Arte: Rafael Werkema/CFESS e fotos: Diogo Adjuto/CFESS
Antes de começar o 51º Encontro Nacional CFESS-CRESS em Belo Horizonte, assistentes sociais se reuniram para a reunião do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, integrado pelo CFESS, CRESS-PR, Abepss e Enesso.
A atividade teve como principais objetivos apresentar a prestação de contas das atividades desenvolvidas na gestão 2022-2024, lançar a mais nova publicação do Fórum, o e-book intitulado “Incidências coletivas para reafirmar a luta”. Também houve o debate sobre as prioridades do movimento para o próximo período e encaminhamentos de indicação da nova coordenação colegiada, que atualmente é do CRESS-PR, com a assistente social Andrea Braga.
Clique para acessar o e-book do Fórum Nacional
Segundo Andrea Braga, a reunião foi fundamental, pois o fórum é espaço de articulação e fortalecimento da luta coletiva por uma formação e pelo trabalho de qualidade. “Temos a direção da garantia dos princípios e normativas profissionais, de ações que vinculem o trabalho e a formação profissional de assistentes sociais, na defesa de uma educação emancipada e materialização do projeto ético-político da nossa profissão”, explicou a assistente social.
Também constou do debate a apresentação da atualização do plano de lutas do Fórum e a importância do debate conjunto sobre o que se identifica como pautas vinculadas ao Fórum e pautas específicas a serem mobilizadas pelas entidades, em diferentes frentes de incidência.
Para Adriana Dutra, conselheira do CFESS integrante do Fórum Nacional, o lançamento da brochura digital constitui um marco, contribuindo para o resgate de uma trajetória de luta em defesa da formação e do trabalho de qualidade em Serviço Social.
“O material reforça a necessidade de mantermos posicionamento firme frente aos desafios postos pela sociedade capitalista, na qual a precarização da formação e do trabalho profissional continuam avançando. Como afirma o prof. Valério Arcary, ‘não é possível lutar contra o capitalismo em voo solo’. A produção coletiva da brochura, assim, expressa essa construção histórica entre as entidades na defesa da direção emancipatória do Serviço Social renovado”, completa Adriana.
O encontro deliberou pela indicação da nova coordenação do Fórum, que será assumida pelo CRESS-AM.
Confira aqui os slides apresentados na reunião, com informações importantes sobre as ações do Fórum
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026
Comunicação/CFESS
Diogo Adjuto - JP/DF 7823