Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 17 de Setembro de 2024.

Nova edição do ‘CFESS Manifesta’ celebra os 80 anos do Serviço Social na Previdência
Publicação elaborada por assistentes sociais do INSS aborda histórico e desafios da categoria nessa política

card traz, ao centro, a capa da nova edição do ‘CFESS Manifesta’(80 anos de inserção e luta do Serviço Social na Previdência). Na parte superior, o texto: “Confira a nova publicação”. Nos dois lados do card, árvore que ilustra o Código de Ética da profissão.Card: Karlla Braga/estagiária sob supervisão e Rafael Werkema/CFESS

Em continuidade às comemorações dos 80 anos do Serviço Social na Previdência, o Conselho Federal lança hoje uma edição especial do informativo ‘CFESS Manifesta’. Com o tema “Serviço Social na Previdência Social: direito da classe trabalhadora”, slogan do selo comemorativo criado para a data, o texto do manifesto resgata momentos importantes da trajetória de estabelecimento do Serviço Social, conquistas e lutas da profissão na Previdência Social, além de mostrar os desafios atuais.

 

Clique aqui e acesse a publicação 

 

“As primeiras iniciativas de implantação do Serviço Social na previdência se deram a partir de 1942, no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC) do Rio de Janeiro, à época capital do país, no qual foi criada a Seção de Estudos e Assistência Social (SEAS)”, detalha trecho da publicação, contando sobre o histórico da profissão e as primeiras inserções na previdência. 
 
Outro ponto importante que o texto destaca é o contexto da nova direção do Serviço Social na previdência, expresso pela Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social na Previdência Social, que se deu no período de redemocratização do país, após 21 anos de ditadura civil-militar (1964-1985). “A Matriz continua sendo um marco teórico-político do Serviço Social na previdência, balizador de uma atuação profissional crítica e comprometida com os direitos da classe trabalhadora”, diz trecho do manifesto.

 

De acordo com o documento, as duas últimas décadas, entre conquistas e derrotas para a classe trabalhadora no Brasil, vêm impondo desafios expressivos para a defesa da previdência social pública e do Serviço Social nessa política, com repercussão direta na organização dos processos de trabalho, particularmente dentro do Serviço Social na previdência.

 

Diante disso, o novo ‘CFESS Manifesta’ reafirma a defesa de uma previdência social pública, estatal e de qualidade, e convida a categoria a conhecer a história da profissão nessa política, se somar à essa luta e compartilhar da mensagem de que: Serviço Social na previdência social é direito da classe trabalhadora!

 

Acesse aqui o manifesto

 
Assista ao debate virtual “A plataformização nas políticas sociais: a lógica da produtividade e as implicações éticas, com ênfase na previdência social”

 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Larissa Dias (estagiária sob supervisão) e Diogo Adjuto - JP/DF 7823

[email protected]