Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
Notícias

50 anos do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais: evento começa em Salvador


Data de publicação: 4 de dezembro de 2025
Fotos: Arte: Rafael Werkema e Fotos: Diogo Adjuto
Créditos: Diogo Adjuto

WhatsApp Image 2025-12-04 at 16.06.35.jpeg

A 18ª edição do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) começou em Salvador com a força de um verdadeiro marco histórico. Nesta quarta-feira (3/12), a conferência de abertura reuniu três grandes referências da profissão — Marilda Iamamoto (UERJ), Josiane Soares (UFRN) e Ivanete Boschetti (UFRJ) — em um encontro potente, inspirador e transmitido on-line. A íntegra já está disponível no canal do CFESS no YouTube (cfessvideos).

Clique aqui e assista à conferência de abertura

Realizado pelo CFESS, CRESS-BA, Abepss e Enesso, com apoio da Capes, CNPq, Ministério da Saúde – SUS 35 anos e Governo Federal, o evento reafirma a força coletiva e o compromisso ético-político que movem o Serviço Social no Brasil.

Na abertura do congresso, que reúne mais de 4.000 pessoas na capital baiana, a mesa contou com a estudante Cinthia Oliveira, representando a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso); a professora Joana Valente, presidenta da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss); Joachim Mumba, presidente da Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS); Bruno Santos, conselheiro do CRESS-BA; e Kelly Melatti, presidenta do CFESS.

Kelly destacou a grandiosidade do evento, que tem uma série de atividades, como a exposição de pôsteres de mais de 2000 trabalhos aprovados, bem como o lançamento de 100 livros. A presidenta do CFESS ressaltou a abertura da exposição sobre os 50 anos do CBAS, com o título “Serviço Social na travessia entre sombras e o horizonte coletivo”. “Que a exposição e as mais de 30 atividades desse congresso promovam o encontro de gerações e reforcem o legado da nossa profissão, que tanto nos orgulha. A gente sobe a ladeira por liberdade, para reconhecer o papel do Serviço Social na história!”, celebrou Melatti.

A conferência de abertura trouxe o tema “50 anos do CBAS: histórias de resistência e luta por liberdade”. A professora Marilda Iamamoto, um dos maiores nomes da história do Serviço Social, revisitou os 50 anos do CBAS e mostrou como esse percurso se entrelaça com a trajetória da profissão e da produção de conhecimento no país. Em sua fala, destacou o legado vivo que esse congresso deixa para assistentes sociais hoje — um patrimônio político, teórico e ético que continua inspirando e impulsionando a categoria.

A professora Josiane Soares (UFRN) trouxe uma reflexão potente sobre o legado do Serviço Social brasileiro e suas conexões com os desafios do tempo presente. Em sua fala, destacou como a história da profissão dialoga com as demandas contemporâneas, iluminando tendências, dilemas e caminhos que seguem moldando o futuro do Serviço Social no país.

Já a professora Ivanete Boschetti (UFRJ) se debruçou sobre a análise da conjuntura atual, revelando como esse momento histórico impacta a organização política das entidades da categoria e fortalece a hegemonia do projeto profissional comprometido com uma sociedade baseada na liberdade e na emancipação. Sua reflexão mostrou a potência de um Serviço Social que não recua — que se posiciona, se organiza e luta por um projeto societário verdadeiramente transformador na perspectiva da radicalidade democrática.

Assista à conferência de abertura do 18º CBAS por este link

Álbum de fotos do CBAS

Quer ver fotos das atividades, de participantes, das mesas e palestrantes? Acesse o álbum de fotos oficial do evento e fique por dentro – clique aqui.

O 18º CBAS prossegue até domingo (7/12) com conferências (transmitidas on-line), plenárias simultâneas, rodas de conversa, exibição de filmes e apresentação de trabalhos em formato de pôster.

Acesse o site oficial do evento e saiba mais.


call
Contato

Contato

newspaper
Notícia

Notícia

search
Transparência

Transparência

volume_up
E-SIC

E-SIC





topo