Capas das Agendas nos modelos Convencional e De bolso (Arte: Rafael Werkema)
Em 2016, o Serviço Social completará 80 anos no Brasil. Para celebrar esta marca significativa, o CFESS está preparando diversas atividades e materiais comemorativos à história da profissão no país.
O primeiro deles é a Agenda Assistente Social 2016, que poderá ser adquirida a partir da segunda quinzena de dezembro deste ano nos CRESS e Seccional somente.
Com o tema “80 anos do Serviço Social no Brasil”, a publicação tem o intuito de propiciar uma pequena viagem pelo tempo e revisitar alguns marcos políticos e acadêmicos que fizeram a história do Serviço Social ao longo de sua existência.
As divisórias trazem uma data/período ou fato marcante para a história da profissão (Arte: Rafael Werkema)
Mantendo sua dimensão político-educativa, ultrapassando a função técnica de espaço de organização dos compromissos diários, a Agenda 2016 traz uma rica gama de elementos sociais, políticos, culturais e poéticos que, segundo a própria apresentação da mesma, “reveladores da questão social e do imaginário das classes trabalhadoras - que pontuaram o século 20 e esse começo de século 21, enquanto cenário de fundo do agir profissional e da organização política da categoria”.
A história começa com a fundação da primeira escola de Serviço Social do Brasil (1936), eleita como a data em que surge a profissão de Serviço Social no país, perpassando por momentos históricos como a criação do CFESS, o Congresso da Virada, a elaboração do Código de Ética, a aprovação da Lei das 30 horas, até chegar aos dias atuais, com a mensagem de que a defesa intransigente do valor da liberdade deve continuar sendo o norte dessa profissão combativa e defensora dos direitos da classe trabalhadora.
“Falar dos 80 anos do Serviço Social brasileiro significa destacar momentos e fatos dessa história, sem perder a dimensão processual e contraditória na construção da profissão na sociedade. Uma trajetória marcada por lutas sociais e profissionais enraizadas no solo do desenvolvimento histórico do nosso país”, explica a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Daniela Neves.
Uma agenda de muitas cores, para ilustrar o movimento da história da profissão (Arte: Rafael Werkema)
Cantos e imagem em sintonia
Se os cantos e contos presentes na agenda dão leveza ao conteúdo, as modificações no projeto gráfico deixaram a agenda literalmente mais leve. A capa dura foi substituída por plástico flexível, e as páginas internas passaram a ter somente um tipo de papel, diminuindo o peso da Agenda Assistente Social, que foi produzida em dois modelos: 13x20 cm (Convencional) e 17 x 8 cm (De bolso).
O projeto gráfico traz recortes digitais de imagens antigas mescladas com elementos atuais: construções coloridas para ilustrar o movimento da história da profissão.
Páginas internas mais limpas (Arte: Rafael Werkema)
Selo
Junto com a Agenda, o CFESS está lançando também o selo comemorativo “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil”, que acompanhará as publicações do Conselho Federal ao longo de 2016. É inspirado na obra de Arthur Bispo do Rosário, uma figura lendária que representa, para o Serviço Social, cada usuário e usuária das políticas e serviços sociais. Sua obra está estampada também na capa do Código de Ética Profissional.
Selo comemorativo (arte: Rafael Werkema)
Como adquirir
A Agenda Assistente Social 2016 pode ser adquirida SOMENTE nos CRESS e Seccionais. Quem mora no interior do estado deve também procurar o CRESS ou Seccional, para verificar a possibilidade de envio pelos Correios.
Os valores de repasse à categoria devem ser feitos a preço de custo. Este ano, devido à mudança no projeto gráfico das agendas, os valores foram reduzidos.
Anote:
Agenda convencional – R$ 14,00
(formato 13x20cm, 390 páginas em papel offset, capa flexível, marcador de página e wire-o)
Agenda de bolso – R$ 8,00
(formato 17x8cm, 184 páginas em papel offset, capa flexível, marcador de página e wire-o)
Onde: nos CRESS e Seccionais
Quando: na segunda quinzena de dezembro
A edição é limitada, sendo que estão sendo produzidos 6.200 exemplares do modelo convencional e 2.500 do modelo de bolso.
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada – 2014/2017
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação
[email protected]