas semanais para a categoria, independentemente de se tratar de empregado(a) público(a) ou servidor(a) estatutário(a), de acordo com o estabelecido no art. 22, inciso XVI, da Constituição Federal de 1988. A luta pela efetiva aplicação dessa jornada para assistentes sociais no serviço público tem sido travada pelo CFESS, juntamente com entidades sindicais e, também, espaços de auto-organização da categoria, como o Coletivo Nacional de Assistentes Sociais do Executivo Federal em Luta pela Jornada de 30h.  
 
Saiba mais aqui

 
STF já decidiu sobre a questão 
 

Outra informação importante é que, para empregos públicos submetidos ao regime celetista, exemplo dos cargos efetivos dos Correios, o Supremo Tribunal Federal (STF) já pacificou entendimento sobre a questão. Em decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4468/DF, o STF reconheceu a constitucionalidade plena da Lei nº 12.317/2010, que estabeleceu a jornada de 30 horas semanais para assistentes sociais. Assim, a referida legislação é aplicável a empregados e empregadas que trabalham sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo inquestionável sua observância por empregadores públicos ou privados.  
 

 A vice-presidente do CFESS e coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi), Marciângela Gonçalves, enfatiza que o Conselho Federal tem acompanhado, ao longo dos anos, a realização de processos seletivos e concursos públicos para assistente social. “Dentre nossas defesas, está a garantia da observância e cumprimento das normas pertinentes à profissão por parte das instituições empregadoras e realizadoras dos certames, assegurando que as condições favoráveis ao exercício profissional sejam respeitadas e estejam em sintonia com as normativas legais e competências previstas na nossa lei de regulamentação”, pontua a conselheira. 
 
Anteriormente, o CFESS também realizou incidência no concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no processo seletivo simplificado do Ministério da Pesca e Aquicultura, em cujas vagas privativas para assistentes sociais estipularam 40h semanais inicialmente, alterando para 30h semanais após ação do Conselho Federal.  

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

[email protected]